Notícias

O vereador Eduardo Moura (Novo) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (16) para fazer uma reflexão sobre o que chamou de honestidade intelectual e moral. Ele usou dois episódios recentes para comparar a reação das pessoas em relação a cada um dos atos. Um comentário feito por um médico em suas redes sociais sobre o assassinato do ativista americano Charlie Kirk e o assédio sofrido por uma modelo enquanto fazia vídeos na Avenida Boa Viagem. “Estou repudiando aqui os dois atos e trazendo uma reflexão. Um monte de gente de um espectro político achou um absurdo a menina ser assediada – e eu também acho –, mas não achou absurdo um cara que ser formou em medicina mandar um ‘salve’ para o cara que matou um pai de família. A que ponto vai a desonestidade intelectual e moral de cada um de nós? Faço um apelo para que vocês façam essa reflexão, do quanto estamos sendo intelectual e moralmente honestos conosco mesmos”.

Na reunião plenária desta terça-feira (16), na Câmara Municipal do Recife, o vereador Fred Ferreira (PL) destacou problemas estruturais e pediu providências da Prefeitura para dois locais da cidade: Estrada do Passarinho, no trecho próximo a Dois Unidos, e Alto do Maracanã, perto do Córrego do Morcego. O parlamentar relatou que, em comum, nestes dois locais os moradores e motoristas enfrentam buracos nas vias, lixo exposto e outras questões que afetam a mobilidade. Na tribuna da Casa de José Mariano, ele exibiu fotos e cobrou ações da gestão municipal. "A gente pergunta a Prefeitura do Recife: por que acontece isso?", indagou.

Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (16), o vereador Felipe Alecrim (Novo) questionou o motivo pelo qual o projeto de lei nº 136/2025, de sua autoria, foi vetado pela Prefeitura do Recife. A proposição dispõe sobre a implantação de busto em homenagem ao jornalista, político, escritor e historiador Leonardo Dantas. "Eu quero mais uma vez falar sobre o papel da Prefeitura, sobre o papel desse Poder Legislativo, sobre o enfraquecimento da nossa capacidade institucional de legislar. Falo isso porque recebi da Prefeitura um veto a um projeto de lei nosso que pedia a instalação de um busto de uma personalidade marcante inestimável para a nossa cultura, que é o saudoso Leonardo Dantas. Ele foi um renomado historiador, escritor, jornalista, pesquisador pernambucano que se destacou profundamente por causa da sua dedicação à cultura e à história de Pernambuco", pontuou.

Por iniciativa da vereadora Liana Cirne (PT), a Câmara Municipal do Recife aprovou quatro votos de aplausos – à professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Maria Eliete Santiago; ao superintendente da Sudene Francisco Ferreira Alexandre; e aos senadores Humberto Costa e Teresa Leitão - na reunião plenária desta segunda-feira (16). “Ela é uma referência para todos nós, pois trabalha por uma educação libertadora”, disse a parlamentar em relação à professora, homenageada no requerimento de número 7963/2025. “É importante que a Sudene tenha um papel respeitado, com um pernambucano à sua frente”, disse Cirne sobre o advogado e engenheiro lembrado no requerimento de número 7964/2025. A senadora Teresa Leitão e o senador Humberto Costa receberam congratulações nos requerimentos 8073/2025 e 8096/2025, respectivamente. “Ambos são pernambucanos, filiados ao PT e receberam o Prêmio Congresso em Foco”, disse.

Três requerimentos de autoria do vereador Thiago Medina (PL) foram debatidos durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (16). Dois deles concedem moção de repúdio ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e ao médico e servidor público Ricardo Jorge Vasconcelos Barbosa. O outro pedido é um voto de aplausos ao ministro do STF Luiz Fux. Além do autor dos requerimentos, também discutiram, na tribuna da Casa e receberam apartes o vereador Gilson Machado Filho (PL), a vereadora Jô Cavalcanti (PSOL) e os vereadores Eduardo Moura (Novo) e Fred Ferreira (PL).

O vereador Osmar Ricardo (PT) fez uma série de comentários sobre o cenário político atual durante a reunião plenária desta terça-feira (16). Na tribuna da Câmara do Recife, o parlamentar tratou da eleição nos membros da diretoria executiva do Partido dos Trabalhadores em Pernambuco, teceu críticas à relação da governadora Raquel Lyra (PSD) com o Governo Federal e abordou as alianças projetadas pelo PT a partir do Encontro Nacional realizado em agosto deste ano. De acordo com ele, o Partido Socialista Brasileiro (PSB), do vice-presidente Geraldo Alckmin, é “prioridade nesse debate”.

Uma lista de “boas notícias”, com pauta positiva que incluem ações e obras realizadas pela Prefeitura do Recife, foi apresentada pelo vereador Júnior de Cleto (PSB), na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (16). “Vou dar um giro de boas notícias que estão ocorrendo no Recife”, anunciou o parlamentar, citando as obras no Mercado de São José, “que estão avançadas”; a abertura oficial dos jogos escolares no Ginásio Geraldão; as obras “em ritmo acelerado na Ponte Júlia Santiago”, no bairro da Estância, que ligará a Imbiribeira a Areias, na Zona Sul; e obras de contenção de encostas na Linha do Tiro, em Dois Unidos, Zona Norte, “para proteger famílias em área de risco”, entre outras.

A Comissão Especial que trata sobre o projeto de lei do Executivo(PLE) nº 16/2025, que versa sobre o Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo (LPUOS), reuniu-se na tarde desta segunda-feira (15) para repercutir a audiência pública promovida pelo colegiado na última quarta-feira (10). Participaram da reunião o presidente da Comissão, vereador Eduardo Mota (PSB), e os vereadores Samuel Salazar (MDB), Gilberto Alves (PRD), Carlos Muniz (PSB), Felipe Alecrim (Novo) e Rodrigo Coutinho (Republicanos).

Atendimento com neuropediatra e fonoaudiólogo; realização de exame de ressonância magnética no crânio. O vereador Gilson Machado Filho (PL) destacou três requerimentos, de sua autoria, que solicitam ao prefeito e à secretária municipal de Saúde, em caráter de urgência, atendimentos para três crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Na tribuna da Câmara Municipal do Recife, durante a reunião plenária desta segunda-feira (15), o parlamentar leu as proposições números 8183/2025, 8185/2025 e 8489/2025. “As crianças não têm acesso nem ao neuropediatra para dar o laudo de que são autistas. Semana passada, por exemplo, estava com seis crianças no meu gabinete em horário que era para elas estarem na escola. Mas, vieram com as mães porque também não têm acesso às escolas”, afirmou o vereador.

Ao subir à tribuna da Câmara Municipal durante o grande expediente da reunião plenária desta segunda-feira (15), o vereador Eduardo Moura (Novo) criticou a visita do prefeito do Recife a municípios do Agreste pernambucano, durante o final de semana. Ele disse que recebeu vídeos que mostram muitas pessoas acompanhando o gestor, mas que não condizem com a realidade. Em contrapartida cobrou melhorias em bairros da capital, como Boa Viagem e o bairro do Recife. Os vereadores Davi Muniz (PRD) e Paulo Muniz (PL) também participaram do debate.