O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) subiu à tribuna na tarde desta terça-feira, 5, para questionar a cobrança de uma taxa aos blocos de Carnaval que desfilam nas comunidades. Ele foi procurado por diretores de várias agremiações reclamando da obrigação de pagar a taxa de uso do solo.
Às vésperas do Carnaval, o vereador Marco Aurélio Medeiros
(PTC) deu entrada em projeto de lei, o de número 04/2013, que institui
o Momento do Frevo nos programas das rádios recifenses. A matéria, que tem como objetivo a promoção das culturas recifense e pernambucana, já foi encaminhada às comissões de Legislação e Justiça e de Educação Cultura Turismo e Esportes. “Este projeto de lei tem por objetivo a
promoção da mais autêntica cultura recifense e pernambucana”,
justificou o vereador.
Vereadores ocuparam hoje a tribuna da Câmara do Recife para avaliar desafios que serão impostos a esta nova legislatura. O vereador Estéfano Menudo (PSB) lembrou que trata-se de uma nova gestão municipal que lança desafios importantes à Casa legislativa. “Já nas primeiras reuniões deveremos votar a Lei de Diretrizes orçamentárias, que definirá o primeiro orçamento desta gestão”.
Para antecipar o debate sobre a implementação de um terço de aula-atividade, em sua integralidade nas escolas municipais, o líder do governo, vereador Gilberto Alves (PTN), trouxe hoje para a Câmara do Recife as propostas da Secretaria de Educação do Município. O primeiro passo, segundo ele, é definir estratégias, uma vez que serão necessárias discussões coletivas na rede de ensino. Para implementação de da aula-atividade os espaços físicos deverão ser adequados, revisar a matriz curricular, ampliar quadro de professores, redefinir o fazer pedagógico.
Cerca de oito mil jovens participaram, no último sábado, em Olinda, das Olimpíadas Força Jovem Contra o Crack. O evento promovido pela Igreja Universal foi exaltado pelo vereador Alfredo Santana (PRB), durante a reunião plenária desta segunda-feira, 04. “Somos honrosamente colaboradores deste projeto, que tira das ruas, não só da cidade do Recife, mas de todo o Estado, jovens marginalizados e os integra a projetos que os fazem sonhar novamente com uma vida melhor”.
Uma das mais importantes comissões temáticas da Câmara Municipal do
Recife, a de Finanças e Orçamento, a quem compete dar parecer sobre
todas as matérias de caráter financeiro da Prefeitura do Recife, além
de avaliar os projetos de vereadores, que tenham impacto nas finanças
públicas, realizou reunião de instalação na manhã desta segunda-feira,
4 de fevereiro, na Sala das Comissões. Ela é formada por oito membros,
tendo o vereador Jairo Brito (PT) como presidente e a vereadora
Priscila Krause (DEM), como vice.
Expectativa e otimismo. Foi assim que o vereador Gilberto Alves (PTN) definiu o momento atual do Recife. “A largada para a construção de uma nova cidade já foi dada e cabe a nós, representantes legítimos do povo, a condução desse processo de mudança”. O líder do Governo, durante discurso na Câmara nesta sexta-feira, 01, também destacou o orgulho em representar a conjunto de partidos que formam a base do novo executivo municipal. Disse ainda que o papel dele na Casa é facilitar o diálogo entre os dois poderes, além de intermediar o que é prioridade para o Recife.
Na mensagem lida no plenário da Câmara Municipal do Recife, informando as ações que vem realizando e detalhando os programas que pretende executar ao longo deste ano, o prefeito Geraldo Júlio mostrou que em um mês de gestão já tem atuações em diversas áreas. A mensagem do Executivo Municipal na abertura dos trabalhos legislativos está prevista no artigo 54, inciso VII, da Lei Orgânica do Recife. O prefeito não só expôs a situação do município como também destacou o relacionamento saudável e harmonioso que pretende manter com o poder Legislativo.
Com a presença do prefeito Geraldo Júlio, que leu pessoalmente a mensagem do Poder Executivo, foi instalado o ano legislativo na Câmara Municipal do Recife em reunião solene realizada na manhã desta sexta-feira, 1º de fevereiro. A solenidade, presidida pelo vereador Vicente André Gomes (PSB), também presidente da casa, contou com a presença de secretários municipais e dos vereadores da capital. A cerimônia começou às 9h15 e durou uma hora. A presença do Chefe do Executivo na abertura dos trabalhos legislativos já é uma tradição.
Após a reunião solene de reabertura dos trabalhos na Câmara do Recife, foi realizada a instalação da Comissão de Legislação e Justiça. A eleição que define a composição do grupo ocorreu a partir de um consenso, onde o vereador Aerto Luna (PRP) foi escolhido para ocupar a presidência e Felipe Francismar (PSB) ficará à frente da vice-presidência.