Notícias

A vereadora Aline Mariano (PSDB) denunciou nesta quarta-feira (28), na Câmara do Recife, o atraso e paralisação da obra do viaduto Capitão Temudo, na Joana Bezerra. “Desde o ano passado denuncio os problemas desta obra. A Prefeitura agora está informando nova data para inauguração, diz que as obras voltam em junho e que entrega o viaduto à população em dezembro. Temo que se transforme em um novo parque Dona Lindu, inacabado”.

Está marcada para o dia 6 de maio, às 9h, no plenarinho da Câmara do Recife, a realização da audiência pública que vai discutir a situação dos morros e das áreas de risco de deslizamento de encostas da cidade durante do período chuvoso que se aproxima. A data foi acertada na reunião da Comissão de Obras e Planejamento, realizada nesta quarta-feira (28). O objetivo é saber se os órgãos envolvidos nas ações de obras e de defesa civil estão entrosados e articulados para enfrentar sem burocracia e com agilidade eventuais ocorrências provocadas pelas chuvas.

Parlamentares, profissionais da saúde e ativistas do movimento pela liberação da maconha no Brasil discutiram o uso da Cannabis sativa - nome científico da planta - para fins medicinais, em audiência pública no plenarinho da Câmara Recife. A audiência convocada pelo vereador Osmar Ricardo (PT), anunciou que no próximo domingo, dia 2 de maio, será realizada a Marcha da Maconha.

Nesta quarta-feira (28), a Câmara promove uma Audiência Pública, no plenarinho, para discutir a realização da marcha da maconha no Recife e o uso medicinal da droga. A iniciativa é da Comissão de Saúde da Casa e foi lembrada pelo presidente da Comissão, o vereador Luiz Eustáquio (PT). Ele é contrário à realização da marcha e à utilização da maconha mesmo para fins medicinais. “A marcha é uma apologia ao uso de drogas num país onde o consumo é proibido. Todos sabem a minha posição sobre este assunto e peço a todos os vereadores que participem para que possamos questionar e demonstrar os riscos que o consumo de drogas traz à nossa sociedade”. O evento será às 9h.

A distribuição do livro de educação sexual “Mamãe, como eu nasci?”, a alunos da rede municipal de ensino no Recife, voltou a ser discutida durante a tarde desta terça-feira (27) na Câmara. O vereador André Ferreira (PMDB), que já havia trazido o tema ao plenário, apresentou requerimento solicitando a realização de uma audiência pública para discutir, junto com o secretário Cláudio Duarte, se a educação sexual deve fazer parte do programa das escolas municipais. “Só assim poderemos ter um posicionamento se a sociedade aceita isto ou não. Há muitas matérias que podem ser colocadas na grade curricular, como drogas, meio ambiente. Quem é a escola para poder escolher qual o tempo certo de falar sobre sexo? Cada um tem seu tempo de descoberta. Eu acredito que os pais devem ser responsáveis por orientar a educação sexual dos seus filhos, e não os professores”.

Na sessão plenária desta terça-feira (27), os vereadores analisaram sete vetos totais a projetos de lei. Três deles foram mantidos e quatro retirados de pauta. Por 11 votos a 10, os parlamentares mantiveram os dois vetos do executivo a projetos do vereador Daniel Coelho (PV) e, por 15 votos a 8, também concordaram com o veto total à proposta, de autoria do próprio Executivo, que autoriza a construção e exploração de crematórios agregados a cemitérios particulares.

Elas representam 10% dos trabalhadores do Brasil, recebem no máximo 1,5 salário mínimo e cerca de 5 milhões ainda exercem a profissão sem carteira assinada. No Dia Nacional das Empregadas Domésticas, o vereador Jurandir Liberal (PT) fez questão de homenagear a categoria com um discurso no plenário da Câmara, durante a sessão desta terça-feira (27).

A reunião pública convocada pelo vereador Jadeval de Lima (PTN), no plenarinho da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (27), discutiu os benefícios e os prejuízos causados pela obra do terminal integrado que o Grande Recife Consórcio de Transporte está construindo junto à estação do metro de Santa Luzia, no bairro da Estância.

As ações preventivas para conter as tragédias provenientes da chuva foram tema de pronunciamento do vereador Estefano Menudo (PHS), na tarde desta segunda-feira (26). O parlamentar destacou a importância do convênio assinado pelo Governo de Pernambuco e pela Prefeitura do Recife no valor de R$ 63,5 milhões de reais para execução de obras em mais de 25 bairros, sendo a maioria intervenções em áreas de morros.

“Mamãe, como eu nasci?”. O livro sobre orientação sexual para crianças, do professor carioca Marcos Ribeiro, gerou polêmica na sessão plenária desta segunda-feira (26). A publicação faz parte de um kit escolar entregue a alunos de 6 a 10 anos da Rede Municipal de Ensino do Recife. Na tribuna da Casa, o vereador André Ferreira (PMDB) cobrou o recolhimento dos livros e disse que cabe à família e não ao Poder Público educar sexualmente os filhos.