Notícias

A Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara do Recife promoveu uma reunião na tarde desta terça-feira (19), na Sala das Comissões do Poder Legislativo, para discutir o parecer dado ao projeto de lei do Executivo nº 19/2025. A proposta da Prefeitura tem como objetivo disciplinar o pagamento de indenizações aos proprietários de Veículos de Tração Animal (VTAs) e de animais utilizados para carga ou trânsito montado no Recife, no âmbito do Programa Gradual de Retirada dos Veículos de Tração Animal. Presidido pelo vereador Fabiano Ferraz (MDB), o grupo se posicionou favoravelmente à proposta.

Agentes de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEE) acompanharam das galerias do plenário a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (19). Em solidariedade à categoria, o vereador Thiago Medina (PL) subiu à tribuna para cobrar da gestão municipal a convocação dos profissionais aprovados no concurso de 2024. “Desde fevereiro e março deste ano que tocamos nesse assunto nesta Casa. Vários requerimentos já foram feitos, elaborados, votados e aprovados para a convocação dos AADEEs”. Ele repercutiu também a derrubada de árvores pela Prefeitura na obra de construção de dois habitacionais, em Boa Viagem, e disse que vai pedir, através de requerimento, a exoneração dos secretários municipais de Meio Ambiente e de Habitação.

A falta de pavimentação em um trecho da rua Doutor Gonzaga Maranhão, no bairro do Ipsep, levou o vereador Luiz Eustáquio (PSB) a protocolar dois requerimentos na Câmara do Recife, ambos aprovados durante a reunião plenária desta terça-feira (19). Na tribuna da Casa, o parlamentar discutiu as matérias para fortalecer o pedido pela drenagem e calçamento da via. O vereador Fred Ferreira (PL) também se pronunciou a favor da medida.

A contratação de novos Agentes de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (ADEEs), para cobrir o déficit desses profissionais na rede municipal de ensino, foi tema de debates da reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (19), gerados por um requerimento da vereadora Kari Santos (PT). Além da autora, os vereadores Osmar Ricardo (PT), Eduardo Moura (Novo) e Jô Cavalcanti (PSOL) também repercutiram a solicitação. Os AADEEs são importantes no acompanhamento de alunos atípicos durante a aula, ao mesmo tempo em que colaboram no suporte aos professores, e vários desses profissionais estiveram presentes nas galerias para acompanhar os debates.

Durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (19), o vereador Tadeu Calheiros (Podemos) discutiu o requerimento de nº 7.233/2025, de sua autoria, que pede a "imediata regulamentação e concessão da gratificação de fiscalização devida aos servidores da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), bem como a realização de concurso público para o preenchimento de cargos vagos nesta Agência e de abertura de mesa de diálogo com a categoria". Ele foi aparteado pelo vereador Davi Muniz (PSD), que se colocou à disposição para procurar a Secretaria de Saúde de Pernambuco e dialogar sobre o pleito.

O vereador Luiz Eustáquio (PSB) subiu à tribuna da Câmara do Recife durante a reunião plenária desta terça-feira (19), e criticou o requerimento de nº 7.353/2025, de autoria do vereador Thiago Medina (PL), que versa sobre uma moção de repúdio ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Em aparte, o vereador Osmar Ricardo (PT) e a vereadora Jô Cavalcanti (PSOL) teceram comentários também contrários à moção de repúdio. O requerimento teve a votação adiada por um pedido de vistas do vereador Eduardo Moura (Novo).

A importância do trabalho da Frente Parlamentar em Defesa da Primeira Infância sobretudo nesse momento em que o País discute as denúncias feita pelo youtuber Felca de adultização e exploração sexual de crianças e adolescentes na internet. Este foi o assunto abordado pela vereadora Flávia de Nadegi (PV) na tribuna da Câmara Municipal do Recife, durante a reunião plenária desta terça-feira (19). "Estamos vivendo um tempo perigoso, em que meninas e meninos são empurrados para uma vida que não lhes pertence. Expostos em redes sociais, erotizados por indústrias que estão lucrando às custas da ceifação da infância das nossas crianças", lamentou a parlamentar. "É preciso deixar registrado que esta Casa saiu na vanguarda quando decidiu, por unanimidade, criar uma Frente Parlamentar em Defesa da Primeira Infância".

O vereador Júnior de Cleto (PSB) discutiu o requerimento nº 7403/2025, de autoria do vereador Felipe Alecrim (Novo), dirigindo indicação ao Grande Recife Consórcio de Transporte para realização de um estudo de viabilidade do aumento do número de veículos e de viagens da linha de transporte coletivo 746 - Alto do Capitão. O assunto foi tema do pronunciamento do parlamentar, durante a reunião plenária desta terça-feira (19). “No Alto do Capitão, no final de semana, só tem um ônibus para atender toda a comunidade. Eu quero convocar parlamentares para fazer uma fiscalização no transporte público e observar o funcionamento dos elevadores nos terminais para as pessoas com deficiência. Vamos elaborar um relatório e enviar ao Grande Recife para que se tomem medidas de melhoria aos usuários”, destacou Júnior de Cleto.

Um dia depois de discutir requerimentos de autoria do vereador Eriberto Rafael (PSB), o vereador Davi Muniz (PSD) voltou à tribuna da Câmara Municipal do Recife, na reunião plenária desta terça-feira (19) para debater novos requerimentos do parlamentar. “Eles mostram que o bairro da Várzea está abandonado”, disse, acrescentando que vai convocar uma audiência pública “com a presença do Ministério Público, para debater as obras que estão paradas, muitas delas há mais de um ano”. Os requerimentos que ele debateu foram todos dirigidos à presidência da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), pedindo obras e ações para o bairro, localizado na Zona Oeste do Recife. São os de números 7367/2025, 7373/2025, 7436/2025, 7437/2025, 7438/2025, 7439/2025 e 7442/2025.

Uma proposta apresentada pelo vereador Thiago Medina (PL) motivou um debate sobre mobilidade e segurança no trânsito durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (19). Por meio do requerimento nº 6.961/2025, o parlamentar propunha solicitar à Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) o restabelecimento do limite de velocidade de 60 km/h nas vias do Cais José Estelita, após uma mudança no sistema viário que resultou na redução para 40 km/h. A vereadora Jô Cavalcanti (PSOL) e os vereadores Eduardo Moura (Novo) e Luiz Eustáquio (PSB), além do próprio Thiago Medina, se posicionaram sobre o tema na tribuna da Casa. O texto foi aprovado pelo plenário.