Câmara do Recife homenageia organizações que atuam na defesa da pessoa com deficiência

Com um trabalho dedicado à defesa dos direitos das pessoas com deficiência através da promoção da inclusão, quebra de barreiras e construção de uma sociedade mais justa e equitativa, 32 organizações foram homenageadas nesta segunda-feira (11), na Câmara do Recife, por iniciativa da vereadora Elaine Cristina (PSOL). “A reivindicação de direitos a partir da organização popular trouxe uma série de avanços para nossa legislação, como, por exemplo, a Lei Brasileira de Inclusão, a Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência, a inclusão de Agentes de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial nos estabelecimentos de ensino que possibilitam desenhar um caminho mais inclusivo e justo para essas pessoas”, disse.

A mesa de honra da solenidade foi presidida pelo vereador Eriberto Rafael (PP), e composta, também, pela presidente do Instituto Artur Vinicius (IAV), Fabiola Maciel. 

Autora da iniciativa, a vereadora Elaine Cristina disse entender os desafios enfrentados por famílias formadas por pessoas atípicas porque também é uma mãe atípica. "É por isso que reconhecemos e valorizamos imensamente o incansável trabalho dessas organizações, que não apenas levantam a bandeira da igualdade, mas também proporcionam apoio prático e emocional às pessoas com deficiência e às suas famílias", afirmou. Ela destacou o impacto significativo das organizações na sociedade. "O trabalho não é fácil e, muito menos, simples de ser feito. Suas ações reverberam não apenas na esfera pública, mas também nos corações e nas vidas daqueles que, por muito tempo, foram marginalizados", pontuou. 

De acordo com a parlamentar, as instituições homenageadas garantem o cumprimento dos direitos fundamentais e inspiram na construção de uma comunidade que celebra a diversidade e promove o acolhimento. "Por isso, em nome desta Casa Legislativa, expresso a minha profunda gratidão e aplaudo essas organizações visionárias. Que continuemos a colaborar, lado a lado, para construir um Recife onde todas e todos tenham a oportunidade de florescer, independentemente das diferenças". 

Representando todas as organizações, a presidente do Instituto Artur Vinicius (IAV), Fabiola Maciel ocupou a tribuna e fez as suas considerações. Ela explicou que a ONG que representa tem o nome do seu filho, que estava presente na solenidade, e que trabalha, sobretudo, com o acolhimento das mães. "São tantas nomenclaturas que nos dão e eu costumo dizer que somos apenas mães", disse. De acordo com ela, o IAV tem um trabalho 100% voluntário e que atua na busca pelo direito das pessoas com deficiência, pessoas raras, pessoas neuroatípicas, na busca pelo olhar às pessoas invisibilizadas. "O IAV tem como propósito acolher essas mães e mulheres e, assim como ele, muitas outras instituições que estão aqui cumprem com maestria esse papel". 

Fabiola Maciel destacou a importância da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência [Lei de número 13.146 de 6 de julho de 2015] como um divisor de águas na vida das pessoas com deficiência. "Tem muita coisa que a gente quer que aconteça, que saia do papel e chegue em nossas vidas, mas a Lei Brasileira de Inclusão, uma lei federal, que foi feita através de tantas mãos na convenção da ONU, foi um divisor de águas na vida e no segmento da pessoa com deficiência. Já em seu primeiro artigo ela levanta a barreira de que pessoas com deficiência são, antes de tudo, pessoas, e já quebra aquela história de portadores, de especiais, de coitadinhos. É a dignidade à pessoa. A pessoa que chega primeiro. O meu filho não é cadeirante, ele é uma pessoa usuária de cadeira de rodas". 

De acordo com a presidente do IAV criticou também práticas capacitistas. "A Lei Brasileira da Pessoa com Deficiência diz que as pessoas com deficiência têm direitos e nós temos os deveres de cumpri-los. A cultura do capacitismo vem de uma forma muito violenta para a pessoa com deficiência, com doença rara, neuroatípica, e para toda a sua família. Convoco todos vocês a conhecerem essa lei e quebrar essa barreira do capacitismo, entendendo e percebendo que isso faz parte de cada um de nós. Se fala muito sobre essa teoria que temos de achar que o outro é capaz ou não de fazer, que possamos multiplicar a quebra da cultura do capacitismo e entender que as pessoas com deficiência chegam e irão aonde elas quiserem. O nosso papel é só respeitar e entender que eles têm os seus desejos e planejamentos", afirmou. 

 

Organizações homenageadas: 

 ALIANÇA DE MÃES E FAMÍLIAS RARAS (AMAR)

ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE DOS CEGOS DO RECIFE (ASSOBECER)

ASSOCIAÇÃO DE ASSISTÊNCIA À CRIANÇA DEFICIENTE (AACD)

. ASSOCIAÇÃO DE FAMÍLIAS PARA O BEM-ESTAR E TRATAMENTO DA PESSOA COM AUTISMO (AFETO)

ASSOCIAÇÃO DE MÃES DE ANJOS AZUIS

ASSOCIAÇÃO DE PAIS, AMIGOS E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DE

. FUNCIONÁRIOS DO BANCO DO BRASIL E DA COMUNIDADE (APABB)

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DE PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DO CENTRO DE REABILITAÇÃO E

. EDUCAÇÃO ESPECIAL (APACREE)

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS (APAE)

ASSOCIAÇÃO DE SURDOS DE PERNAMBUCO (ASSPE)

ASSOCIAÇÃO DE TECNOLOGIA E AMPARO AOS DEFICIENTES FÍSICOS (ASL)

ASSOCIAÇÃO DOS DEFICIENTES FÍSICOS DO ESTADO DE PERNAMBUCO (ADEFEPE)

ASSOCIAÇÃO DOS FAMILIARES E AMIGOS DOS PORTADORES DE DOENÇAS NEUROMUSCULARES (ADONEM)

ASSOCIAÇÃO CULTURAL EDUARDO HUET (ACEH) 

ASSOCIAÇÃO NOVO RUMO

ASSOCIAÇÃO PERNAMBUCANA DE PORTADORES DE ESCLEROSE MÚLTIPLA 

ASSOCIAÇÃO PESTALOZZI DO RECIFE

CENTRO EVANGÉLICO DE REABILITAÇÃO E TREINAMENTO OCUPACIONAL (CERTO)

CENTRO PRÓ-INTEGRAÇÃO CIDADANIA E ARTE – INTEGRARTE

CENTRO DE REABILITAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA CRIANÇA (CERVAC)

CLUBE ATLÉTICO PARAOLÍMPICO PERNAMBUCANO

CLUBE DOS GIRASSÓIS 

CLUBE LEÕES SOBRE RODAS

FRATERNIDADE CRISTÃ DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DE PERNAMBUCO (FCD)

GRUPO UNIVERSITÁRIO DE REABILITAÇÃO INFANTIL (GURI)

INSTITUTO ANTÔNIO PESSOA DE QUEIROZ (IAPQ)

INSTITUTO DE INCLUSÃO E CIDADANIA DE PERNAMBUCO (IICPE)

INSTITUTO ARTHUR VINÍCIUS (IAV)

INSTITUTO DE REABILITAÇÃO INFANTIL (IRI)

UNIÃO DE MÃES DE ANJOS (UMA)

UNIDADE DE EDUCAÇÃO INTEGRADA (UNEDIN)

 

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 11.12.2023