Na tarde desta terça-feira, 16, o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) falou sobre a audiência realizada entre o secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar, com as lideranças do Ibura, Jordão e URs. Na reunião os moradores tiraram dúvidas sobre a construção do Terminal Integrado de Passageiros Tancredo Neves. O encontro aconteceu ontem, na sede da Casa Civil, no Centro de convenções.
Morador do bairro de Brasília Teimosa, no Pina, o vereador Eduardo Chera (PTN) comemorou o anúncio feito pelo prefeito Gerado Júlio da construção de banheiros públicos no local. O parlamentar, que já havia encaminhado um requerimento ao Executivo com a solicitação, disse na reunião plenária desta terça-feira, 16, que os equipamentos vão valorizar a orla, além de resolver os constantes constrangimentos dos banhistas.
O Dia Mundial da Voz, comemorado nesta terça-feira, 16, foi tema do pronunciamento da vereadora Aimeé Carvalho (PSB). Ela lembrou que a voz é o instrumento de trabalho de 80% da população economicamente ativa e que a data foi criada para conscientizar sobre a importância da voz e dos cuidados que se deve ter para protegê-la.
Para incentivar o perfil do Recife como uma cidade saudável e sustentável, o vereador Osmar Ricardo (PT) está propondo uma medida para estimular o uso de bicicletas através do projeto de lei número 63/2013, que ingressou nesta primeira semana de abril, na Câmara Municipal. A matéria, que vem à pauta no momento em que está se tornando moda pedalar como alternativa de mobilidade, obriga a existência de bicicletário em restaurantes, lanchonetes, bares, shoppings, estações de metrô, parques, órgãos e espaços públicos, hipermercados e congêneres. Ela foi encaminhada à Comissão de Legislação e Justiça.
Movido por requerimentos de colegas que pedem a erradicação de árvores na cidade, o vereador Jurandir Liberal (PT) abriu um debate sobre a questão. Lembrou que já pediu de outras vezes para que o pedido fosse retirado da votação. Ele argumenta que o Recife sofre com a falta de árvores e a retirada delas em função da especulação imobiliária. Citou o casoda avenida Conselheiro Aguiar em Boa Viagem, onde não há mais quase nenhuma árvore.
A reforma política em andamento no Congresso Nacional foi alvo de críticas do vereador Raul Jungmann (PPS). Segundo ele, de forma truculenta o governo federal tentou impedir a fusão de partidos como a do PPS com o PMN, tratada semana passada pelos membros dos dois partidos, antecipando uma discussão que seria em maio, para driblar o governo. “Na quarta-feira passada o governo colocou em votação projeto sobre fusão e criação de novos partidos no qual retira o tempo de TV daqueles que se fundirem ou se agregarem a outras legendas, caso do PPS e PMN, que surgirá com nome novo”.
Instituído por uma lei municipal proposta pela vereadora Priscila Krause (DEM), o Dia do Líder Comunitário foi lembrado hoje na Câmara do Recife. Michele Collins (PP) argumentou que a data, comerorada todo dia 15 de abril, trazia uma reflexão sobre a importância das lideranças comunitárias na luta por melhores condições de vida de comunidades populares e carentes.
Mais uma vez a tribuna da Casa de José Mariano é ocupada por um tema que vem tomando as ruas de várias cidades do país: as drogas. O vereador Luiz Eustáquio repercutiu, nesta segunda-feira, 15, a matéria sobre o tema publicada no Diário de Pernambuco, no último sábado. O parlamentar aproveitou a ocasião para citar os seus três mandatos e os 19 anos dedicados à causa de combate às drogas.
Preocupado com a Orquestra Sinfônica do Recife (OSR) que só realizou um concerto este ano e tem apenas mais um agendado, o vereador André Régis (PSDB) pediu que a Prefeitura preste mais atenção na orquestra. “Trata-se da menor produtividade ou menor quantidade de concertos produzidos ao longo dos anos. A orquestra está parada, ela parada é cara. Estamos pagando os músicos, as despesas com o teatro e a estrutura não está funcionando”.
A vereadora Aimee Carvalho (PSB) alertou a população para a importância da vacinação contra a gripe. A campanha iniciou nesta segunda-feira, 15, em todo o Recife, e segue até o dia 26 de abril. “A vacinação reduz em mais da metade os casos de doenças relacionadas à influenza e diminui em até 45% os índices de hospitalização por pneumonia”, avaliou a vereadora.