Dois projetos de lei com objetivos que, juntos, contribuem para agilizar o atendimento médico dos pacientes e evitar medidas terapêuticas e exames desnecessários estão tramitando na Câmara Municipal do Recife. Ambos são de autoria do vereador Estéfano Menudo (PSB) e serão distribuídos às comissões temáticas. Um deles, o de número 111/2012, recomenda a afixação de grupo sanguíneo e fator RH em capacetes de usuários de motocicleta residentes no Recife. O seguinte, número 112/2012, torna obrigatória a inscrição do grupo sanguíneo e do fator RH nas fichas escolares dos alunos da rede pública e particular de ensino.
O vereador Maguari (PSB) repercutiu hoje, 31, sobre o recebimento de documento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em resposta ao pronunciamento do parlamentar sobre as vias danificadas entre os bairros UR1, Barro, Jardim São Paulo, Engenho do Meio, Detran e Guabiraba. “Após o pronunciamento realizado há alguns dias atrás, recebi a comunicação do DNIT informando que em breve seria iniciada a recuperação da BR101. Só que os trabalhos começaram de forma irregular, com material de baixa qualidade. Alguns trechos estão sendo recuperados e quero dizer que vamos acompanhar todo o trajeto porque são muitos acidentes por conta da falta de responsabilidade de recuperar a via”, disse.
O apelo do vereador Estéfano Menudo (PSB) realizado ontem, 30, para que a Companhia Estadual de Habitação (Cehab) e a Empresa de Urbanização do Recife (URB) verificassem o problema do saneamento e calçamento da Rua Pio Muniz de Farias, e suas transversais, no bairro da Mustardinha, surtiu efeito. Na Reunião de Plenária de hoje (31), o vereador comemorou a realização dos serviços no local. “Nosso pronunciamento na tarde de ontem (30) foi muito importante. Estive com o Presidente da Cehab, que nos convidou para ir ao local e explicar os serviços que serão realizados. Todos os moradores ficarão felizes agora. Nossa luta não foi em vão. Tudo o que nós pleiteávamos foi alcançado e, agora sim, vamos fazer definitivamente o saneamento e a pavimentação da Rua Pio Muniz de Farias onde serão resolvidos todos os problemas das transversais”, disse.
A Câmara Municipal Recife realiza reunião ordinária nesta quarta-feira, 31, a partir das 15h, para votar nove requerimentos que propõem obras do Executivo em comunidades da periferia. O vereador Almir Fernando (PCdoB) solicita à presidência da Companhia de Transportes Urbanos (CTTU) a pintura de faixas de pedestres no bairro de Água Fria, sendo uma na Rua do Machado e outra próximo ao mercado popular do bairro. Ele também pede à Empresa de Limpeza Urbana (Emlurb) a podação de árvore na Rua Xavier Brito, em Água Fria; e à Secretaria de Defesa Social, ronda policial no Arruda.
O vereador Almir Fernando (PCdoB) subiu à tribuna nesta terça-feira, 30, para apoiar a solicitação de Estéfano Menudo (PSB) quanto aos problemas enfrentados pelos moradores da Rua Pio Muniz de Farias na Mustardinha, ele disse que também já recebeu reivindicação semelhante da comunidade, acrescentando que tem conhecimento de que algumas pessoas chegam a alugar bombas para retirar a água da rua. “A gente vai se engajar nessa sua luta, Menudo, para que possamos juntos resolver essa questão”, frisou.
O vereador Estéfano Menudo (PSB) fez um apelo na tarde desta terça-feira, 30, para que a Companhia Estadual de Habitação (Cehab) e a Empresa de Urbanização do Recife (URB) verifiquem o problema do saneamento e calçamento da Rua Pio Muniz de Farias, e suas transversais, no bairro da Mustardinha. O parlamentar afirmou que a comunidade está sofrendo devido a um erro no projeto de engenharia, e que devido isso a água das ruas não tem para onde escoar. “A situação é muito difícil para os moradores, que não aguentam mais o que está acontecendo”.
O vereador Carlos Gueiros (PTB), emprestou na tarde desta terça-feira 30, na Câmara do Recife, à vereadora Marília Arraes (PSB), solidariedade em função de comentários veiculados na imprensa local dando conta de que “ela não teria condições de ser de presidir a Câmara por falta de experiência legislativa”. Segundo o vereador, este é um assunto interno da Casa e deve ser resolvido no âmbito interno pelos pares. Foi além, afirmando que a vereadora está no segundo mandato, foi eleita pelo voto popular, e ocupou a presidência de uma das mais importantes comissões, a de Legislação e Justiça.
O vereador Estéfano Menudo (PSB) fez apelo para que a entidade sem fins lucrativos, GURI, que atende crianças especiais no bairro de Afogados, não deixe de receber verba destinada pela Prefeitura do Recife. Ele pediu, na tarde desta segunda-feira 29 na Câmara do Recife, ao Executivo que reavalie o corte e mantenha a destinação po0r se tratar de um grupo de universitários que trabalham com a reabilitação infantil. “O Bairro de Afogados é carente e este grupo, de utilidade pública nas três esferas de governo, desenvolve trabalho invejável no atendimento de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, pedagogia, serviço social, acompanhamento neurológico infantil e médico clínico. O grupo trabalha na inserção e reinserção social à vida comunitária de pessoas deficientes”.
A vereadora Priscila Krause (DEM) deu entrada a um pedido de informação à Prefeitura do Recife sobre os recursos do fundo previdenciário Reciprev aplicados no banco Cruzeiro do Sul. Segundo a vereadora, o banco já havia sofrido intervenção e agora teve sua falência decretada pelo Banco Central. “Há informações de que cerca de R$ 17 milhões do Reciprev estariam investidos no Cruzeiro do Sul. Por isso vou entrar com pedido de informação para saber se os servidores serão prejudicados. Há dúvidas que não foram esclarecidas”.
A desafetação da área que integra o logradouro público entre as ruas Gil Rodrigues dos Santos e Parente Viana, no bairro de Areias, foi aprovada na tarde desta segunda-feira, na Câmara do Recife, com 25 votos do plenário. A área, onde se encontra Capela de Santo Antonio, é remanescente do projeto de urbanização de um conjunto residencial pela Cooperativa Habitacional Operária do Recife, e será destinada à edificação da sede da Associação Comunitária da Vila Tamandaré.