Notícias

Na pesquisa realizada pelo vereador Raul Jungmann (PPS), com 1.100 entrevistados usuários dos Postos de Saúde da Família no Recife, 87% são mulheres. Dado que preocupou o parlamentar, pois para ele indica que homens e jovens em geral estão fora do atendimento de saúde. Mais ainda. Para ele ficou patente que no sistema de saúde há desigualdades profundas. “Na mesma rede de saúde é possível marcar especialista e ser atendido em 22 dias e em outros PSF a espera pode passar dos 290 dias”. A pesquisa também revelou que cerca de 3 a 4 usuários da rede de saúde municipal jamais recebeu a visita de um agente de saúde, porta de entrada para o sistema. “Esses dados revelam problemas de gerenciamento e controle por parte da gestão”.

Nove projetos de lei, de autoria do Executivo e de diversos parlamentares foram aprovados, durante a reunião da Comissão de Legislação, realizada hoje, 4. Estiveram presentes na ocasião, os vereadores Raul Jungmann (PPS), Henrique Leite (PT), Felipe Francismar (PSB) e o presidente, Aerto Luna (PRP).

A partir do dia 15 desse mês o Mercado de Afogados vai poder funcionar até às 22 horas. O horário de fechamento havia sido antecipado para 20 horas, mas uma comissão de comerciantes procurou o vereador Estéfano Menudo (PSB), e juntos conseguiram com a Csurb ampliar novamente o horário de atendimento até o final de dezembro, para aproveitar o grande fluxo de consumidores nesta época.

Presidente da Comissão de Educação da Casa, o vereador André Régis (PSDB) lamentou na tarde desta segunda-feira, 04, a falta de investimento da Secretaria de Educação do Recife em material esportivo. Segundo o parlamentar, até o momento foram gastos apenas R$ 600,00 na compra desse item.“Criança é pra gastar energia, correndo, pulando e jogando, mas nossas escolas não têm quadras e nem espaços de circulação. São locais de confinamento. Não há recursos para a atividade de esporte, por isso, quando há olimpíadas, a gente não se dá bem”.

Instituído pela Lei Municipal 17.026/2004, o Dia do Frevo de Bloco é comemorado em 01 de novembro. Para lembrar a data, a vereadora Isabella de Roldão (PDT) subiu à Tribuna na tarde desta segunda (4), e fez questão de destacar o assunto.

A campanha “Novembro Azul”, criada para alertar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, foi o tema destacado pelo vereador Almir Fernando (PCdoB), hoje (4), na Tribuna. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) informam que no ano passado foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença.

A iluminação das praças no período natalino foi tema do discurso em plenária do vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB), na tarde desta segunda-feira, 04. O parlamentar fez um apelo ao Prefeito para que seu foco não seja só nas praças do centro do Recife, mas sim em todas da cidade. “As comunidades estão querendo que seus bairros também sejam iluminados, já que existem lugares tão lindos como o centro”.

Termina nesta quarta-feira, 6, o prazo para recebimento de emendas ao projeto de lei do Executivo número 46/2013, que institui, nas escolas municipais do Recife, o Programa Rede de Aprendizagens. Ele visa desenvolver ações político-pedagógicas em todas as dimensões da Educação, considerando as mídias e tecnologias digitais que possibilitem a construção de novos conhecimentos e da cultura. Através do programa, a Prefeitura do Recife acredita estar contribuindo para a inclusão social e digital, com o fornecimento de tablets aos estudantes na perspectiva da construção de saberes, uma vez que essas tecnologias podem se transformar em instrumentos de apoio ao processo pedagógico, ampliando a motivação e o interesse dos estudantes e seu desenvolvimento humano.

Uma audiência pública que discutirá os projetos de lei que dispõem sobre o Plano Plurianual para o período 2014 – 2017 (o PPA) e o que contém a proposta do Orçamento Anual do Município do Recife para o exercício de 2014 (a LOA) será realizada na próxima terça-feira, 5, às 9h, no plenarinho da Câmara Municipal do Recife. A reunião cumpre o que determina o artigo 44 da lei federal 10.257, de 10 de julho de 2001, que estabalece as diretrizes gerais da política urbana. O artigo prevê a realização de “debates, audiências e consultas públicas sobre as propostas do plano plurianual, da lei de diretrizes orçamentárias e do orçamento anual, como condição obrigatória para sua aprovação pela Câmara Municipal”.

O pastor da Igreja Universal de Deus, Carlos Geraldo Santana, recebeu o Título de Cidadão do Recife, proposto pelo vereador Alfredo Santana (PRB). O pastor, que é também presidente Estadual do PRB, nasceu na cidade de Conde, na Bahia e já residiu em Recife por muitos anos. Segundo o vereador, o homenageado é um grande administrador, para quem não há posições nem diferenças sociais. “Ele sabe ser grande e sabe ser pequeno”.