Notícias

Um dia após a denúncia do vereador Carlos Gueiros (PTB), que teve o acesso negado durante visita a uma policlínica municipal, integrantes da Comissão de Saúde da Casa foram ao mesmo local, a Policlínica Professor Arnaldo Marques, no Ibura. À tarde, durante a reunião plenária, eles comentaram o resultado da visita. A vice-presidente do grupo, Doutora Vera Lopes (PPS) ficou impressionada porque, diferente do tratamento oferecido ao vereador Carlos Gueiros, a Comissão foi recebida por representantes não só da unidade, mas do Distrito Sanitário 6, onde ela está localizada. “Estavam todos reunidos para nos receber. Mas o que vimos foi uma unidade entregue a baratas e ratos”.

Será analisado em primeira votação, na sessão de hoje, o projeto de lei do vereador Maré Malta (PPS) que tem o objetivo de diminuir os casos de arrombamento e explosões dos caixas eletrônicos espalhados no Recife. O projeto obriga os bancos a instalarem equipamentos eletrônicos de segurança nos seus caixas eletrônicos para inutilizar as cédulas de moeda corrente depositadas no seu interior, nos casos de arrombamento; movimento brusco, choque e pressão nas paredes do caixa eletrônico; aumento da temperatura da estrutura do caixa eletrônico; e qualquer outro meio de abertura do caixa eletrônico não autorizado.

O que deveria ter sido uma visita de inspeção de rotina a uma unidade municipal de atendimento ao público acabou se tornando uma representação por abuso de poder ao prefeito João da Costa. O pedido foi solicitado pelo vereador Carlos Gueiros (PTB) na reunião plenária desta segunda-feira, 23, onde relatou ter sido impedido de entrar na Policlínica Arnaldo Marques no bairro do Ibura, na última sexta-feira. “Peço as providências que este caso requer baseado na Lei Orgânica do Recife e no Regimento Interno da Casa”.

O vereador Sérgio Magalhães (PSD) lamentou a forma como a Frente Popular está sendo tratada. Segundo ele, essa frente deveria ser forte porque é integrada por diversos partidos que apoiaram o PT nas eleições, levando João da Costa à Prefeitura da Cidade. “Ela foi abafada por conta de tantas notícias ruins sobre a cidade. Pior ainda. Vimos na imprensa informações de pessoas ligadas à Frente afirmando que para ganhar ou para perder o candidato é João da Costa”.

O vereador Romildo Gomes (DEM), disse na tarde dessa segunda-feira, 22, no plenário da Câmara do Recife, que é solidário ao pronunciamento feito semana passada pelo colega Osmar Ricardo (PT), quando este denunciou a falta de negociação entre Prefeitura e servidores municipais. “Até agora a PCR não reabriu a mesa de negociação, penalizando os trabalhadores”.

A realização da 3ª Marcha da Maconha do Recife, no último domingo, recebeu críticas de parlamentares durante a reunião plenária desta segunda-feira, 23. O primeiro a falar sobre o assunto foi o presidente da Comissão de Saúde da Casa, Luiz Eustáquio (PT), que considera a maconha tão perigosa quanto o crack e o recém chegado ao mercado brasileiro, o oxi. “Mais uma vez foi uma vergonha para os recifenses e para este Poder autorizar a apologia ao uso de drogas no Recife”.

O presidente da Câmara Municipal do Recife, Jurandir Liberal (PT), recebeu na manhã desta segunda-feira, 23, na sala das comissões, integrantes do movimento LGBT. A reunião foi marcada para discutir os avanços do movimento e lembrar o Dia Nacional de Combate à Homofobia comemorado em 17 de maio. Eles solicitaram a reativação da Frente Parlamentar pela Cidadania LGBT criada em 2009. “A gente vai consultar os colegas parlamentares e marcar um debate. Essa temática é importante e ganha força, uma vez que o próprio Supremo já reconheceu a união estável homoafetiva. Houve muitos avanços nos últimos oito anos”, afirmou Jurandir Liberal.

Aprovado em primeira e segunda votações, o projeto de lei que institui abril como o mês do handebol no calendário de eventos comemorativos da Cidade do Recife, de autoria do vereador Inácio Neto (PT), seguirá para sanção do prefeito João da Costa. “O handebol é um ótimo esporte, pois, assim como o futebol ajuda no desenvolvimento da coordenação motora. Por ser dinâmico exige o raciocínio rápido, valoriza o trabalho em equipe, além dos inegáveis benefícios à saúde. E é por isso que o handebol está, atualmente, entre os esportes mais populares do mundo”, disse o vereador na justificativa do projeto.

O presidente da Comissão de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito, vereador Romildo Gomes (DEM), preocupado com os congestionamentos nas ruas e principais corredores do Recife, promoveu na manhã desta quinta-feira, 19, uma audiência pública que reuniu especialistas e vereadores no plenarinho da Casa de José Mariano. “É uma questão urgente, ainda mais com a proximidade da Copa do Mundo. Vamos discutir hoje soluções para a imobilidade urbana no Recife”, explicou o parlamentar.

As condições de funcionamento dos Postos de Saúde da Família (PSFs) e policlínicas do Recife foram tema de debate na reunião desta quinta-feira, 19, da Comissão de Saúde. “Estão faltando médicos, medicamentos e a estrutura física é precária. Nesse período de chuva, as paredes estão úmidas e o teto de alguns prédios ameaça cair”, denunciou a vice-presidente da comissão vereadora Doutora Vera Lopes (PPS). Para confirmar as informações, o presidente vereador Luiz Eustáquio (PT) afirmou que vai programar, nos próximos dias, uma visita dos componentes da comissão a alguns PSFs.