Notícias

Implantar a navegação nos rios Capibaribe e Beberibe como meio de transporte coletivo no Recife foi o tema da audiência pública realizada pela Comissão de Mobilidade e Acessibilidade da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta sexta-feira, 20. A secretária de Articulação Institucional e Captação de Recursos do Governo do Estado, Ana Suassuna, apresentou o Programa de Navegabilidade Rios da Gente, que propõe a interligação de barcos com sistemas modais que incluem metrô, ônibus, bicicleta e está planejado para transportar inicialmente até 13.500 passageiros por dia.

O médico oncologista Rubens Barros Costa recebe na tarde desta quinta-feira 19, o Título de Cidadão do Recife, concedido por proposta do vereador Aerto Luna (PRP). Ele já é cidadão pernambucano, mas faltava tornar-se cidadão recifense.

Na tarde desta quinta-feira, 19, o Parlamento Jovem do Recife se reuniu mais uma vez no plenainho da Câmara. No encontro, eles definiram que irão enviar um ofício a Comissão de Políticas Públicas da Juventude da Casa, com o objetivo de traçar uma pauta junto aos vereadores para realizar uma audiência pública com grupos jovens do Recife.

Para discutir a situação dos moradores das comunidades que foram atingidas pela construção da Via Mangue, na Zona Sul, a Câmara Municipal do Recife realizou audiência pública na manhã desta quinta-feira, 19, por iniciativa da vereadora Doutora Vera Lopes (PPS). “Os moradores me procuraram e eu resolvi fazer essa audiência, com o objetivo de acordar com as instituições uma solução”, afirmou. Em 2007, a Empresa de Urbanização (URB) fez um primeiro cadastramento nas cinco comunidades de baixa renda que existiam ao longo do Pina e Boa Viagem, e que foram impactadas pela via. Havia 936 famílias, no primeiro cadastramento, mas agora há cerca de 1.300.

Com cartazes e bandeiras, na tarde desta quarta-feira, 18, funcionários da Empresa Transval, que presta serviços à Prefeitura do Recife, lotaram o plenário da Câmara Municipal do Recife. Eles reclamam do atraso no recebimento do vale refeição e de que, com o fim do contrato, possam perder seus empregos. A vereadora Aline Mariano (PSDB), disse que a Transval havia solicitado em audiências passadas que a Prefeitura realizasse levantamento do tempo devido aos trabalhadores, incluindo os reajustes desde 2007. Solicitou também que a PCR pagasse os valores com os reajustes, e que as rescisões dos contratos sejam feitas pela Prefeitura.

Após a reunião plenária desta quarta-feira, 18, os vereadores receberam representantes dos funcionários da Empresa Transval, na sala das Comissões da Câmara Municipal do Recife. O encontro durou mais de uma hora e ficou acertado que será formada uma comissão suprapartidária na Casa que se reunirá com trabalhadores, prefeitura e empresa na busca de soluções. O presidente, Jurandir Liberal (PT), destacou a importância de que, já na próxima semana, ocorra este encontro.

Oito projetos de lei que estavam em apreciação pelos membros da Comissão de Saúde da Câmara, receberam parecer pela aprovação na reunião da tarde desta quarta-feira, 18. O de número 185/2011, de autoria do Vereador Maré Malta (PSD), defende a obrigatoriedade de exame de audiometria e oftalmologia para os alunos da rede pública de ensino do Recife.

O vereador Sérgio Magalhães (PSD) usou a tribuna da Câmara na tarde desta quarta-feira, 18, para falar novamente sobre a questão das prévias do Partido dos Trabalhadores (PT). “Ontem vim para fazer alguns esclarecimentos com relação a um possível uso da máquina. Coincidentemente tinha dito que esperava a separação do prefeito no tocante ao que era dinheiro do município e do PT”, enfatizou.

Após muita espera e expectativa quanto a assinatura do porte de arma da Guarda Municipal do Recife (GMR), o vereador Maré Malta (PSD) ocupou a tribuna da Câmara, na tarde desta quarta-feira, 18, para comemorar o anúncio de que a Prefeitura do Recife irá assinar a proposição amanhã na sede da Guarda.

Com parecer favorável da Comissão de Redação, o projeto de lei número 120/2011, de autoria do vereador Sérgio Magalhães (PSD), chega hoje ao plenário da Câmara Municipal do Recife para votação em discussão única. Ele propõe que todas as escolas do Recife, que contemplem os ensinos infantil e o fundamental, tenham catraca eletrônica na entrada, com o objetivo de controlar o acesso dos estabelecimentos, com segurança e agilidade no fluxo de alunos.