Notícias

A vereadora Elaine Pretas Juntas (PSOL) fez questão de salientar, nesta terça-feira (20), durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, a data de 20 de junho: Dia Municipal da Luta Contra o Encarceramento da Juventude Negra. “O Brasil é o terceiro país com a maior população carcerária e Pernambuco traz a marca de ser o Estado com que tem maior superlotação carcerária do Brasil”.

A Câmara Municipal do Recife celebrou, na tarde desta segunda-feira (19), o Dia Mundial do Orgulho Autista, durante uma reunião solene promovida pela vereadora Liana Cirne (PT). A solenidade foi bastante prestigiada, contando com a presença de pessoas autistas, seus familiares e representantes de entidades. A emoção marcou os depoimentos com relatos de quem vive com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O primeiro fim de semana de festejos juninos na capital pernambucana foi motivo do pronunciamento do vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal, nesta segunda-feira (19). Ele parabenizou a Prefeitura da Cidade pela realização do São João do Recife e aproveitou a ocasião para celebrar as finalistas do 37º Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas.

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal do Recife realizou uma audiência pública, via videoconferência, na tarde desta segunda-feira (19), tendo como tema a prestação de contas da gestão em Saúde, referente ao 1º quadrimestre de 2023. A secretária de Saúde, Taciana Albuquerque, e equipe, demonstraram o relatório detalhado quadrimestral. O encontro foi presidido pelo vereador Tadeu Calheiros (Podemos) e contou com a participação de Samuel Salazar (MDB).

A situação de insegurança na orla de Boa Viagem motivou um discurso proferido pela vereadora Aline Mariano (PP) na tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (19). Segundo a parlamentar, os quiosqueiros que operam no local relatam precisar fazer eles mesmos a vigilância noturna dos equipamentos. No pronunciamento, ela também comentou as críticas feitas pela vereadora Michele Collins (PP) à política sobre drogas da capital – que, segundo Mariano, era conduzida por uma indicação de Collins até maio deste ano.

Na tarde desta segunda-feira (19), a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal do Recife, presidida pelo vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) reuniu-se, por meio de videoconferência, para analisar cinco projetos de lei. O vereador Ivan Moraes (PSOL) participou do encontro.

O vereador Victor André Gomes (União Brasil) fez questão de ressaltar, na tribuna da Casa de José Mariano, nesta segunda-feira (19), um levantamento realizado pelo mandato dele sobre a situação dos mercados públicos do Recife. Na ocasião, o parlamentar destacou os mercados da Madalena e de Casa Amarela e, também, teceu elogios à CONVIVA Mercados e Feiras - Autarquia Municipal.

A Câmara do Recife aprovou, nesta segunda-feira (19), um requerimento da vereadora Michele Collins (PP) que solicita a alteração do tema de um pedido de realização de reunião solene aprovado anteriormente pela Casa e que será promovido no dia 29 de junho. O evento, que antes homenagearia apenas o Dia Internacional Contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, passará a celebrar, além da data, os 55 anos das comunidades terapêuticas no Brasil. Na ocasião, Collins ocupou a tribuna para defender a matéria e para tecer comentários sobre os rumos das políticas de drogas estadual e municipal.

Às vésperas de o Supremo Tribunal Federal (STF) retomar o julgamento da descriminalização do porte de drogas para consumo pessoal, o vereador Luiz Eustáquio (PSB) ocupou a tribuna da Câmara Municipal do Recife, para dizer que repudia o movimento antiproibicionista, que prega a liberação do uso de drogas ilícitas e de substâncias com efeitos alucinógenos. “Infelizmente, nós que somos contra esse movimento, estamos perdendo essa luta. O que está posto lá no STF é algo muito sério, grave, que vai atingir o povo brasileiro”, afirmou, na reunião plenária realizada na manhã desta segunda-feira (19).

O vereador Samuel Salazar (MDB) repercutiu a decisão do Conselho Administrativo Fiscal (CAF) de que a alíquota para recolhimento de impostos das clínicas médicas e hospitais instalados no âmbito do município do Recife será de 2% e não mais de 5% do Imposto Sobre Serviço (ISS), como vinha sendo praticado há meses por auditores fiscais da Prefeitura do Recife. “Essa decisão foi resultado de uma reunião que tivemos com representantes do CAF. Nós apresentamos o nosso entendimento sobre a alíquota e saímos vitoriosos”, afirmou, na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta segunda-feira (19).