Notícias

Na última reunião plenária de 2023 da Câmara Municipal do Recife, realizada nesta terça-feira (19), o vereador Chico Kiko (PP) fez questão de prestar contas do mandato ressaltando o papel do parlamentar para a cidade. Ele também citou ações que se destacaram ao longo do ano.

O líder da oposição na Câmara Municipal do Recife, vereador Alcides Cardoso (PSDB), durante a reunião plenária desta terça-feira (19), ressaltou “processos de apuração de responsabilidade que a Prefeitura do Recife abriu sobre dispensas de licitação” feitas na pandemia da covid-19, na gestão do ex-prefeito Geraldo Julio. O parlamentar salientou que protocolou um ofício na Prefeitura e em outros órgãos para que seja apresentado o resultado dessas investigações internas que, segundo ele, foram abertas em 2020.

O vereador e vice-líder do governo na Câmara do Recife, Rinaldo Junior (PSB), proferiu um discurso durante a reunião plenária do Poder Legislativo desta terça-feira (19) para rebater afirmações feitas pelo líder da oposição, o vereador Alcides Cardoso (PSDB). Anteriormente, nesta manhã, Cardoso também havia ocupado a tribuna da Casa, onde alegou haver demora da Controladoria-Geral do Município (CGM) para concluir os processos de apuração de responsabilidade que analisam a regularidade de dispensas de licitação feitas na pandemia da covid-19, durante a gestão do ex-prefeito Geraldo Julio (PSB).

A vereadora Aline Mariano (PP) proferiu um discurso na tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (18) para salientar a necessidade de reativar a Comissão de Representação Suprapartidária para o acompanhamento das decisões relacionadas ao Edifício Holiday. O imóvel, localizado no bairro de Boa Viagem, teve o seu leilão autorizado recentemente pela Justiça. Um requerimento da parlamentar solicitando a recriação do colegiado constava na pauta de votações da reunião plenária desta manhã – o pedido, entretanto, foi alvo de um pedido de vistas do vereador Paulo Muniz (SD).

Vice-líder do governo, o vereador Rinaldo Junior (PSB) ocupou a tribuna da Câmara Municipal nesta segunda-feira (18) para responder a comentários feitos pelo líder da oposição na Casa, o vereador Alcides Cardoso (PSDB). Durante a reunião plenária desta manhã, Cardoso havia mencionado dados do anuário Multi Cidades 2024, que divulga dados sobre as finanças dos municípios brasileiros, para criticar o montante de impostos arrecadados na capital pernambucana. Para Rinaldo Junior, no entanto, a arrecadação do Recife é um reflexo da economia municipal.

As ocorrências recentes de incêndios de veículos no Alto José Bonifácio, na Zona Norte do Recife, levaram o vereador Almir Fernando (PCdoB) à tribuna da Câmara Municipal nesta segunda-feira (18). Segundo o parlamentar, no dia 11 de dezembro foram incendiados um carro e uma moto na localidade. Já na quarta-feira (13), o mesmo tipo de ação foi praticada contra um ônibus nas proximidades do terminal que atende a comunidade.

O vereador Hélio Guabiraba (PSB) comemorou, nesta segunda-feira (18), a decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) que inocentou o ex-prefeito Geraldo Julio e o ex-secretário municipal de Saúde, Jailson Correia, de uma denúncia do Ministério Público Federal (MPF). “Hoje é um dia de muita felicidade para nós. Fiquei muito feliz quando vi estampado nos jornais que o TRF5 arquivou as acusações de fraude contra o ex-prefeito Geraldo Julio e o ex-secretário de Saúde Jailson Correia”, disse, durante a reunião plenária da Câmara do Recife.

Os dados do Anuário Multicidades 2024, relatório produzido pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), divulgado recentemente, foi repercutido pelo vereador Alcides Cardoso (PSDB), durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (18). Segundo ele, que pediu uma mudança de rumo nas ações da gestão, o Recife é uma das capitais que “mais cobra impostos municipais no Nordeste por habitante”.

A vereadora Liana Cirne (PT) discutiu e aprovou cinco requerimentos de sua autoria, todos eles na área de cultura, dos quais quatro são voltados especificamente para o Carnaval. “Eles representam uma parte do trabalho que realizamos durante este ano na temática da cultura popular e do Carnaval. Realizamos audiências públicas, reuniões e consolidamos esses documentos que entregamos ao secretário de Cultura do Recife, Ricardo Mello e ao presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Marcelo Canuto”, afirmou, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (18).

O vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) repercutiu, durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (18), denúncias recebidas sobre capacitismo na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). De acordo com ele, algumas cabines do banheiro feminino do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) foram “pichadas” por estudantes de psicologia para ofender pessoas que têm o transtorno do espectro autista. “Um curso que deveria acolher pessoas autistas, de profissionais que fazem parte do acompanhamento delas, as pessoas estão sendo capacitistas, e capacitismo é crime”, disse.