Notícias

Em reconhecimento à trajetória política e aos serviços relevantes prestados ao Recife, ao estado de Pernambuco e ao Brasil, a Câmara do Recife concedeu a Medalha de Mérito José Mariano, ao ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, por iniciativa do vereador Hélio Guabiraba (PSB), em reunião solene realizada na noite desta quinta-feira (18). Trata-se da mais alta honraria do Recife, que é conferida a cidadãos recifenses ou não, que se destacaram ou que se consagraram em grandes realizações. A cerimônia de entrega foi comandada pelo vereador Romerinho Jatobá (PSB), também presidente da Casa de José Mariano.

A Comissão de Saúde da Câmara do Recife realizou a análise de 12 projetos de lei Ordinária durante reunião realizada nesta quinta-feira (18), sendo um PLO rejeitado e 11 aprovados. Também foi realizada a distribuição de outros 12 projetos. Entre as propostas aprovadas está o PLO nº 221/2025, da vereadora Liana Cirne (PT), que reconhece as mães atípicas como grupo social em situação de vulnerabilidade emocional e estabelece diretrizes para o apoio à sua saúde mental no âmbito do Município. Estiveram presentes na reunião o presidente Tadeu Calheiros (MDB), a vereadora Flávia de Nadegi (PV) e o vereador Zé Neto (PSB).

A defesa dos direitos das pessoas com deficiência e a existência de problemas nos processos de revisão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) foram alvos de uma audiência pública promovida pela Câmara do Recife nesta quarta-feira (17). O evento, realizado no plenarinho da Casa por iniciativa da vereadora Liana Cirne (PT), ouviu pessoas que relatam problemas como o corte do BPC quando se esgota o prazo da atualização cadastral – que, por lei, deve ser feita a cada 24 meses. A audiência contou com a participação do diretor do Departamento de Benefícios Assistenciais do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Amarildo Baesso.

Com o objetivo de prestar uma homenagem à Quadrilha Junina Origem Nordestina, que neste ano de 2025 completa 31 anos de existência, “dedicação e promoção da cultura popular do nosso Estado”, a Câmara Municipal do Recife realizou reunião solene na noite desta quarta-feira (17), numa iniciativa da vereadora Flávia de Nadegi (PV). “Fundada em 14 de setembro de 1994 no coração do Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife, por iniciativa de Suelanny Carvalho, a Origem Nordestina surgiu como um sonho juvenil que se transformou em uma das mais importantes expressões do ciclo junino de Pernambuco”, destacou a parlamentar.

Concedida a personalidades que tenham prestado relevantes serviços ao Recife, ou à sua gente, ou ainda aos que tenham se consagrado mundialmente por serviços à humanidade e à paz mundial, a mais alta comenda da Câmara Municipal, a Medalha de Mérito José Mariano, foi entregue ao médico, pesquisador, professor e diretor do Instituto de Imonupatologia Keizo Asami (Lika-UFPE), José Luiz de Lima Filho, na tarde desta quarta-feira (17). A iniciativa foi do vereador Alcides Teixeira Neto (Avante) e a solenidade de entrega foi presidida pelo vereador Júnior de Cleto (PSB).

Sob a presidência do vereador Eduardo Mota (PSB) e com a presença dos vereadores Eduardo Moura (Novo) e Rodrigo Coutinho (Republicanos), a Comissão de Planejamento Urbano e Obras da Câmara do Recife reuniu-se na manhã desta quarta-feira (17). O colegiado realizou a análise de três projetos de lei Ordinária, sendo dois pela aprovação e um pela rejeição, além da distribuição de outros três PLOs a serem analisados no próximo encontro. Entre os aprovados, está o PLO nº 193/2025, de autoria do vereador Alef Collins (PP), que dispõe sobre a divulgação da lista dos inscritos nos programas habitacionais do Município do Recife e dá outras providências.

A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife reuniu-se, na manhã desta quarta-feira (17), e realizou a análise de 25 proposições. Destas, 18 receberam parecer pela aprovação e sete pela rejeição. Estiveram presentes no encontro o presidente do colegiado, vereador Rinaldo Junior (PSB) e os vereadores Gilberto Alves (PRD), Gilson Machado Filho (PL), Carlos Muniz (PSB) e Samuel Salazar (MDB).

Para debater a situação dos Agentes de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEE), profissionais que trabalham com as crianças com deficiências ou transtornos, inclusive TEA (Transtorno do Espectro Autista), nas creches e escolas da rede municipal do Recife, os vereadores Osmar Ricardo e Liana Cirne, ambos do PT, realizaram reunião pública em conjunto nesta terça-feira (16), na Câmara Municipal. O objetivo foi debater os principais desafios da categoria relacionados à regulamentação de suas funções, às condições de trabalho, à valorização profissional, à contratação de concursados e à efetividade da Política de Educação Especial Inclusiva instituída pelo Decreto nº 36.309, de 30 de janeiro de 2023. O Recife tem 194 AADEEs concursados e 507 contratados, para atender cerca de 10 mil crianças atípicas matriculadas.

Formação esportiva, preservação ambiental e programas educacionais. Esses são os três eixos de atuação do Instituto Cabanga de Responsabilidade Social, entidade ligada ao Cabanga Iate Clube de Pernambuco e homenageada pela Câmara Municipal nesta terça-feira (16). A celebração, que ocorreu no plenário da Casa de José Mariano, é uma iniciativa do mandato do vereador Samuel Salazar (MDB). O vereador Zé Neto (PSB) presidiu a cerimônia.

O vereador Rinaldo Junior (PSB) lembrou, em reunião plenária desta terça-feira (16) na Câmara do Recife a importância da lei municipal nº 18.626/2019, de sua autoria, que anexou à lei de contratos públicos do Recife a previsão de quebra de contrato unilateral com empresas terceirizadas que não comprovem o pagamento de salários, FGTS e INSS dos trabalhadores. Ele apontou ainda o nome de empresas que prestam serviço à Prefeitura do Recife e estariam descumprindo contratos e acordos trabalhistas, seriam as empresas B1 Vigilância, Toppus e Pernambuco Terceirização. “Há nove anos, desde meu primeiro dia nesta tribuna, que faço essas cobranças em defesa dos trabalhadores, mas me parece que muita gente não dá atenção, então o jeito é endurecer”, afirmou. O vereador informou que vai oficiar todas as secretarias apontando onde está a dívida de cada empresa e exigindo o cumprimento da lei. “Esse trabalhador não merece estar passando o que passa. A Prefeitura está em dia com o contrato, não justifica o trabalhador estar sem receber seu salário. Isso vai ser até quando”?