Notícias

A Comissão de Legislação e Justiça reuniu-se na tarde desta segunda, 7, na Câmara. Foram aprovadas 9 matérias, sendo duas do Executivo e o restante Projetos de Lei Ordinária, de autoria de vários parlamentares. Também foram distribuídos 10 projetos entre os membros do grupo.

A atuação do ex-ministro Fernando Bezerra Coelho, à frente do ministério da Integração nacional por dois anos e nove meses, recebeu elogios do vereador Marco Aurélio (Solidariedade), na Câmara do Recife, na tarde desta segunda-feira, 07. O vereador elencou os atos do ex-ministro, que saiu do cargo a pedido do PSB.

O vereador Raul Jungmann (PPS) elogiou o projeto de lei aprovado, na tarde desta segunda-feira, 07, pela Câmara do Recife regulamentando o acesso à informação sem as restrições propostas por outro projeto, do Executivo, que catalogava informações como ultrasecretas, secretas e sigilosas. “A lei aprovada demonstra a transparência dessa Casa legislativa e sua resposta a um projeto que está sendo questionado pelo Supremo Tribunal Federal”. Foi mais além e criticou os números apresentados pela gestão municipal no segundo quadrimestre do ano. Segundo ele, apenas 41% do proposto foi realizado, ou seja, dos R$ 4,1 bilhões ainda faltam executar R$ 2,4 bilhões.

Durante a Reunião Plenária desta segunda,7, a vereadora Michele Collins (PP) parabenizou a realização da sétima edição da Marcha Sim à Vida, organizada pela Arquidiocese de Olinda e Recife, ontem, dia 6, na orla de Boa Viagem. O objetivo da ação foi protestar contra o aborto e reafirmar o direito sagrado e inalienável à vida, desde a concepção até a morte natural.

O vereador Marco Aurélio (SOLIDARIEDADE) repercutiu o acidente que ocorreu com Rodrigo Wanderley Nunes de Souza, 8 anos, eletrocutado após encostar em um poste, na rua Azeredo Coutinho, na Praça da Várzea. O assunto foi abordado na reunião plenária desta segunda-feira, 07. O parlamentar criticou a conduta da Companhia Energética de Pernambuco, Celpe, em relação a esse e outros fatos semelhantes. “Essa empresa faz muito mal aos Recifenses, ela tem que ter respeito e mostrar uma solução para que isso não aconteça mais”.

A Mesa Diretora decretou luto oficial por três dias na Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira, 7, pela morte do ex-vereador e ex-deputado estadual Moacyr André Gomes, pai do presidente da Casa de José Mariano, Vicente André Gomes (PSB). Ele faleceu sexta-feira, aos 88 anos, por complicações cardiorrespiratórias e foi enterrado sábado. Há cerca de um mês estava internado no hospital Albert Sabin, com infecção pulmonar.

Emoção e reverência marcaram o velório do ex-deputado estadual e ex- vereador Moacyr André Gomes, no plenário da Câmara Municipal do Recife, neste sábado, com a presença de familiares, amigos e autoridades. O presidente da Casa, Vicente André Gomes, traduziu o sentimento pela partida do pai.“É um momento de muita dor, mas creio que Deus está com meu pai. Ele construiu muitas coisas boas e teve sempre amor ao próximo, tanto na vida social, como na política. Um exemplo de homem e um esposo incalculável. Uma grande figura humana”, ressalta. O corpo foi sepultado neste sábado, às 16h30, no Cemitério de Santo Amaro.

Um líder, um orientador, uma pessoa conciliadora. Essas eram as principais características que identificavam o médico Moacyr André Gomes, que morreu aos 88 anos, na noite de ontem, sexta-feira, 4 de outubro, e o velório está ocorrendo neste momento no plenário da Câmara Municipal do Recife. Ex-vereador do Recife e ex-deputado estadual, "O Príncipe Negro do Arraial de Casa Amarela”, como era conhecido, faleceu por complicações cardiorrespiratórias cerca de um mês depois de internado no hospital Albert Sabin, com infecção pulmonar. O corpo será sepultado neste sábado às 16h30, no Cemitério de Santo Amaro.

Depois de ter apresentado projeto, que virou lei, incluindo o Dia Municipal do Quadrilheiro Junino em 27 de junho, o vereador Almir Fernando (PCdoB) realizou audiência pública na Câmara Municipal do Recife com o objetivo de aprofundar as discussões sobre um projeto de lei que cria um espaço com nome de “quadrilhódromo”, destinado à realização de festivais e apresentações, além de um requerimento que pede subvenção às quadrilhas matutas. “As pessoas que se dedicam a essa manifestação folclórica, fazem mais do que prestar um serviço cultural. Elas também realizam um trabalho social e educativo nas comunidades e precisam de apoio e reconhecimento”, afirmou o vereador.