Liana Cirne destaca voto de aplausos à UFRPE e projeto de lei em conjunto com Eriberto Rafael

A vereadora Liana Cirne (PT) debateu o requerimento de número 12.221/2023, de sua autoria, concedendo voto de aplausos e congratulações à Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), pelo Projeto Universidade de Formação Aberta à Pessoa Idosa. “A UFRPE dá um exemplo com este programa. Precisamos que ele se amplie para todo o Estado. O meu voto de aplauso é pelo ineditismo e pelo trabalho excepcional que é desenvolvido junto à sociedade civil e para a população idosa, que é vítima de preconceito de idadismo”, afirmou. Na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (13), a parlamentar também debateu o PLO 207/2023, de sua autoria, em conjunto com o vereador Eriberto Rafael (PP). Ambas as proposições foram aprovadas em plenário.

De acordo com Liana Cirne, o Programa Universidade Aberta é um projeto que a UFRPE estabeleceu em parceria com Prefeitura do Recife para oferecer cursos ao público idoso, com 50% de investimento de cada lado. “O programa se destina ao público de idosos, com duas turmas, num total de 120 estudantes. Desses, apenas três desistiram do programa ao longo do curso. É um dos menores índices de evasão de um programa educacional que conheci”, assegurou Liana Cirne.

A vereadora explicou que o programa “é inovador, não exige requisitos prévios e é de formação continuada para o público adulto”. Ainda segundo ela, trata-se de um dos programas mais exemplares organizados dentro da proposta da ONU, que colocou a década de 2020 a 2030 como sendo a do envelhecimento saudável. “A proposta do curso é crescer e ser profissionalizante, pois ainda não o é”. A vereadora afirmou que vai apresentar um requerimento para fazendo um apelo para que o Governo do Estado amplie e financie a parceria do Universidade Aberta para outros municípios.

“Esta edição não conseguiu atender os idosos de outras cidades, pois tratava-se de uma parceria com a Prefeitura do Recife”. Ela lembrou que o programa é uma forma de combate ao idadismo, que é o preconceito de idade. “O idadismo é um preconceito invisibilizado. As pessoas não falam sobre esse preconceito, nem se comove”. Ela acrescentou que, na Câmara do Recife, a Frente Parlamentar da Pessoa Idosa, está trabalhando sugestões de política pública “para um programa de envelhecimento saudável” e que também está trabalhando um glossário sobre o idadismo.

Nossa Senhora - A vereadora Liana Cirne voltou à tribuna, desta vez para debater os pareceres número 220/2023 e 187/2023, respectivamente, das comissões de Legislação e Justiça; e de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, opinando pela aprovação do projeto de lei Ordinária (PLO) número 207/2023. Esse PLO é de sua autoria, em conjunto com o vereador Eriberto Rafael (PP), que considera Patrimônio Cultural Imaterial do Recife a “Festa de Nossa Senhora da Conceição”. Ela afirmou que “é uma alegria formalizar uma proposta sobre o que de fato já é”.

A vereadora agradeceu “a generosidade do vereador Eriberto Rafael, pois os nossos projetos de lei seriam protocolados ao mesmo tempo. E ele propôs que propuséssemos um PLO em conjunto”. Ela lembrou, ainda, que em dezembro de 2021, utilizou a tribuna da Câmara Municipal para fazer um discurso prestigiando a Festa do Morro, mas também para denunciar uma das agressões racistas que a festa sofreu. “Na época, um pastor fez agressões contundentes. Mas a festa é um patrimônio cultural. E agora sendo formalmente reconhecido, passa a ser oficial. A festa, todos os anos, leva milhares de fiéis aos pés da santa”, disse

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) pediu aparte e parabenizou tanto a vereadora Liana Cirne, quanto o vereador Eriberto Rafael (PP) “pelo reconhecimento oficial da Festa do Morro como patrimônio cultural. Para além de um ato de fé, a festa é uma construção do povo recifense”. Cida Pedrosa ressaltou que os festejos de Nossa Senhora da Conceição, em dezembro, têm “um forte sincretismo cultural”, pois comemora-se Nossa Senhora, mas também há comemorações similares do candomblé. “Também foi do Morro da Conceição que os gritos da Teologia da Libertação partiram do povo e desceram o Morro, a partir da liderança de Reginaldo Veloso; era uma padre ligado a dom Hélder um dos criadores da Teologia da Libertação”.

O vereador Felipe Alecrim (PSC) também parabenizou os vereadores Liana Cirne e Eriberto Rafael. “Caminhamos na igreja que Cristo fundou”, disse, acrescentando que é autor de um projeto de lei que estabelece a passagem de ônibus gratuita nos dias da Festa de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife, em 16 de julho; quanto na Festa de Nossa Senhora da Conceição, em 8 de dezembro. “Eu não consigo nem imaginar se Nossa Senhora tivesse abortado o seu filho Jesus. O que seria da humanidade sem o nosso mestre? Ela tem um papel fundamental na história da humanidade”, salientou.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife sobre o voto de aplausos.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife sobre a Festa do Morro da Conceição.

Em 13.11.2023.