Notícias

O vereador Osmar Ricardo (PT) reclamou na reunião plenária desta terça-feira, 17, do que ele qualificou como falta de transparência da Prefeitura da Cidade no encaminhamento das negociações sobre reajuste dos servidores municipais. “Caso não obtenha as respostas necessárias e a reabertura das negociações pela mesa composta por servidores e poder executivo, irei eu mesmo propor à categoria que faça greve”.

Uma matéria publicada no Diario de Pernambuco desta terça-feira, 17, motivou o pronunciamento do vereador Maré Malta (PPS). De acordo com a reportagem, o Centro Social Urbano (CSU) Afrânio Godoy, instalado no mesmo terreno da Escola Municipal Alto Santa Terezinha, na Zona Norte da cidade, virou mais um espaço para uso dos traficantes da área. Os estudantes, muitos deles com idades entre 4 e 10 anos, sofrem com a falta de estrutura do local e convivem de perto com as drogas.

Entraram em pauta na reunião ordinária desta terça-feira, 17, dois requerimentos de autoria da vereadora Aline Mariano (PSDB). Ela solicitava a realização de uma audiência pública e uma apresentação durante o grande expediente de uma reunião plenária. Os dois encontros pretendiam debater as ações previstas pela Prefeitura do Recife na Operação Inverno 2011. O líder governista, Josenildo Sinesio (PT) posicionou-se contra os pedidos, alegando que o assunto já estaria esgotado na Casa.

A Doutora Vera Lopes (PPS) discutiu na tribuna um projeto de lei de sua autoria que entrou na pauta desta terça-feira, 17. A proposta quer substituir o leite oferecido às crianças de zero a um ano freqüentadoras das creches municipais. Ela recebeu o parecer de aprovação da Comissão de Finanças e Orçamento, mas foi rejeitada pela Comissão de Legislação e Justiça.

No próximo dia 20, a partir da 9h, no auditório G2 da Universidade Católica de Pernambuco será lançado o Comitê pelo Desarmamento em Pernambuco. O comunicado foi feito em plenário, na tarde desta terça-feira, 17, pelo vereador Josenildo Sinesio (PT). “Estes comitês estão sendo instalados em todos os estados com o objetivo de desarmar a população. Entendo que as armas só devem ser utilizadas por aqueles que têm competência”.

A Comissão de Direitos Humanos, do Contribuinte e do Adolescente, Apoio Comunitário e da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal do Recife aprovou 19 projetos de lei durante reunião realizada na manhã desta terça-feira, 17. “Quando damos um parecer, fazemos observância quanto ao mérito do projeto. As outras c omissões temáticas, por onde as proposições terão que passar, precisam pesquisar legislações em vigor em outros municípios do porte do Recife e em outros Estados, para fortalecer o material que temos na Casa José Mariano. Quem vai ganhar com isso é a população recifense”, afirmou a presidente da comissão, vereador Aline Mariano (PSDB).

Na reunião plenária desta segunda-feira, 16, o vereador Múcio Magalhães (PT) repercutiu documento entregue a ele, na semana passada, pelo Sindicato dos Professores do Recife (Sinpere) sobre a situação precária em dezenas de escolas da rede pública municipal. Segundo o parlamentar, o relatório aponta que pelo menos 70 unidades escolares encontram-se total ou parcialmente interditadas, por problemas na rede elétrica, alagamentos e infiltrações, ventilação e iluminação insuficientes nas salas de aula, vazamentos constantes e fornecimento irregular de água, entre outros.

Na tarde desta segunda-feira, 16, os parlamentares parabenizaram o Santa Cruz pela vitória no Campeonato Pernambucano de 2011. O time, presidido pelo vereador Antônio Luiz Neto (PTB) recebeu o voto de aplausos do plenário, numa iniciativa do vereador Almir Fernando (PCdoB). Da tribuna, o vereador Estefano Menudo (PHS) também comentou o assunto, destacando em números, o que considera um campeonato de sucesso.

O vereador Luiz Eustáquio (PT) repercutiu o resultado da audiência pública realizada na Câmara, semana passada, que discutiu a Politica Municipal de Combate ao Alcool e Outras Drogas. Uma das questões abordadas durante o encontro foi o enfrentamento ao crack. “O que me alegrou é que a Secretaria (de Saúde) apresentou pela primeira vez uma ação conjunta envolvendo varias secretarias, e demonstrou que temos uma rede funcionando com unidades como o Caps para auxiliar na recuperação destas pessoas”.

Durante a tarde desta segunda-feira, 16, o vereador Osmar Ricardo (PT) trouxe ao plenário questões discutidas por servidores municipais da Prefeitura do Recife durante as negociações salariais. Ele contou que o Fórum dos Servidores encaminhou ao Executivo vários pedidos de informação sobre a situação financeira da administração municipal, no entanto, o resultado apresentado gerou dúvidas na categoria. “A Prefeitura diz que a despesa geral com o pagamento de funcionários é de 46.32%. Este percentual sempre esteve na casa dos 42% e, pelo que se sabe, em 2010 não houve fato relevante para esta subida”.