Notícias

Vice-líder do governo na Câmara Municipal, vereador Rinaldo Junior (PSB) subiu à tribuna da Casa nesta terça-feira (2) para dar respostas a críticas feitas pelo vereador Ronaldo Lopes (PSC) a seus posicionamentos e a medidas adotadas pela Prefeitura do Recife na gestão da saúde. Em debate, estava principalmente as mudanças de funcionamento que devem afetar as Upinhas 24 horas da capital para, segundo Rinaldo Junior, facilitar a ampliação de serviços na rede de atendimento da saúde da família.

Na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife realizada nesta terça-feira (2), o vereador Ivan Moraes ocupou a tribuna da Casa pela segunda vez. Ele abordou quatro assuntos em seu pronunciamento: os projetos de lei sobre fake news e transparência na gestão pública, além da liberação de charangas nos estádios e os gastos em comunicação pelo Executivo municipal.

O vereador Ivan Moraes (PSOL) fez questão de dirigir-se à tribuna na reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (2), para destacar a votação do projeto 2630/2022, na Câmara do Deputados, em Brasília, que institui a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet. O texto cria medidas de combate à disseminação de conteúdo falso nas redes sociais, como Facebook e Twitter, e nos serviços de mensagens privadas, como WhatsApp e Telegram, excluindo-se serviços de uso corporativo e e-mail.

A falta de respostas a um pedido de informação enviado pela Câmara Municipal à Secretaria de Cultura do Recife em março deste ano foi o tema de um discurso proferido pela vereadora Michele Collins (PP) na tribuna da Casa nesta terça-feira (2). De acordo com a parlamentar, que é a autora do ofício, o documento solicita informações sobre o edital do Carnaval de 2023, com a relação dos artistas e grupos contratados e seus respectivos cachês, bem como um cronograma para o desembolso dos valores de cada apresentação artística. No pronunciamento, Collins lembrou que a Secretaria já extrapolou o prazo de resposta ao pedido, que é de 30 dias.

O vereador Ronaldo Lopes (PSC) informou que a decisão da Prefeitura do Recife, de dar um prazo de mais 15 dias para retirar os serviços de urgência das upinhas 24 horas, representou “a vitória de uma batalha, mas a guerra continua”. Inicialmente, a suspensão desses serviços ocorreria no dia 30 de abril, de acordo com o parlamentar. “Vamos continuar nessa luta para reverter a posição e vermos se conseguimos sensibilizar a Prefeitura para continuar garantindo esse direito à população”, disse, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (2).

Ao debater o projeto de lei (PLO) número 35/2023, de sua autoria, o vereador Rinaldo Junior (PSB) disse que, através da matéria legislativa, pretendia “enaltecer a importância do Coletivo Fala Alto” e que o seu mandato “foi instrumento para propor este projeto, elaborado a partir de uma escolha da população”. Aprovado em duas votações, em reuniões Ordinária e extraordinária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (2), a proposta denomina de Irmã Cininha a creche escola a ser construída na comunidade Córrego do Deodato, bairro Água Fria, na Zona Norte.

O projeto de lei federal que institui a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet (PL 2630/2020), que está esperando votação na Câmara dos Deputados, foi o tema do discurso do vereador Luiz Eustáquio (PSB), na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (2). Favorável à aprovação da matéria, ele disse que “muita gente é contra o projeto porque defende a mentira”. Evangélico, o vereador reforçou que “o pai da mentira é o diabo, mas infelizmente há muitos evangélicos defendendo a mentira. Isso é vergonhoso”.

O vereador Professor Mirinho (SD) cobrou, na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (2), que a Compesa faça ações de desentupimento de canaletas de esgoto na Rua Amsterdã, na Imbiribeira, e o tratamento de esgoto na comunidade da Ilha de Deus, ambas na Zona Sul da cidade. Ele relatou que tem recebido várias reclamações dos moradores sobre a situação das comunidades. “É inadmissível que as pessoas continuem passando por essa situação”, disse.

O projeto de lei federal chamado Projeto de Lei de Conversão (CLV) número 09/2023, que remaneja 5% dos recursos do “Sistema S”, em votação no Congresso Nacional, foi criticado pelo vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), na tribuna da reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (02). De acordo com ele, as instituições Sesc e Senac sofrerão vários cortes na atuação em prol da sociedade caso os artigos 11 e 12 da proposição sejam aprovados. “Me preocupa porque as instituições são fundamentais para o desenvolvimento da cidade”, afirmou.