A Vereadora Vera Lopes (PPS) repercutiu, durante o pequeno Expediente, a Audiência Pública realizada no último dia 15, na Câmara, sobre as políticas habitacionais no Recife. O evento foi realizado com a presença do Ministério Público da Habitação e Secretaria de Habitação do Recife . “O que está havendo em nossa cidade, é um déficit habitacional que só vem aumentando. As famílias estão desesperadas, sem ter onde morar. Vimos, recentemente, a comunidade do Viaduto Tancredo neves. A Dircon retirou os moradores sem nenhum planejamento, sem nenhum estudo”, disse.
Os constantes engarrafamentos na BR-101 que corta parte do Recife foram questionados pelo vereador Josenildo Sinésio (PT) no pequeno expediente da Câmara na tarde desta segunda-feira, 18. “Esta Casa vem tratando da questão da mobilidade, porém, a cidade está travada e não anda no horário de pico. O Dnit coloca sinal eletrônico a cada 5 km na rodovia. Acho que o poder legislativo deve tomar uma posição e buscar uma solução para o problema causado pelo órgão na região”, disse em tom de protesto.
O projeto de lei que define as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária de 2013 para a Prefeitura do Recife (PL 05/2012, de autoria do Poder Executivo), será votado em primeira discussão durante reunião ordinária da Câmara Municipal, nesta segunda-feira, 18. A discussão para aprovação da matéria exige a presença de 3/5 dos vereadores em plenário, para que ela venha a ocorrer. Sendo aprovada, voltará para segunda votação na próxima reunião ordinária, antes de seguir para sanção do prefeito João da Costa.
Preocupada com o déficit habitacional e com as desocupações de terrenos invadidos, a vereadora Vera Lopes (PPS) realizou audiência pública na manhã desta sexta-feira, 15, para discutir a Política de Habitação da Cidade do Recife. Na reunião ela apresentou vídeos mostrando as condições das famílias que vivem em palafitas e comunidades carentes como Vila Esperança, Cabocó e Beira Rio. “Fiz um apanhado e descobri que a falta de moradia digna é um problema que está presente em todo o Recife. A habitação adequada, no entanto, é a condição fundamental para se exercer a cidadania”, disse ela, citando a Declaração Universal dos Direitos Humanos e o artigo 23 da Constituição Federal, que preveem o direito à moradia.
A solene para entrega de Título de Cidadã do Recife para a empresária Valdejane Ferreira de Moraes, nascida em Canhotinho, quebrou protocolos e emocionou a quem esteve presente na tarde de hoje, 14, na Câmara do Recife. Um quarteto de cordas embalou a solenidade pontuando com músicas românticas as falas do autor da proposta, vereador Gilvan Cavalcanti (PSD) e da própria homenageada.
A Comissão de Finanças e Orçamento aprovou o projeto de lei do Poder Executivo que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária que regerá as receitas e as despesas do exercício de 2013. Ou seja: são as prioridades do futuro prefeito do Recife. “Findo o prazo regimental, nenhuma emenda foi apresenta. O projeto em análise, do ponto de vista financeiro e orçamentário a que se atém esta comissão, não apresenta nenhum óbice quanto a sua recomendação para que seja objeto de votação em plenário”, disse o relator vereador Carlos Gueiros (PTB).
No início da tarde desta quarta-feira, 13, a Comissão de Saúde da Câmara, presidida pelo vereador Luiz Eustáquio (PT), realizou mais uma reunião na sala das Comissões da Casa. No encontro, foi dado parecer favorável ao projeto da vereadora Vera Lopes (PPS) que defende a criação da licença paternidade no Recife, fixada em trinta dias consecutivos em caso de nascimento de filho ou adoção. “Não basta ser pai, tem que participar. Nós estamos pensando com isso na saúde da família, do bebê e da mãe”, defendeu.
A estrela maior da Renovação Carismática – movimento da Igreja Católica que congrega hoje cerca de 10 milhões de pessoas – padre Marcelo Rossi é o novo cidadão recifense. Ele recebeu o título honorífico na manhã desta quarta-feira, 13, na Câmara Municipal do Recife, numa solenidade que lotou o plenário e as galerias com católicos e grupos de oração. A entrega do título foi uma iniciativa conjunta dos vereadores Sérgio Magalhães (PSD) e Liberato Costa Júnior (PMDB). A solenidade começou às 10h55, cinco minutos depois da chegada do padre à Câmara Municipal do Recife e durou uma hora.
Padre, cantor e ex-professor de educação física. Marcelo Mendonça Rossi, 45 anos, um dos sacerdotes católicos mais conhecidos do Brasil, é o mais novo cidadão do Recife. Ele nasceu em São Paulo no dia 20 de maio de 1967. Filho de Wilma e Antônio Rossi, foi criado no bairro de Santana, Zona Norte da capital. Na juventude, parou de frequentar a igreja, apesar de a família ser muito católica. A perda de um primo muito querido, no entanto, o fez retornar às atividades paroquianas, que findaram por levá-lo ao sacerdócio. Cursou filosofia e teologia, sendo ordenado em 1994.
Exatamente às 10h50 o padre Marcelo Rossi chegou à Câmara Municipal do Recife para receber o título de cidadão do Recife. Ele foi recebido pelo presidente Jurandir Liberal (PT). Apoiado numa bengala, ele concede uma rápida entrevista. “Desde ontem sou recebido com muito carinho por este povo acolhedor do Recife”, disse.