A data de 11 de agosto comemora-se o Dia do Maitre e Garçom e foi lembrada pelo vereador Menudo (PSB), durante a Reunião Plenária desta terça (13). “Venho à tribuna para lembrar e reconhecer o exercício de duas classes profissionais importantes, e que merecem todo o respeito. Falo das comemorações do dia do Maitre e Garçom. A data foi celebrada no último dia 11, nas esferas federal e municipal. E foi instituída através do projeto de lei 48/2011,de minha autoria, que originou a Lei Municipal 17.720/11 e consagrou a data no calendário da cidade do Recife.”,disse.
Os vereadores do Recife acabam de aprovar o requerimento que cria uma Comissão Especial, que será composta por sete membros indicados pelos partidos, com prazo de 180 dias, podendo ser prorrogado, para analisar e opinar sobre o funcionamento do Sistema Tarifário adotado pelo Consórcio de Transportes Metropolitano. A Comissão deverá analisar a composição dos custos e a remuneração dos participantes do Sistema. Os membros da comissão especial ainda não foram indicados.
Já aprovado nas comissões de Educação e Cultura e de Direitos Humanos, o projeto de lei número 91/2013, de autoria do vereador Luiz Eustáquio (PT), que dispõe sobre a inserção de informações impressas sobre os malefícios do consumo do álcool e outras drogas em todos os livros didáticos, distribuídos na rede municipal de ensino, aguarda pareceres das comissões de Segurança Pública e de Saúde, antes de seguir para votação em plenário. As informações, de acordo com a proposta, devem estar em num texto de até 50 linhas, mas terão que ocupar uma página inteira dos livros didáticos a serem impressos com recursos públicos municipais.
O vereador André Régis (PSDB) alertou na reunião desta segunda-feira, 12, que é inconcebível discutir Recife 500 anos quando as ruas da cidade estão cheias de crianças nos sinais pedindo esmolas ou fazendo malabarismo para ganhar um trocado. Para ele, faltam políticas públicas e não adianta existirem tantos órgãos cuidando delas se não há sensibilidade para tratá-las com respeito e dignidade.
O líder do governo na Câmara do Recife, vereador Gilberto Alves (PTN), fez nesta segunda-feira, 12, balanço dos setes meses da gestão do prefeito Geraldo Júlio. Ele disse que o reconhecimento da população, pelo trabalho realizado em cada bairro, se traduziu nos 72,3% de avaliação positiva da atual administração. “A consulta foi realizada pelo Centro Integrado de Pesquisa e Comunicação (CIPEC) e ouviu 1.603 pessoas, em 52 bairros, entre os dias 26 e 30 de julho. Esse número não é fruto do acaso. Desde o primeiro momento, o atual governo deu início a obras e uma série de ações importantes, com o objetivo de cumprir tudo aquilo que foi acordado com os recifenses no Programa de Governo”.
A vereadora Isabella de Roldão (PDT) lembrou a passagem do Dia Internacional da Juventude, instituído pela ONU em 1999. Ela disse que o tema desse ano é a migração de jovens. Segundo ela, dos 200 milhões de migrantes do planeta, pelo menos 10% é de jovens.
A vereadora Aimée Carvalho (PSB) celebrou nesta segunda-feira, 12, na Câmara do Recife a comemoração da Semana Mundial de Aleitamento Materno, comemorada de 1 a 7 de agosto, em mais de 170 países. Ela disse que a intenção, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é melhorar a saúde de crianças menores de cinco anos em todo o mundo.
O vereador Wanderson Florêncio (PSDB), suplente de Aline Mariano (PSDB), em licença maternidade, fez na tarde desta segunda-feira, 12, um balanço dos 55 dias de mandato na Câmara dos Vereadores do Recife. Ele disse que elaborou um projeto de lei para impedir que obras inacabadas sejam inauguradas na cidade.
O encontro em Brasília, semana passada, com o secretário Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas, Vitore Maximiano, foi o tema do discurso da vereadora Michele Collins (PP), no Pequeno Expediente de hoje, (12). Na ocasião, foram assinados convênios com 27 comunidades terapêuticas para tratamento de usuários de drogas dentro do Programa “Crack, é possível vencer”. “Com a iniciativa, foram geradas 645 novas vagas de acolhimento gratuito de usuários e dependentes de drogas, em todo o Brasil. Além disso, também foi lançado no encontro, um edital para o lançamento de mais de 3,5 mil vagas. Tive a oportunidade de conversar com o Secretário sobre o trabalho realizado pelas comunidades terapêuticas junto aos usuários de drogas e a importância em fortalecer e investir no trabalho realizado por essas entidades, na capital pernambucana.”, disse.
No Pequeno Expediente desta segunda (12), o vereador Raul Jungmann (PPS) repercutiu sobre a ocupação da Câmara Municipal do Recife pelos estudantes e manifestantes da Frente de Luta pelo Transporte Público, na última sexta-feira, 9. “Essa ocupação transcorreu sem qualquer violência, o presidente Vicente André Gomes (PSB) negociou democraticamente de forma exaustiva com os integrantes. O passe livre é a possibilidade de contemplar os estudantes pobres e desempregados. E essa pressão a Casa deve receber não como algo contra, mas a favor da população pobre, onde 30% são excluídos do sistema. Por isso, a Câmara deve abraçar o passe livre, junto com a prefeitura e o governo do estado. Vamos buscar também a instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos transportes.”,disse.