Notícias

Criada em 1955, a Faculdade de Odontologia de Pernambuco (FOP), ligada à Universidade de Pernambuco (UPE), foi celebrada nesta quinta-feira (10) no plenário da Câmara Municipal, em uma reunião solene promovida por iniciativa do vereador Tadeu Calheiros (Podemos). Na ocasião, estudantes, servidores e professores da FOP homenagearam profissionais que marcaram a história da entidade e frisaram a necessidade de construção de uma nova sede no campus da UPE em Santo Amaro, na região central do Recife. A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) presidiu a solenidade.

Para discutir as políticas públicas para a Pesca e Territórios Pesqueiros o vereador Ivan Moraes (PSOL) promoveu audiência pública no plenarinho da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta quinta-feira (10). “Esta é mais uma que realizamos para cobrar políticas públicas para este segmento. O Recife é uma cidade que nasce da pesca e onde parte da população vive do que nasce do mangue e do rio. Mas até hoje não temos a palavra pesca na previsão das Leis Orçamentárias”, lamentou o parlamentar.

Em 2023, a Embaixada Politize! Recife completa cinco anos de atuação como um polo de formação e diálogo sobre política e cidadania na capital pernambucana. Para celebrar a data, a Câmara do Recife realizou uma solenidade na noite desta quarta-feira (9), no plenário da Casa de José Mariano. O evento, promovido por iniciativa do vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), foi presidido pelo vereador Felipe Alecrim (PSC).

A Câmara Municipal do Recife realizou reunião solene na tarde desta quarta-feira (9) para homenagear o Instituto Nosso Clube Vitaliza, pelos 17 anos comemorados em 17 de julho, marcados pela prestação de serviços, resgate e promoção de vida de crianças e adolescentes. A iniciativa foi do vereador Felipe Alecrim (PSC), que justificou ser a entidade sem fins lucrativos, com sede no Recife, e tendo como objetivo a formação de atletas de rendimento nas modalidades: basquete, basquete 3x3, badminton, ballet, futsal, ginástica, handebol, judô, karatê, vôlei e vôlei de praia. Fazem parte do Instituto Vitaliza centenas de atletas.

Proporcionar o aperfeiçoamento no preparo de proposições, como requerimentos e projetos de lei, além de reconhecer tipologias textuais, linguagens padrões e variações linguísticas. Estes são alguns objetivos do Minicurso de Língua Portuguesa Aplicada ao Processo Legislativo promovido pela Escola do Legislativo do Recife. O evento ocorre em dois dias, nesta quarta (9) e quinta-feira (10), no plenarinho da Câmara Municipal e é destinado a servidores de gabinetes e de departamentos da Casa de José Mariano.

A inclusão dos patrimônios vivos do Recife pode se tornar obrigatória na programação dos ciclos culturais do município, como o Carnaval e as festas juninas. É esse o objetivo do projeto de lei nº 138/2023, cujo parecer foi analisado pela Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara Municipal em reunião híbrida promovida nesta terça-feira (8). O grupo, que é presidido pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), votou a favor da matéria.

Até o ano de 1930, a capoeira ficou proibida no Brasil, pois era vista como uma prática violenta e subversiva. A polícia recebia orientações para prender os capoeiristas até que um importante capoeirista brasileiro, mestre Bimba, apresentou a luta para Getúlio Vargas. O presidente gostou tanto da arte que a transformou em esporte nacional brasileiro. A história passa pelos estados da Bahia, Rio de Janeiro e Pernambuco. Hoje, o Recife tem até o Dia do Capoeirista, instituído no Calendário Oficial de Eventos do Município através da lei número 18.939/2022. Para comemorar a data, o vereador Alcides Cardoso (PSDB) realizou reunião solene na Câmara Municipal do Recife na tarde desta terça-feira (8), quando também homenageou mestres e contramestres reconhecidos pela prática do esporte na cidade.

O vereador Rinaldo Junior (PSB) informou que pretende elaborar uma proposição, na Câmara Municipal do Recife, para criação de creches noturnas que acolham crianças na primeira infância e cujas mães precisem estudar ou trabalhar à noite, mas não tenham com quem deixar seus filhos. “Tive essa ideia a partir de uma conversa com trabalhadoras e trabalhadores. As mulheres, cada vez mais, querem ter uma formação acadêmica, estudar à noite. E com a evolução do mercado de trabalho, também aparecem oportunidades à noite. Mas, vou aperfeiçoar a ideia antes de apresentar um anteprojeto”, disse, na reunião plenária realizada na manhã desta terça-feira (8).

A Câmara do Recife aprovou, durante a reunião plenária desta terça-feira (8), o requerimento nº 8.532/2023, que concede voto de aplausos e congratulações ao Ilê Obá Ogunté Sítio de Pai Adão, em virtude do centenário da entrega da Cesta de Oxum. Autora do pedido, a vereadora Elaine Pretas Juntas (PSOL) subiu à tribuna para defender a proposta. Na ocasião, ela destacou a importância da preservação das tradições afro-brasileiras. “Preservar as culturas de matriz africana é mais que uma questão de celebração; é um ato de justiça histórica e social”.

Na manhã desta terça-feira (8), durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) recordou os 17 anos da Lei Maria da Penha. Sancionada em 7 de agosto de 2006, a Lei cria mecanismos para prevenir e coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher em conformidade com a Constituição Federal e os tratados internacionais ratificados pelo Estado brasileiro.