A vereadora Priscila Krause (DEM) questionou na tarde desta segunda-feira, 11, no plenário da Câmara do Recife, as exigências colocadas no edital de requalificação do Ginásio de Esportes conhecido como Geraldão. Segundo ela, a obra vem sendo cogitada desde o ano 2000, ainda na gestão do ex-prefeito João Paulo, e a discussão foi retomada na gestão do ex-prefeito João da Costa, no entanto não saiu do papel, embora as licitações tenham sido efetivadas. A vereadora disse que anunciava com satisfação a divulgação do edital de licitação para a requalificação do Geraldão, há 15 dias, mas discordava das exigências técnicas colocadas.
O vereador Jurandir Liberal lembrou, na Tribuna de hoje (11), sobre os 10 anos da criação da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Governo Federal, a SEPPIR, e também lamentou a extinção da Diretoria de Igualdade Racial, no Recife. “Faz dez anos que a SEPPIR protagoniza a luta pela diminuição da desigualdade racial brasileira. Indicadores socioeconômicos de toda ordem, mostram uma melhoria nas condições de vida da população negra, bem como no acesso a serviços e direitos. A criação da Secretaria, a aprovação do Estatuto da Desigualdade Racial e os resultados encorajadores já revelados por algumas ações indicam um rumo positivo nas políticas públicas dos últimos anos”, disse.
Baseada em um estudo sobre brasões de armas ou escudos, a vereadora Michelle Collins vai apresentar um projeto de lei para modificar o brasão do Recife. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira, 11, véspera do aniversário de 476 anos da cidade. O símbolo do Recife é de autoria do escritor Mário Melo e do pintor Baltazar da Câmara e foi adotado em 1931.
O vereador Maguari (PSB) fez um alerta à Prefeitura e URB, no que se refere às obras do canal Guarulhos, localizado no bairro de Jardim São Paulo, durante a Reunião Plenária de hoje (11). “Faço meu alerta aqui nesta Tribuna porque se trata de um investimento altíssimo, na ordem de R$23 milhões, e assinada pelo ex-prefeito João da Costa (PT). Não estamos vendo a extensão do canal Guarulhos. O Presidente da URB, Nilton Mota, e o prefeito Geraldo Júlio precisam acompanhar de perto esta obra.”
No último dia 10 de março, o vereador Eduardo Chera comemorou aniversário e agradeceu as manifestações de carinho recebidas dos recifenses, na Tribuna de hoje (11). “As ruas de Brasília Teimosa e Pina, onde nasci e moro até hoje, mais uma vez foram cenário de gestos fraternos da população pela passagem do meu aniversário. Recebi diversos telefonemas, visitas, mensagens e também inúmeras faixas em diversos pontos de Brasília Teimosa, Pina e em vários bairros do Recife”. Chera se emocionou ao ler na Tribuna a carta que recebeu da filha, Safyra, de 6 anos, e foi aplaudido pelos colegas.
O vereador Luiz Eustáquio (PT) apresentou aos colegas nesta segunda-feira, 11, o projeto de lei número 17/2013, de sua autoria, que trata da internação voluntária, involuntária e compulsória para dependentes químicos de álcool e drogas ilícitas no Recife. Para o vereador, existem casos em que a internação compulsória é a única alternativa de proteger o consumidor da droga, a família e a sociedade.
O vereador Almir Fernando (PCdoB) relatou a visita que realizou ao Posto de Saúde da Família Prof. Alcides D’Àvila Codeceira, no Alto de José Bonifácio, durante Reunião Plenária desta segunda, (11). “No último dia 7, participei da visita ao PSF do Alto José Bonifácio, juntamente com o gerente de Atenção Básica, Arturo Jordan, o gerente geral de Administração e Finanças, Júlio Araújo, da prefeitura do Recife, e a gerente do Distrito, Fátima Silva. O objetivo foi constatar as reais condições em que se encontra a unidade de saúde daquela localidade, tomando como base o relatório entregue por mim e lideranças da comunidade ao Secretário de Saúde, Jailson Correia e ao prefeito Geraldo Júlio (PSB).
Herança da gestão anterior, nove vetos totais e parciais do Poder Executivo a projetos de lei de vereadores serão votados na reunião ordinária da Cãmara Municipal do Recife, marcada para começar às 15h desta segunda-feira, 11. O veto é um ato privativo do prefeito e é usado para interromper o processo legislativo ou modificar alguns artigos do projeto. Quando é total, impede a feitura de uma nova lei. De acordo com o Regimento Interno, os vetos devem ser votados secretamente, em discussão única e por maioria absoluta.
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta sexta-feira, 8 de março, o presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Vicente André Gomes (PSB), entregou rosas vermelhas a todas as funcionárias e visitantes femininas da casa legislativa. Ele iniciou o expediente percorrendo as assessorias técnicas, os gabinetes e os três anexos que compõem a Casa de José Mariano. Fez questão de parabenizar uma por uma e deixar mensagens de respeito e agradecimento a todas .
A necessidade de se realizar um diagnóstico sobre a situação da educação básica, na rede municipal do Recife, levou a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes a realizar reunião na manhã desta quinta-feira, 7, na Câmara Municipal. A conclusão foi lamentada pelos participantes: “A situação é grave. Pelos índices do Ideb, o Recife está parado na qualidade de ensino. O município não cumpre sequer as metas do Ministério da Educação”, denunciou o presidente da comissão, vereador André Régis (PSDB).