Notícias

De acordo com o boletim médico divulgado, na manhã de hoje, 17, pelo Hospital Santa Joana, o presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Vicente André Gomes, apresenta quadro clínico estável. "As lesões foram leves e ele se encontra consciente, orientado, com quadro clínico estável. A tomografia cerebral não mostra alterações".

A vereadora Michele Collins (PP) protocolou pedido de informação à Prefeitura do Recife sobre o andamento de convênio firmado com o governo federal na gestão anterior, onde a cidade foi pioneira na assinatura. Ela quer saber o que foi feito, o que está sendo feito e o que vai ser feito do dinheiro do convênio daqui para frente. “O convênio destinou verbas no valor de R$ 85 milhões e nada foi realizado até agora. Reafirmo a importância de se criar uma secretaria de Combate às Drogas. A PCR tem grupo intersetorial, mas não é suficiente. Enquanto não houver ações nesse sentido, vou falar na tribuna todos os dias se for preciso”.

Citando dados de uma reportagem de capa da Revista Nacional Isto É “O Brasil em guerra contra as mulheres”, a vereadora Isabella de Roldão (PDT) revelou que a média diária de estupros no país subiu para 16 casos, e só em São Paulo são 35 diariamente. Este tipo de crime, segundo ela, agride as mulheres física e emocionalmente e expõe a fragilidade do país na apuração desses casos.

É considerado estável o quadro de saúde do presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Vicente André Gomes (PSB), que foi atropelado por uma moto na tarde desta terça-feira, 16. Ele está internado no Hospital Santa Joana, no bairro das Graças, Recife, onde se submeteu a uma série de exames e deve permanecer em observação nas próximas 24 horas. O primeiro boletim médico oficial será divulgado pelo hospital às 10h da manhâ desta quarta-feira.

Autor do projeto de lei que pune qualquer ato de discriminação contra homossexuais e institui 28 de julho como o Dia da Diversidade Sexual, o vereador Osmar Ricardo (PT) elaborou projeto de resolução para criar a Frente Parlamentar LGBT, que já atuou em outras legislaturas. A proposta dividiu opiniões e suscitou a reação contrária da bancada evangélica. Parte dos vereadores acha que o assunto pode ser debatido no seio da Comissão de Direitos Humanos existente na Câmara dos Vereadores. O parlamentar trouxe dados sobre avanços de outros países e cidades sobre a questão da diversidade sexual e sobre a homofobia, considerada crime no país.

Os parques e praças do Recife deveriam ser utilizados para prática de esportes e lazer, mas muitas pessoas usam esses espaços para consumir drogas e realizar assaltos. Essas atitudes levaram o vereador Almir Fernando (PCdoB) a fazer um apelo na reunião plenária desta terça-feira, 16. “Peço ao secretário de Defesa Social de Pernambuco, Wilson Damázio, e o secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti, para melhorar a segurança desses locais”.

Na tarde desta terça-feira, 16, o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) falou sobre a audiência realizada entre o secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar, com as lideranças do Ibura, Jordão e URs. Na reunião os moradores tiraram dúvidas sobre a construção do Terminal Integrado de Passageiros Tancredo Neves. O encontro aconteceu ontem, na sede da Casa Civil, no Centro de convenções.

Morador do bairro de Brasília Teimosa, no Pina, o vereador Eduardo Chera (PTN) comemorou o anúncio feito pelo prefeito Gerado Júlio da construção de banheiros públicos no local. O parlamentar, que já havia encaminhado um requerimento ao Executivo com a solicitação, disse na reunião plenária desta terça-feira, 16, que os equipamentos vão valorizar a orla, além de resolver os constantes constrangimentos dos banhistas.

O Dia Mundial da Voz, comemorado nesta terça-feira, 16, foi tema do pronunciamento da vereadora Aimeé Carvalho (PSB). Ela lembrou que a voz é o instrumento de trabalho de 80% da população economicamente ativa e que a data foi criada para conscientizar sobre a importância da voz e dos cuidados que se deve ter para protegê-la.

Para incentivar o perfil do Recife como uma cidade saudável e sustentável, o vereador Osmar Ricardo (PT) está propondo uma medida para estimular o uso de bicicletas através do projeto de lei número 63/2013, que ingressou nesta primeira semana de abril, na Câmara Municipal. A matéria, que vem à pauta no momento em que está se tornando moda pedalar como alternativa de mobilidade, obriga a existência de bicicletário em restaurantes, lanchonetes, bares, shoppings, estações de metrô, parques, órgãos e espaços públicos, hipermercados e congêneres. Ela foi encaminhada à Comissão de Legislação e Justiça.