Notícias

Desde o último dia 27, os conselhos tutelares do Recife estão funcionando em regime centralizado, no plantão central localizado na Gervásio Pires (RPA1). A greve dos profissionais preocupa a vereadora Aline Mariano (PSDB), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal. A parlamentar disse na tarde desta terça-feira (31) que vai realizar, o mais rápido possível, uma audiência pública na Casa com as secretarias de Educação, Saúde e Assistência e com os conselheiros para discutir a situação da categoria. “Eles vêm tentando negociar com o prefeito João da Costa há pelo menos um ano, mas até o momento não houve avanço nas conversas e não foram atendidos em nenhum ponto da pauta de reivindicações. A situação é caótica”.

O projeto de lei 37/2010, que está na pauta de votação da Câmara Municipal do Recife na tarde de hoje, institui o sistema de penalidade alternativa no Recife. A proposta do vereador Carlos Gueiros (PTB) acaba com a obrigatoriedade do pagamento em dinheiro das multas administrativas aplicadas às pessoas físicas no município. Permite que o cidadão infrator honre o débito com a prestação de serviços comunitários nos órgãos oficiais da municipalidade.

Os 50 trabalhadores das cantinas que atuam no prédio da Prefeitura do Recife terão que deixar o espaço. A notícia foi trazida ao plenário da Câmara na tarde desta segunda-feira (30) pela vereadora Aline Mariano (PSDB) que se mostrou indignada com a falta de diálogo e sensibilidade social por parte do Executivo. Segundo a parlamentar, os cantineiros foram informados do despejo pela Secretaria de Administração que alegou a necessidade de requalificação do edifício-sede, através de obras e modernização da infra-estrutura. “Não sou contra a reorganização, mas essa não é a forma que deve se conduzir o prefeito sem dar opção aos que estão ali. Isso tem sido uma constante em nossa cidade. Vou convocar uma audiência pública para discutir o planejamento do Recife que só me envergonha”.

O vereador Amaro Cipriano Maguary (PDT) voltou a cobrar da Secretaria de Serviços Públicos melhorias na manutenção da cidade. Ele tem recebido reclamações dos moradores e afirmou que os pedidos feitos à Prefeitura não vêm sendo atendidos. “São muitas reclamações, problemas e constrangimentos referentes à falta de atenção aos pedidos do povo. A Emlurb é responsável pela manutenção dos serviços, a CTTU, pelo trânsito, e ambos declaram não ter recursos suficientes para fazer o que é necessário. Os vereadores assumem um compromisso mas não podem cumpri-lo, porque o Executivo não está dando condições”.

Na sessão solene em comemoração ao Dia Nacional do Corretor de Imóveis, realizada na manhã desta sexta-feira (27) no Salão Nobre da Câmara Municipal do Recife, o presidente do CRECI-PE, Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Pernambuco, João Borba Netto, destacou a necessidade de combater os falsos corretores. A homenagem foi uma iniciativa do vereador Romildo Gomes (DEM), que presidiu a solenidade e declarou apoio ao trabalho do conselho. “Essa nova gestão adotou uma série de medidas para fortalecer o instrumento da fiscalização, com o objetivo de garantir o mercado de trabalho para os verdadeiros corretores”, afirmou o vereador.

Um projeto de grande alcance social, que permite trocar a dívida de uma multa administrativa pela prestação de serviços comunitários, está tramitando na Câmara Municipal do Recife. Ele é de autoria do vereador Carlos Gueiros (PTB) e vai beneficiar milhares de pessoas que estão com pendências junto à municipalidade, mas que desconhecem os débitos que rolam ao longo dos anos.

Uma semana para Burle Marx

16/11/2020
08h00

Um passeio pelas praças e jardins do Recife projetados por um dos mais importantes arquitetos paisagistas do século 20. A atividade que será realizada neste sábado, 28, faz parte da Semana Burle Marx, comemorada todo mês de agosto. A lei de autoria do vereador Luciano Siqueira (PC do B) tem como objetivo valorizar de forma permanente o patrimônio do paisagista que deixou como legado vários espaços verdes na cidade a exemplo da Praça da República e da Praça de Casa Forte.

Um Projeto de Lei, de autoria do vereador Edmar de Oliveira (PHS), vetando a presença de torcidas visitantes nos estádios de futebol do Recife, está sendo analisado por cinco comissões da Câmara Municipal. De acordo com o parlamentar, os episódios de violência nos campos exigem medidas urgentes porque, a cada final de semana, a imprensa noticia a ocorrência de fatos relacionados a danos ao patrimônio público, à propriedade privada e confrontos entre torcedores. “O jogo, que seria motivo de festa, transforma-se em tristeza causada por maus torcedores, afastando as famílias dos estádios”, alertou ele.

Preocupado com o projeto de requalificação urbanística da comunidade do Pilar, no Recife Antigo, que não contempla a construção de templos evangélicos, o vereador Luiz Eustáquio (PT) realizou audiência pública, na manhã desta terça-feira, 24, no plenarinho da Câmara Municipal do Recife. “Este é um projeto muito bom, audacioso, na área de preservação e de valorização da comunidade. Quando concluído, o Pilar ficará muito bonito, mas o que me preocupa é a falta de previsão para a construção das igrejas”, afirmou o vereador.

Em menos de 20 anos, a frota de veículos no Recife aumentou 419%. São 500 mil carros e 80 mil motos registrados no município e 900 mil veículos na Região Metropolitana. Os números foram trazidos ao plenário da Câmara na tarde desta segunda-feira (23) pelo vereador Romildo Gomes (DEM) que se mostrou preocupado com a possibilidade de um “apagão do trânsito”. O parlamentar cobrou uma definição do Poder Público, especialmente da Prefeitura do Recife e dos órgãos que cuidam no planejamento metropolitano. “Tenho verificado a ausência de providências e de obras que possam garantir condições adequadas de mobilidade urbana, tirando milhares de pernambucanos do sofrimento”.