Notícias

Na tarde desta terça-feira, 06, o governador Eduardo Campos concedeu a Medalha da Ordem do Mérito dos Guararapes ao decano da Câmara Municipal do Recife, vereador Liberato Costa Júnior (PMDB). A cerimônia aconteceu nos jardins do Palácio do Campos das Princesas, sede do governo de Pernambuco. Ao todo foram agraciadas quatro instituições e 14 personalidades que trabalharam significativamente para o crescimento do Estado, contribuíram para a justiça social e enalteceram a cultura.

O trabalho da Comissão de Mobilidade e Acessibilidade da Câmara Municipal do Recife será supervisionado por um consultor técnico com conhecimento nas áreas de trânsito, transporte e estrutura de mobilidade e que possa garantir a confecção de um plano duradouro e eficiente. A decisão foi tomada em reunião ocorrida na manhã desta quarta-feira, 7, quando a comissão chegou à conclusão de que será necessário esse acompanhamento de uma pessoa especializada porque o plano a ser elaborado mexerá com toda a estrutura das vias, estacionamento e funcionamento da cidade.

De acordo com relatório divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado, a Prefeitura do Recife de 2004 a 2010 investiu menos que os 25% determinados pelo governo federal em Educação. O vereador André Ferreira (PMDB) afirmou na tarde desta terça-feira 6, na Câmara do Recife, que o voto do relator do TCE, Carlos Porto, atesta que a falta de investimento no percentual mínimo exigido pela Constitutição é recorrente e grave na Prefeitura do Recife.

O vereador Josenildo Sinésio (PT) registrou mais uma vez na tribuna da Câmara, a situação dos assaltos a bancos no Recife e na Região Metropolitana. Na tarde desta terça-feira, 6, ele lembrou do acontecido de ontem, no bairro de Peixinhos, Olinda, onde um cliente que iria realizar um depósito foi mais uma vítima e acabou baleado. “Nosso trabalho aqui sempre será o de denunciar essa situação para chamar atenção dos poderes públicos no cumprimento de seus deveres”, defendeu.

Uma matéria publicada em um jornal local retratando onde e como o câncer ataca as mulheres, foi o assunto da fala do vereador Rogério de Lucca (PSL) na tarde desta terça-feira, 6, na Câmara. “Olhem a importância disso que está sendo notícia em nossa cidade”.

Em seu discurso no pequeno expediente da tarde desta terça-feira, 6, o vereador Erivaldo da Silva (PTC), fez menção ao Dia Internacional da Mulher a ser comemorado no próximo 8 de março. O parlamentar prestou homenagem às vereadoras Aline Mariano (PSDB), Marília Arraes (PSB), Priscila Krause (DEM) e Vera Lopes (PPS), únicas representantes das mulheres na Casa de José Mariano. “Elas muito engrandecem os trabalhos legislativos e o crescimento do Recife”, disse.

Na tarde desta terça-feira, 6, o vereador Maré Malta (PSD) repercutiu no pequeno expediente da Câmara, a criação na cidade de São Paulo, de um pelotão de frente para as motos esperarem adiante dos carros nos sinais. “Essa ideia da área reservada para moto, é exatamente a que estou defendendo em um projeto a qual dei entrada no ano passado”, disse.

Outro projeto de lei de Rogério de Lucca (PSL), criando o Plano de Cargos Carreiras e Salários da Orquestra Sinfônica do Recife, foi aprovado na tarde desta segunda-feira 5, no plenário da Câmara do Recife. O projeto não recebeu pareceres das Comissões de Legislação e Justiça e Finanças e Orçamento, mas veio ao plenário para ser votado. E foi aprovado em primeira discussão. Deverá ser votado novamente e se for aprovado, seguirá para sanção ou veto do Executivo. No caso de veto, o projeto volta à Câmara do Recife para ser votado mais uma vez pelos parlamentares, desta vez aprovando o veto ou rejeitando.

Dos 17 projetos de lei analisados na tarde desta segunda-feira 5, dois foram alvo de intensas discussões no plenário da Câmara do Recife. Ambos de autoria do vereador Rogério de Lucca (PSL), um trata da obrigatoriedade da vacinação gratuita contra o vírus HPV na rede municipal para mulheres entre 9 e 29 anos, e o segundo trata da criação do Plano de Cargos Carreiras e Salários dos servidores da orquestra Sinfônica do Recife. Os dois, embora inconstitucionais porque geram despesas para o município e o Legislativo não pode criar gastos, foram aprovados em primeira discussão pela maioria dos vereadores presentes à reunião. Os projetos serão ainda votados em segunda discussão e se aprovados novamente seguem para sanção ou veto do Executivo. Os vetos deverão ainda ser votados na Casa e se forem derrubados em plenário se transformam em lei, do contrário deixam de existir.

Pareceres de 17 projetos de lei serão votados na reunião ordinária desta segunda-feira, 5, na Câmara Municipal do Recife. Entre eles, destacam-se matérias importantes como a distribuição de leite em pó nas escolas públicas, a definição de uma política municipal de assistência aos portadores de epilepsia, aplicação gratuita de vacina contra HPV e instituição de Plano de Cargos e Carreiras para os Músicos. A reunião está marcada para começar às 15h.