Notícias

O vereador Tadeu Calheiros (MDB) defendeu, durante a última reunião plenária do primeiro semestre da atual Legislatura da Câmara do Recife, realizada nesta terça-feira (1º), o requerimento de nº 5.775/2025, de sua autoria, que pede a autorização da iluminação da Casa de José Mariano na cor verde, durante o mês de julho, em alusão à campanha Julho Verde, dedicada à conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço. “Como médico oncologista, acompanho diariamente histórias reais e desafios enfrentados por parentes e familiares. Posso afirmar sem excitação que o diagnóstico precoce salva vidas e determina o sucesso do seu salvamento. Este gesto [da iluminação na cor verde], ainda que simbólico, é de fundamental importância, pois amplia a visibilidade desta causa e reforça o nosso compromisso enquanto legislador e com a saúde pública. O câncer de cabeça e pescoço compreende a tumores malignos que afetam a região como boca, garganta, laringe, tireóide, couro cabeludo, nariz, orelha e outros locais”, disse.

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) ocupou a tribuna da Câmara do Recife durante a reunião plenária desta terça-feira (1º) para discutir uma série de quatro requerimentos de voto de aplauso e congratulações de sua autoria, destinados a homenagear diversas instituições e pessoas. Todos os pedidos foram aprovados. Dentre eles, estava o do requerimento nº 5.768/2025, que indica voto de aplauso ao Centro Comunitário da Paz (Compaz) Atriz Leda Alves e à artista visual Ana Veloso, pela realização da Feira de Arte Sexta na Bença no local. A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) participou do debate para reforçar os elogios ao Compaz.

A extinção do sistema de estacionamento rotativo Zona Azul e a abstenção, por parte da Prefeitura, de firmar parcerias com empresas de apostas e jogos on-line (bets) foram temas de dois requerimentos, de autoria do vereador Felipe Alecrim (Novo), debatidos na reunião plenária da Câmara do Recife nesta terça-feira (1º). Além do autor das proposições, o vereador Eduardo Moura (Novo) também discutiu os assuntos.

O projeto de lei nº 129/2025, de autoria da vereadora Kari Santos (PT), que institui o “Dia Municipal do Entregador por Aplicativo” no Calendário Oficial de Eventos, foi discutido pelos parlamentares da Casa de José Mariano, durante a reunião plenária realizada nesta terça-feira (1º). A autora da proposição, além da vereadora Jô Cavalcanti (PSOL) e do vereador Luiz Eustáquio (PSB) debateram o tema. Os trabalhadores fizeram questão de ocupar as galerias da Câmara e acompanhar a aprovação da matéria em primeira votação.

O voto de aplauso às cooperativas atuantes no Recife, em reconhecimento à sua relevante contribuição para o desenvolvimento econômico, social e humano da cidade - requerimento número 5875/2025 -, suscitou debate na reunião plenária da Câmara do Recife, nesta terça-feira (1º). Além do autor da proposição, vereador Tadeu Calheiros (MDB), também participaram da discussão os vereadores Luiz Eustáquio (PSB) e Júnior de Cleto (PSB). O requerimento foi aprovado.

O vereador Felipe Alecrim (Novo) fez um pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (1º), em apoio ao vereador Eduardo Moura (Novo) em virtude de manifestações contrárias ao parlamentar ocorridas durante a reunião plenária do dia anterior. “Não deveríamos começar a nos preocupar com a postura de pessoas que vêm aqui para, de forma deliberada, agredir um parlamentar por causa das suas opiniões? Será que isso não se chama desrespeito?”, questionou.

Durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife desta terça-feira (1º), o vereador Eduardo Moura (Novo) afirmou que registrou boletim de ocorrência por conta de manifestações envolvendo algumas pessoas que acompanhavam a reunião plenária do dia anterior nas galerias da Casa. Além deste assunto, o parlamentar ocupou a tribuna, em outros dois momentos, para destacar requerimentos de sua autoria que tratam sobre vários assuntos, a exemplo de votos de aplauso e solicitação de serviços de infraestrutura urbana.

A Bienal Internacional do Livro de Pernambuco faz parte do calendário nacional de feiras e eventos de livros do Brasil e pode se tornar também Patrimônio Cultural Imaterial do Recife. O projeto, de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), foi aprovado na Câmara Municipal, em primeira discussão, durante a última reunião plenária do primeiro semestre da atual Legislatura, realizada nesta terça-feira (1º). “A Bienal é um evento que acontece há mais de 20 anos. Ela é agregadora de uma grande feira do livro, de um intercâmbio entre escritores e escritoras, editores e editoras e é o grande evento literário de Pernambuco”, ressaltou a autora da proposta.

Durante a última reunião plenária do primeiro semestre legislativo da atual Legislatura da Câmara do Recife, realizada nesta terça-feira (1º), o vereador Fred Ferreira (PL) fez uma defesa contundente do seu partido, o Partido Liberal. “Eu estou indignado com o que aconteceu ontem, quando uma vereadora do PT subiu à tribuna e falou várias vezes contra o meu partido", afirmou. Em seguida, o parlamentar leu uma série de textos sobre irregularidades e escândalos protagonizados por representantes do Partido dos Trabalhadores. "Não sou eu que estou falando, se você colocar no Google vai ver todos esses fatos".

Durante a última reunião plenária do primeiro semestre da atual Legislatura da Câmara do Recife, realizada nesta terça-feira (1º), a vereadora Kari Santos (PT) criticou o projeto de concessão parcial da Compesa proposta pelo Governo de Pernambuco. O projeto prevê que a estatal continue responsável pela captação e tratamento de água e transporte até o reservatório, enquanto os serviços de distribuição de água e de coleta de esgoto sejam privatizados. “A governadora Raquel Lyra quer vender uma empresa pública e o povo pernambucano é quem vai pagar por essa conta. É inadmissível, hoje, ver o que o Governo do Estado está fazendo, uma reunião virtual com representantes do governo e das prefeituras para discutir o futuro da Compesa sem chamar a população. Ela quer vender uma empresa que fornece água para o povo pernambucano e que não tem nenhuma garantia nesse processo de privatização para melhorar o serviço", disse.