Notícias

O vereador Eduardo Moura (Novo) repercutiu uma fiscalização no local de construção de um habitacional na Vila da Aeronáutica, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul da cidade, no último sábado (6). O parlamentar disse, durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (8), que questionou o secretário de Habitação do Recife, Felipe Cury, sobre a retomada da obra, visto que, recentemente, foi embargada pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). Ele reclamou que não foi permitida a sua entrada, mas fez "valer o artigo 39 da nossa Lei Orgânica que garante aos vereadores o poder e a prerrogativa de fiscalizar qualquer obra ou prédio público municipal do Recife".

Ações que foram interpretadas como “humanitárias”, realizadas por soldados recém contratados pela Polícia Militar de Pernambuco, foram tema de debate na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (8). A discussão foi suscitada a partir do requerimento de número 8113/2025, de autoria do vereador Paulo Muniz (PL), concedendo voto de aplausos à soldada Nycolle Leopoldina Neves. Participaram do debate os vereadores Fred Ferreira (PL) e Luiz Eustáquio (PSB).

A situação das pessoas que trabalham com entregas por aplicativo foi tema de um discurso proferido pela vereadora Jô Cavalcanti (PSOL) durante a reunião plenária da Câmara do Recife realizada nesta segunda-feira (8). Na tribuna, ela disse que as empresas de entrega “jogam o risco nas costas de quem pedala ou quem dirige sua moto” e alertou para a falta de acesso a direitos trabalhistas e de seguridade social da categoria, que se fez presente nas galerias do plenário nesta manhã. Segundo a parlamentar, também é necessário que órgãos municipais e estaduais de saúde prestem reconhecimento a esses trabalhadores e trabalhadoras por meio de protocolos específicos de atendimento e do incentivo a pesquisas sobre as questões de saúde mais comuns nesse grupo, como dores crônicas, lesões, doenças renais, problemas de saúde mental e acidentes de trabalho. “Esses trabalhadores passam horas debaixo de sol, de chuva, expostos a acidentes e assaltos. [É] uma rotina exaustiva, a que esses trabalhadores passam no dia a dia. E fazem isso sem vínculo de direito trabalhista e sem proteção social”.

O requerimento nº 6.896/2025, de autoria do vereador Thiago Medina (PL), provocou debate durante a reunião Ordinária desta segunda-feira (8), na Câmara do Recife. A proposição, dirigida ao prefeito da cidade, solicita a desocupação e o impedimento do funcionamento da Associação Pernambucana das Profissionais do Sexo (APPS) em sala localizada no 3º andar da Policlínica Centro, situada na Rua 1º de Março, nº 90, no bairro de Santo Antônio. Além do autor, a vereadora Jô Cavalcanti (PSOL) também discutiu a matéria que foi aprovada pelo plenário.

O vereador Thiago Medina (PL) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (8) e falou sobre dois assuntos durante a reunião plenária. Inicialmente, ele repercutiu a manifestação que aconteceu em Boa Viagem neste domingo, 7 de Setembro, em apoio a Bolsonaro. "O recado foi claro do Brasil que não aceita mais as injustiças que o ditador Alexandre de Moraes tem feito", reclamou. O outro assunto abordado pelo parlamentar diz respeito a uma fiscalização que realizou na Biblioteca da Primeira Infância do Compaz do Ibura, UR-01. Ele reclamou da falta de conservação do espaço e disse que encontrou livros inadequados para a faixa etária. "Uma pesquisa no acervo e vimos que tinha livros de conteúdo adulto". O vereador destacou que entrou com ofício no Ministério Público para identificar os responsáveis.

Durante a reunião plenária desta segunda-feira (8), a vereadora Flávia de Nadegi (PV) repercutiu a visita de alunos do 9º ano do Colégio Motivo de Casa Forte à Câmara Municipal do Recife. Os estudantes estiveram mais cedo no plenário, visitaram outros espaços da Casa e acompanharam o reunião das galerias. "Foi um momento importante onde pudemos receber alunos entre 14 e 16 anos para conhecer de perto o nosso trabalho, qual é o papel do vereador e aproximar essa relação juventude-Câmara de Vereadores", afirmou a parlamentar. "Foi uma visita incrível e eu quero que vocês entendam o quanto é importante que a juventude se aproxime da política. Afinal de contas, nós temos o nosso dever de incentivar e fazer com que daqui a pouco vocês estejam sentados na nossa cadeira", destacou.

O vereador Fred Ferreira (PL) alertou, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (8), que a colocação de lonas nas áreas de morro na Zona Norte do Recife não resolve o problema da população e, em sua opinião, ainda representa um perigo para quem mora nessas áreas. “Eu estive no Alto do Maracanã, Dois Unidos, num dia de chuva. A Prefeitura do Recife tinha colocado lonas e na hora da chuva, a água escoava por cima e por baixo dela, representando um perigo. Por isso, peço um olhar especial para aquela população”. O parlamentar também falou sobre as manifestações realizadas ontem, 7 de Setembro, pelos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. “A população foi para as ruas para mostrar a importância de sermos um país democrático e livre. Onde a esquerda quer chegar?”, disse.

Numa atividade de caráter pedagógico, com fins de educação política, 37 alunos do 9º ano do Colégio Motivo, do bairro de Casa Forte, visitaram a Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (8), quando foram recebidos pela vereadora Flávia de Nadegi (PV). O objetivo foi estimular a participação cidadã dos estudantes e ao mesmo tempo, conhecer o funcionamento do Poder Legislativo, em especial a Casa de José Mariano; saber quais são as atribuições de um vereador e como as leis que impactam diretamente a vida de todos os cidadãos recifenses são elaboradas e votadas.

Debater como a escola pode ser compreendida como um espaço de formação, fruição e de produção artística e cultural foi o motivo central da discussão abordada na reunião pública, promovida pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), tendo como tema: “A Cultura nas Escolas da Rede Pública do Recife”. Representantes da esfera municipal, associações, organizações estudantis, sociedade civil, professores e alunos marcaram presença no evento realizado na manhã desta sexta-feira (5), no Plenarinho da Casa.

A importância da profissão que estimula a saúde, o bem-estar e o desenvolvimento integral através de atividades físicas, esportivas e recreativas, promovida pelos profissionais de educação física foi destacada na Câmara do Recife. Na manhã desta sexta-feira (5), por iniciativa do vereador Rinaldo Junior (PSB), foi realizada uma reunião solene que homenageou 80 profissionais da área, para marcar a Semana Municipal do Profissional de Educação Física, estabelecida a partir da lei de nº 18.681/2019, de autoria do mentor da cerimônia. O vereador Zé Neto (PSB) presidiu a solenidade.