A vereadora Liana Cirne (PT) promoveu uma audiência pública, juntamente com Osmar Ricardo (PT), para debater a situação dos Agentes de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial do Recife (AADEEs). Profissionais de diversas unidades educacionais, pais, alunos e representantes da gestão pública compareceram ao evento realizado no plenarinho da Casa de José Mariano, na manhã desta quinta-feira (15). “A audiência partiu da iniciativa dos Agentes e das mães de crianças com necessidades especiais”, destacou Cirne.
A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara do Recife promoveu uma reunião nesta quarta-feira (14) para votar pareceres a propostas legislativas que tramitam na Casa. Ao todo, o grupo – que é presidido pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) – se posicionou a favor de três projetos de lei, sendo um deles de Pedrosa e os outros dois da vereadora Michele Collins (PP). Na ocasião, a presidente distribuiu, ainda, outros oito projetos às relatoras para a emissão de pareceres.
Na manhã desta quarta-feira (14), a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) promoveu uma audiência pública, no plenarinho da Casa de José Mariano, para debater sobre a questão dos públicos para as artes cênicas no Recife. “Esta é a quarta audiência pública de um ciclo de momentos que a gente vem fazendo para pensar o teatro e as artes cênicas na nossa cidade”, destacou a parlamentar. Vários artistas e produtores fizeram questão de comparecer no evento.
A quadrilha junina, também conhecida como quadrilha matuta ou quadrilha caipira, foi homenageada como manifestação folclórica no plenário da Câmara Municipal do Recife, na noite desta terça-feira (13), por iniciativa do vereador Ebinho Florêncio (Podemos). O tema da solenidade, presidida pelo vereador Zé Neto (PROS), foi: “As quadrilhas juninas e seus festejos”. Grupos da dança popular, cantoras e cantores de forró, além de instrumentistas e produtores de banda de forró foram homenageados e receberam um certificado.
As condições de trabalho dos fiscais de controle urbano do Recife foram alvo de uma audiência pública promovida pela Câmara Municipal na tarde desta terça-feira (13). Requerido pelo vereador Samuel Salazar (MDB), o evento ocorreu no plenarinho da Casa de José Mariano e reuniu representantes da gestão municipal e de associações profissionais da área.
Na última reunião realizada antes do recesso parlamentar do meio do ano, a Comissão de Segurança Cidadã aprovou cinco projetos de Lei Ordinária (PLO) na tarde desta terça-feira (18). Entre os projetos aprovados está o de número 102/2023, de autoria do vereador Rinaldo Junior (PSB), que dispõe sobre a identificação dos torcedores nos estádios de futebol no município do Recife.
Na próxima quinta-feira (15), é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Para repercutir a data e cobrar a implementação de políticas públicas para essa população, a vereadora Elaine Pretas Juntas (PSOL) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (13), durante a reunião plenária. De acordo com ela, o número de violações de direitos contra pessoas idosas tem crescido no país.
Três temas foram debatidos pelo vereador Ivan Moraes (PSOL) durante a reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (13): o primeiro foi a movimentação da sociedade civil em favor da reabertura do Cinema São Luiz, que está fechado há um ano; o segundo assunto abordado foi a necessidade de contratação de psicólogos e assistentes sociais para cerca de 400 escolas municipais; e o terceiro, a qualidade de vida no centro do Recife, que será tema de uma audiência pública.
A vereadora Liana Cirne (PT) subiu à tribuna na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (13), para destacar duas emendas aprovadas, de sua autoria, ao projeto de lei do Executivo nº 19/2023 que dispõe sobre as diretrizes para elaboração e execução da Lei Orçamentária de 2024 (LDO). Uma refere-se à criação da Comissão Permanente de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa e a segunda trata-se do respeito à Política Nacional das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista e Estatuto da Pessoa com Deficiência.
A vereadora Aline Mariano (PP) denunciou que um cão de raça pequena, com apenas quatro anos de idade, foi brutalmente esfaqueado e depois arremessado do 5º andar do condomínio Conjunto Residencial Caxangá, na Zona Oeste do Recife. “Quero registrar hoje a minha indignação com a barbaridade, a selvageria e a falta de senso de humidade em um crime cometido contra um animal de estimação ocorrido no bairro da Várzea”, disse, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (13).