Notícias

Os vereadores aprovaram por unanimidade nesta quarta-feira (9) o projeto de lei que isenta do pagamento do estacionamento o usuário responsável, cônjuge ou dependente de paciente internado em hospitais localizados no Recife, que ofereçam o serviço obrigatório. A proposta de Estefano Menudo (PHS) segue agora para análise do Executivo.

No momento em que a sociedade tem cobrado dos poderes públicos o desenvolvimento de obras e serviços que garantam a acessibilidade, a vereadora Aline Mariano (PSDB), presidente da Comissão de Direitos Humanos, trouxe o debate para a Câmara Municipal do Recife, ao realizar audiência pública sobre o tema “acessibilidade no município”. O Salão Nobre ficou lotado, na manhã desta quarta-feira (09), por pessoas com deficiências e agentes públicos que trabalham com as políticas para este segmento da população. “Precisamos de uma agenda de trabalho que contemple pontualmente as questões da acessibilidade. O poder público e o município em especial têm imensa responsabilidade no provimento de acessibilidade nos mais diversos aspectos”, afirmou a vereadora.

A recente inauguração do Complexo Policial de Paulista, localizado na Praça Frederico João Lundgren, centro da cidade, foi tema de discurso do vereador Estefano Menudo na tarde desta terça-feira (8). O parlamentar exaltou os investimentos em segurança pública feitos pelo Governo de Pernambuco no combate aos crimes organizados e na redução de homicídios e de outras modalidades de delitos no Estado.

Vários enfermeiros lotaram o salão nobre da Câmara Municipal durante a sessão plenária desta terça-feira (8) para pedir apoio aos parlamentares na luta pela isonomia salarial da categoria e a equiparação com os odontólogos na gratificação por produtividade. A vereadora Vera Lopes (PPS) cobrou do secretário de Saúde do Recife o cumprimento do acordo feito com os profissionais em 2009 para incluir as gratificações aos salários. Segundo a parlamentar, até agora os profissionais estão sem reajuste. “Eles fizeram cursos de profissionalização, tiveram a mesma carga horária e ganham menos que os odontólogos. Muitos desses profissionais estão substituindo os médicos nos Programas de Saúde da Família. Eles vacinam, fazem pré-natal das gestantes, visitam as casas dos pacientes, fazem exames, dando inclusive apoio psicológico para as famílias, tratam doenças contagiosas e se expõem. Eles merecem respeito e salário digno”.

O projeto de lei do vereador Gilberto Alves (PTN) que autoriza o Executivo a desapropriar o terreno onde funciona o Hospital Ulysses Pernambucano, mas conhecido como Hospital da Tamarineira foi aprovado por unanimidade na tarde desta terça-feira (8). A matéria ainda será votada em segunda discussão e depois encaminhada à análise do prefeito.

A primeira escuta para elaboração do Plano Municipal de Enfrentamento das Mudanças Climáticas foi realizada em sessão pública da Câmara Municipal do Recife na manhã desta terça-feira (08), a partir de uma iniciativa conjunta das comissões de Desenvolvimento Econômico e de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito. Já existente em níveis nacional e estadual, ele também é uma exigência do Plano Diretor para balizar o planejamento urbano. “A Prefeitura do Recife tem manifestado a intenção de formular este plano em diálogo intenso com técnicos ambientalistas e o público em geral interessado em debater o assunto”, afirmou o vereador Luciano Siqueira (PCdoB), que coordenou a reunião.

Por 19 votos a 3, os parlamentares derrubaram na tarde desta segunda-feira (7) o parecer de rejeição da Comissão de Legislação e Justiça da Casa ao projeto do vereador Gilberto Alves (PTN)que autoriza a desapropriação do terreno onde funciona o Hospital Ulysses Pernambucano, mais conhecido como Hospital da Tamarineira. Mas para ser encaminhada à análise do Executivo, a proposta precisa ainda ser aprovada em duas votações. A primeira delas acontece na sessão plenária desta terça-feira (8).

Em seu primeiro dia de volta da licença maternidade, a líder da oposição na Casa, vereadora Priscila Krause (DEM), fez um pronunciamento nesta segunda-feira (7) sobre a Semana do Meio Ambiente e criticou a postura da atual gestão que, segundo ela, “desprezou o componente ambiental” na execução de projetos como o Parque Dona Lindu, a Via Mangue e o Projeto Orla (aprovados sem um relatório de impacto ambiental) e o já rejeitado projeto da Usina Multicultural no Sítio Trindade. “Sem falar na redução silenciosa das Zepas”, completou. “Aconteceu diferente com a Tamarineira por causa da pressão popular. Melhor para o Recife, melhor para nosso futuro”.

O arquiteto, paisagista e artista plástico Roberto Burle Marx morreu em 4 de junho de 1994. A data foi lembrada pelo presidente da Câmara do Recife, Múcio Magalhães (PT), durante a sessão desta segunda-feira (7). Recife é uma das capitais brasileiras com mais projetos assinados por Burle Marx, incluindo praças públicas e jardins privados. Entre suas obras destacam-se as Praças do Derby, do Arsenal, de Casa Forte, do Entroncamento, da República, a Pralça Euclides da Cunha, na Madalena e os jardins do Campo das Princesas.

O vereador Amaro Cipriano Maguari (PDT) parabenizou o prefeito João da Costa pela nomeação da nova secretária Municipal de Serviços Públicos, Isabel Viana. Apesar de recém chegada - ela tomou posse em abril deste ano - o parlamentar já elogiou o trabalho de Isabel à frente da pasta. “É uma secretária dinâmica e construtiva, que sai do gabinete e vai à comunidade, conversa com os moradores, identifica seus problemas e firma compromissos com eles. Ela veio determinada a trabalhar e tenho certeza que também irá receber muito bem os vereadores desta Casa”. Além de parabenizar, Maguari fez um apelo ao prefeito. “Que ele dê a Isabel Viana todas as condições para que ela não falhe em seus serviços”.