Notícias

A atividade dos guardadores de carros, também conhecidos como flanelinhas, foi o tema da audiência pública realizada na manhã desta terça-feira, 10, no Plenarinho da Câmara, por iniciativa do vereador Gilvan Cavalcanti (PMN). Representantes das Polícias Civil e Militar, Prefeitura do Recife e sociedade civil defenderam o cadastramento destes trabalhadores. “Nosso objetivo aqui é colher subsídios de toda a sociedade para elaborarmos um Projeto de Lei que regulamente a atividade”, disse o parlamentar, acrescentando que saber quantos são os flanelinhas do Recife deve ser o primeiro passo.

Os coordenadores dos oito conselhos tutelares do Recife reuniram-se com o vereador Osmar Ricardo (PT), na Câmara Municipal do Recife, para buscar apoio no sentido de solucionar o impasse da categoria que está em “greve branca”. A reunião foi no final da manhã desta terça-feira, na Sala das Comissões. Na condição de representante da Mesa Permanente de Negociação, que reúne vereadores para intermediar conflitos salariais e melhores condições de trabalho dos servidores junto à Prefeitura do Recife, Osmar Ricardo garantiu que vai procurar os secretários municipais com o objetivo de encaminhar as propostas da categoria.

Depois de tramitar nas comissões, chegar à reunião plenária e, em vez de ser votado, receber pedidos de vistas dos vereadores, o projeto de lei do Executivo que promove uma minirreforma administrativa retorna ao plenário para votação na sessão de hoje à tarde, 10 de maio, que começa às 15h. Em reunião realizada na manhã desta terça-feira, a presidente da Comissão de Legislação e Justiça, vereadora Marília Arraes (PSB), apresentou parecer favorável ao aditamento concordando com o substitutivo da Comissão de Finanças e Orçamento e concluindo pela aprovação do projeto de lei. Ele altera a estrutura organizacional das administrações direta e indireta, com novas secretarias, cria e extingue cargos públicos.

Depois de tramitar nas comissões, chegar à reunião plenária e, em vez de ser votado, receber pedidos de vistas dos vereadores, o projeto de lei do Executivo que promove uma minirreforma administrativa retorna ao plenário para votação. Em reunião realizada na manhã desta terça-feira, a presidente da Comissão de Legislação e Justiça, vereadora Marília Arraes (PSB), apresentou parecer favorável ao aditamento concordando com o substitutivo da Comissão de Finanças e Orçamento e concluindo pela aprovação do projeto de lei. Ele altera a estrutura organizacional das administrações direta e indireta, com novas secretarias, cria e extingue cargos públicos.

Durante a reunião plenária desta segunda-feira, 09, o vereador Almir Fernando (PC do B) falou sobre a situação encontrada na gestão municipal pelo ex-prefeito João Paulo e pelo então secretário João da Costa, em 2001, quando o PT assumiu o comando da capital pernambucana. Segundo o parlamentar, havia 351 famílias em 19 abrigos públicos, as pessoas viviam sem nenhuma condição imposta pela prefeitura e 656 famílias estavam nas casas de parentes.

Balanço do 1º trimestre

16/11/2020
08h00

Discurso do presidente da Câmara Municipal do Recife, Jurandir Liberal (PT), sobre o balanço detalhado das atividades realizadas pelos vereadores e vereadoras da Casa, entre os meses de fevereiro e abril deste ano. O discurso foi proferido na reunião plenária desta segunda-feira, 09 de maio.

Após ler em plenário a prestação de contas das atividades da Casa de José Mariano até o mês de abril, o presidente da Câmara, Jurandir Liberal (PT) recebeu o apoio de vários colegas. Os vereadores destacaram a importância de divulgar o trabalho feito pelo Legislativo Municipal, que vai além dos debates políticos realizados durante as reuniões ordinárias.

Na reunião plenária desta segunda-feira, 09, o vereador Maré Malta (PPS) usou a tribuna para defender a importância do trabalho feito pela bancada de Oposição na Câmara, que tem denunciado irregularidades e cobrado soluções da gestão municipal soluções para os problemas da cidade.

A líder da oposição na Casa, Priscila Krause (DEM), repercutiu na reunião plenária desta segunda-feira, 09, as respostas da prefeitura ao pedido de informação feito pela vereadora sobre a realização do Baile Municipal 2011. No documento, ela questionava o custo total do evento, cópias das notas de empenho, valor pago por apresentação e destinação da arrecadação. Priscila disse que o Executivo cometeu uma infração político-administrativa, prevista no artigo 3º da Lei Orgânica do município.

Depois dos pedidos de vista dos vereadores, o projeto do executivo sobre a reforma administrativa voltou para à Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife para nova análise, uma vez que recebeu substitutivo da Comissão de Finanças. O projeto cria novas secretarias e cargos comissionados.