A responsabilidade ao exercer o papel fiscalizador, que é uma das prerrogativas de um parlamentar, e também a atuação de sindicatos foram temas trazidos ao plenário da Câmara do Recife pela vereadora Liana Cirne (PT), durante a reunião Ordinária desta terça-feira (20). “É preciso fazer política com hombridade, com maturidade e não com infantilismo”, pontuou. Também participaram do debate os vereadores Eduardo Moura (Novo) e Cida Pedrosa (PC do B).
Enfermeiras, enfermeiros, técnicos e técnicas de enfermagem que atuam no Recife foram alvo de uma celebração promovida pela Câmara Municipal nesta terça-feira (20). Na reunião solene, realizada por iniciativa do vereador Tadeu Calheiros (MDB), 28 profissionais de destaque na capital receberam homenagens no plenário da Casa. O evento marcou o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, que ocorre anualmente em 20 de maio, e o encerramento da 86ª Semana Brasileira de Enfermagem, que aconteceu do dia 12 de maio até esta terça-feira. A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) conduziu a cerimônia.
Para reforçar a relação institucional entre o Poder Legislativo municipal e o Escritório do Ministério da Cultura em Pernambuco, que está empenhado em divulgar a importância do Plano Nacional de Cultura, às vésperas de ser renovado, representantes do Ministério da Cultura participaram da reunião da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, na tarde desta terça-feira (20). O plano é decenal e é preciso que os municípios estejam adequados ao sistema nacional para receber os recursos das leis de fomento (Lei Aldir Blanc, por exemplo). “O Recife tem uma conquista importante que é o seu Sistema de Incentivo à Cultura (SIC) funcionando, mas precisamos atualizar o plano nacional, para o sistema fluir como um todo”, disse o coordenador do escritório do MinC em Pernambuco, Carlos Augusto Pereira da Silva.
A importância das fiscalizações realizadas pelos vereadores do Recife esteve em debate durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal nesta terça-feira (20). O assunto foi abordado pelo vereador Gilson Machado Filho (PL) que destacou visitas feitas pelo seu mandato, recentemente, em dois pontos da cidade: no canal do Cavouco, localizado no bairro do Cordeiro, e nas quadras de tênis na orla da praia de Boa Viagem. Os vereadores Felipe Alecrim (Novo) e Alef Collins (PP) participaram das discussões.
O vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos) defendeu as ações desenvolvidas pela gestão municipal no enfrentamento aos transtornos causados pelas fortes chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias. Ele elencou medidas realizadas pela Prefeitura e disse que o Recife apresenta vulnerabilidade frente às mudanças climáticas. “Muitas vezes a oposição coloca no colo do prefeito, mas não para para fazer uma reflexão simples e verdadeira de que esse é um problema histórico na cidade, que é exatamente o problema das chuvas”, disse. “O prefeito João Campos foi um dos poucos que se preocupou em melhorar a mobilidade urbana depois de 20 anos, colocando duas pontes que ligam a cidade. Foi ele quem contratou uma empresa da Bélgica para vir aqui e fazer um projeto de como conter as águas da chuva”, pontuou, durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (20).
Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (20), a vereadora Liana Cirne (PT) disse ter protocolado um ofício junto ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) pedindo a celebração de um termo de ajustamento de conduta, entre órgãos públicos e privados, para que sejam tomadas providências para evitar mortes decorrentes de choque elétrico em Pernambuco e, em especial, no Recife. Ela afirmou que a sua iniciativa é resultado de uma audiência pública realizada no dia 20 de março em que reuniu autoridades e sociedade civil para discutir o assunto. “Nessa audiência pública, o que ficou constatado foi uma completa omissão na fiscalização, tanto por parte do grupo Neoenergia, quanto por parte da Prefeitura, que não tem cumprido a sua tarefa de fiscalizar. Também constatamos a ausência cabal de mecanismos e dispositivos de proteção contra choques; a ausência de canais específicos para recebimento de denúncias de regularidade na fiação elétrica", afirmou.
A Câmara Municipal do Recife aprovou em duas discussões por unanimidade, no plenário da Casa, três projetos de lei Ordinária (PLO), durante as reuniões plenárias de segunda (19) e terça-feira (20). Agora, os projetos seguem para a sanção do prefeito. Uma das proposições é a de nº 36/2025, de autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), que institui a Semana Municipal de Enfrentamento à Violência Política Contra as Mulheres no Calendário Oficial do Município.
Durante a reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (20), o vereador Thiago Medina (PL) lamentou que “atualmente tem pouca gente falando” sobre as fraudes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), criticou os partidos de esquerda porque não assinaram o pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPMI) para investigar os desvios de dinheiro dos aposentados e pensionistas e pediu esclarecimentos sobre os fatos. Participaram dos debates os vereadores Fred Ferreira (PL) e Liana Cirne (PT).
O requerimento nº 3979/2025, de autoria do vereador Gilson Machado Filho (PL), dirige indicação ao presidente da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) para determinar a instalação de iluminação pública nos arredores da Torre do Zeppelin, localizada no bairro Jiquiá, Zona Oeste da cidade. O assunto foi destacado pelo autor da solicitação, na tribuna da Câmara do Recife, na reunião plenária desta terça-feira (20).” A proposição visa fazer a iluminação de todo o trajeto no bairro até chegar no Bope [Batalhão de Operações Policiais Especiais] e na Torre do Zeppelin", ressaltou. Ele defendeu que o local tem grande potencial turístico, mas chamou a atenção para problemas que a falta de iluminação ocasiona. "A gente sabe que quando não tem iluminação pode gerar criminalidade”.
Durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (20), foi discutido o requerimento nº 4018/2025, de autoria da vereadora Flávia de Nadegi (PV) que concede voto de aplauso ao "Programa de Residências Terapêuticas do Município do Recife". A proposição presta "reconhecimento ao papel transformador na promoção do cuidado em liberdade e na defesa dos direitos das pessoas com transtornos mentais, especialmente no contexto do 18 de maio – Dia Nacional da Luta Antimanicomial". A matéria foi aprovada e repercutida pela autora da proposição, além da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) e do vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos).