Notícias

Depois de ser adotado em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Fortaleza, o Táxi Acessível – um serviço especializado para atender pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida – pode vir a ser oferecidos por empresas recifenses. Através do sistema, os carros são adaptados com rampa ou plataforma elevatória na parte traseira ou lateral, além de receberem outras tecnologias, para circularem com passageiros que tenham dificuldade de locomoção. Essa realidade irá ocorrer, somente, se for aprovado o projeto de lei número 169/2013, de autoria do vereador Aerto Luna (PRP), que está sendo analisado pela Comissão de Legislação e Justiça.

A partir de agora os servidores do Departamento de Vigilância Sanitária da Prefeitura do Recife irão negociar a isonomia da gratificação de função diretamente com os secretários municipais. Isso será possível depois que a Câmara Municipal do Recife, através da Comissão de Finanças e Orçamento, intermediou a abertura das negociações em reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 1º de julho. O primeiro resultado concreto do entendimento já poderá ocorrer ainda na tarde de hoje, quando, às 17h, as diversas categorias que trabalham na fiscalização sanitária dos estabelecimentos do comércio, da indústria e de unidades de saúde (privadas e públicas) voltarão a se encontrar com o secretário de Administração e Gestão de Pessoas, Marconi Muzzio.

A empresa pernambucana Quick, vencedora do Prêmio AppMyCity, pela criação do melhor aplicativo urbano do mundo, o Colab, foi homenageada pelo vereador Aerto Luna (PRP), em reunião solene realizada na manhã desta sexta-feira, 28, na Câmara Municipal do Recife. “Ao meu ver a empresa enxergou este momento que o Brasil está passando e se antecipou no novo jeito de fazer política, quando lançou a rede social Colab, que nada mais é do que a oportunidade de poder fiscalizar, denunciar e opinar sobre os problemas da cidade sem precisar de intermediários”, afirmou o vereador, em discurso.

Para comemorar a passagem dos 50 anos da 2ª Igreja Batista em Brasília Teimosa, o vereador Eduardo Chera (PTN), realizou reunião solene no plenário da Câmara do Recife, na tarde desta quinta-feira 27. A homenagem foi dirigida ao pastor presidente Risomar Bezerra de Lima, que segundo o parlamentar, presta bons e relevantes serviços à sociedade.

O Presidente da Câmara, Vicente André Gomes (PSB), recebeu na tarde desta quinta (27), um grupo de enfermeiros que atuam na rede municipal do Recife. A categoria busca melhores condições de trabalho e reajustes salariais. Ao todo, são 852 enfermeiros em estado de greve há 15 dias. Hoje (27) e amanhã (28), os profissionais decretaram paralisação dos serviços. De acordo com o grupo, uma pauta com 32 reivindicações foi entregue ao Secretário de Saúde, Jailson Correia. “Destas, somente 7 terão impacto financeiro, o restante diz respeito às condições de trabalho. Faltam profissionais, exames, insumos e unidades adequadas.Propomos também a manutenção da isonomia do vencimento dos enfermeiros com os outros profissionais de nível superior com a mesma jornada de trabalho”, disse Wagner Cordeiro, presidente do Sindicato dos Enfermeiros no Estado de Pernambuco (SEEPE).

Ao fazer o balanço das atividades da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara Municipal do Recife neste primeiro semestre de 2013, o presidente vereador André Régis (PSDB) considerou que o grupo legislativo foi bastante produtivo. “Fomos bem sucedidos, pois realizamos diversas reuniões, com participação dos membros. Mantivemos o trabalho em dia e demos visibilidade à atuação dos vereadores”, avaliou, em reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 27. Ele também anunciou que a comissão está aberta para atender à população e que qualquer cidadão que pretenda fazer críticas, sugestões e denúncias na área de educação terá espaço para fazê-lo, bastando para isso, vir pessoalmente à Casa de José Mariano.

O líder do PTB, vereador Antônio Luiz Neto, também falou, durante o Grande Expediente, sobre os protestos da população que vem ocupando as ruas em todo o país. Para ele, os parlamentares estão ouvindo as queixas de todos os segmentos que querem ser atendidos e é preciso se ter a real consciência do que está acontecendo e que a interpretação seja bem feita. “Se temos no estado organizado os três poderes, todos eles são representantes do povo mas o que estamos observando é uma deformação dessa teoria, com muitos poderes ao Executivo, enfraquecendo o Legislativo”.

A partir da manchete dos três jornais recifenses que tratam da derrota da PEC 37, que limitava o poder de investigação do Ministério Público, o vereador Raul Jungmann (PPS) propôs uma reflexão do atual momento político durante reunião plenária desta quarta-feira, 26. “Essas manchetes, além da informação que trazem, o que elas nos dizem?”, provocou o vereador, respondendo em seguida: “Elas nos dizem o quanto a democracia é flexível, receptiva, que tem capacidade de mudar conforme a pressão popular. E isso é motivo de muita alegria. Ao contrário da ditadura, que é impermeável e rígida. Se estivéssemos na ditadura, teríamos mortes, a exemplo do que ocorreu no Egito, na Síria, na Líbia”, observou.

partir da manchete dos três jornais recifenses que tratam da derrota da PEC 37, que limitava o poder de investigação do Ministério Público, o vereador Raul Jungmann (PPS) propôs uma reflexão do atual momento político durante reunião plenária desta quarta-feira, 26. “Essas manchetes, além da informação que trazem, o que elas nos dizem?”, provocou o vereador, respondendo em seguida: “Elas nos dizem o quanto a democracia é flexível, receptiva, que tem capacidade de mudar conforme a pressão popular. E isso é motivo de muita alegria. Ao contrário da ditadura, que é impermeável e rígida. Se estivéssemos na ditadura, teríamos mortes, a exemplo do que ocorreu no Egito, na Síria, na Líbia”, observou.

No data em que se comemora o Dia Internacional da Luta contra o Uso e o Tráfico de Drogas, instituído pela ONU, a Câmara Municipal do Recife, aprovou dois projetos de lei, ambos de autoria da vereadora Michele Collins (PP), que dão visibilidade à necessidade de se combater um dos maiores flagelos da atualidade, que é a dependência química. Em reunião ordinária, realizada na manhã desta quarta-feira, 26, a vereadora fez um discurso em que cobrou objetividade da Prefeitura do Recife no enfrentamento ao problema. “Estou triste porque apresentei um documento ao Poder Executivo, chamado ‘pauta Recife de combate às drogas’ e até hoje não sei sequer se ele foi lido”, lamentou.