Notícias

A vereadora Aline Mariano (PSDB) presidiu, nesta quinta-feira, 22, a última reunião ordinária da Comissão de Direitos Humanos em 2011. A parlamentar, o vice-presidente da comissão, Jadeval de Lima (PTN) e o membro efetivo Marcos di Bria (PT do B), analisaram pareceres a 30 novos projetos de lei e fizeram uma avaliação dos trabalhos da comissão este ano, quando foram emitidos 70 pareceres, 65 pela aprovação e apenas cinco pela rejeição. “A Comissão de Direitos Humanos é muito ampla e recebe uma grande quantidade de projetos para análise, por isso o nosso trabalho é intenso e exibe bastante dedicação”, afirmou a presidente da comissão.

O presidente da Câmara, Jurandir Liberal (PT), fez um balanço dos trabalhos legislativos em 2011 durante a reunião solene de encerramento da 15ª legislatura da 6ª Sessão Legislativa. Este ano, foram aprovados na casa 103 projetos de lei do Legislativo, 35 projetos enviados pelo Executivo, 50 projetos de Decreto Legislativo, 16 projetos de Resolução e 4.468 requerimentos. Liberal aproveitou a solenidade para lembrar que 2012, ano eleitoral e que marca o centenário da morte do patrono da Câmara, José Mariano, será de muito trabalho. “Vamos estabelecer compromissos e priorizar as reuniões ordinárias para garantir, mesmo com a eleição, a continuidade desse trabalho permanente em defesa da câmara e dos nossos projetos. Faremos também várias homenagens para marcar o centenário da morte do nosso patrono José Mariano. Ao destacar a figura do grande abolicionista, destacamos este parlamento”, frisou o presidente.

Vestidos com os tradicionais uniformes brancos, militares e alunos da Marinha lotaram o plenário e galerias da Câmara Municipal do Recife na manhã desta quinta-feira (22) para assistir a solenidade em homenagem aos 154 anos da Escola de Aprendizes Marinheiros de Pernambuco. A iniciativa foi do vereador Romildo Gomes (PSD). A comemoração também teve a presença de militares do Exército, autoridades civis e vários parlamentares da Casa, como o vereador Gilvan Cavalcanti (PSD), que presidiu a sessão.

Na tarde desta quarta-feira, 21, aconteceu na Câmara Municipal do Recife, a segunda reunião após a posse dos 37 vereadores que compõem o Parlamento Jovem. Nas atribuições do dia foram discutidas as questões do trato de convivência, a postura parlamentar e o cronograma para 2012. “Se não há participação, não há exercício do mandato”, enfatizou a primeira mulher presidente, Priscila Prestes.

No início da noite de hoje, 20, a Casa de José Mariano recebeu um colorido diferente. O presidente da Câmara, vereador Jurandir Liberal (PT), inaugurou a iluminação de Natal da fachada. “A cidade do Recife é uma das mais belas do país. É importante cada prédio público ter sua parcela para deixar a capital cada vez mais iluminada”, ressaltou Jurandir, que ainda desejou Feliz Natal a toda população recifense.

A Câmara do Recife aprovou na tarde desta terça-feira 20, após mais de três horas de discussão, o projeto do executivo de número 16 que transfere a regulamentação do transporte público e complementar do município para um Conselho composto por 28 integrantes, sendo apenas um representante da Casa. O vereador Carlos Gueiros (PTB) havia apresentado um substitutivo, englobando todas as emendas, impedindo que a transferência da regulamentação ficasse a cargo deste novo Conselho.

A inauguração do Banco de Multitecidos para transplantes e enxertos do Norte/Nordeste foi um dos assuntos abordado na tarde desta terça-feira, 20, pelo vereador Almir Fernando (PCdoB). “O espaço aberto no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) é o primeiro filantrópico do país a receber o novo estímulo do Ministério da Saúde”, destacou.

Na tarde desta terça-feira, 20, o vereador Estéfano Menudo (PSB) subiu a tribuna para fazer menção a um trabalho que segundo ele, está ganhando destaque quanto ao aspecto fiscalizador de responsabilidade do poder público. “A prefeitura vem realizando um trabalho de entrega do selo “Meu Posto é Legal”, atestando a conformidade ambiental de postos de combustíveis vistoriados e aprovados pela Secretaria de Meio Ambiente”, enfatizou.

A vereadora Priscila Krause (DEM) trouxe a tona mais uma vez a questão da mobilidade urbana na tarde desta terça-feira, 20, na Câmara. A parlamentar retratou que a Assembleia Legislativa de Pernambuco, através da Comissão de Mobilidade Urbana, tem visitado ex-prefeitos para falar sobre esse assunto e receber sugestões para a melhoria do trânsito do Recife.

O presidente da comissão, Carlos Gueiros (PTB), e os vereadores Luiz Eustáquio (PT) e Marcos di Bria (PT do B) analisaram pareceres a onze projetos de lei, nove deles de autoria do chefe do Poder Executivo. Todas as matérias foram aprovadas na comissão, entre elas a que institui o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimento dos servidores da saúde. Já o projeto de lei do vereador Aerto Luna (PRP) altera a lei que fixa normas para a exploração do Sistema Municipal de Taxi no Recife. A proposta amplia as multas para taxistas de outros municípios que trabalham irregularmente na capital.