Notícias

A Câmara Municipal do Recife realizou, por iniciativa do vereador Eduardo Moura (Novo), a entrega do Título de Cidadã do Recife à delegada Lídia Barci, durante reunião solene realizada na noite desta quinta-feira (7). Atualmente titular da Delegacia de Jardim São Paulo, Lídia Barci, natural de São Paulo (SP), chegou ao Recife no ano de 2008 para atuar na Polícia Civil de Pernambuco. A solenidade, que estava repleta de amigos e familiares da homenageada, foi presidida pelo vereador Felipe Alecrim (Novo).

Nesta terça-feira (7), os servidores e visitantes da Câmara Municipal do Recife tiveram oportunidade de saber mais sobre a importância da doação de sangue. Trata-se de uma ação de divulgação da “Campanha Doar para Salvar/2025” – uma parceria firmada entre a Fundação Hemope, a Casa de José Mariano, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE). A Campanha será realizada na próxima terça-feira, dia 12, no hall da Biblioteca da Alepe.

A Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara Municipal do Recife reuniu-se, na manhã desta quinta-feira (7), para analisar cinco projetos de lei. Destes, quatro receberam parecer pela aprovação, dentre eles, o projeto de lei número 138/2025, do vereador Osmar Ricardo (PT), que concede às mães atípicas inscritas em programas habitacionais populares do Recife a prioridade de contemplação. Outras dez proposições foram distribuídas entre os membros do colegiado para análise posterior. O presidente da Comissão, vereador Fabiano Ferraz (MDB), conduziu o encontro que contou com a presença dos vereadores Júnior de Cleto (PSB) e Eduardo Mota (PSB).

A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal do Recife reuniu-se por videoconferência, na manhã desta quarta-feira (6), para analisar os pareceres apresentados a 18 proposições. Entre projetos de lei, de resolução e de decretos legislativos - oito foram aprovados e dez, rejeitados. Estiveram presentes no encontro, o presidente do colegiado, vereador Rinaldo Junior (PSB), além dos vereadores Carlos Muniz (PSB), Gilberto Alves (PRD) e Gilson Machado Filho (PL).

A prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, repercutiu na Câmara Municipal do Recife. Durante a reunião plenária desta terça-feira (5), o vereador Thiago Medina (PL) criticou a decisão, enquanto a vereadora Liana Cirne (PT) defendeu o cumprimento da medida.

O vereador Rinaldo Junior (PSB) celebrou, em reunião plenária nesta terça-feira (5), na Câmara Municipal do Recife, os dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e Emprego, em relação ao Recife. A capital pernambucana foi a que mais gerou empregos com carteira assinada no mês de maio, com 4.121 novos postos de trabalho, o melhor desempenho registrado desde 2020. “Hoje quase 8 mil pessoas saem de casa para trabalhar em uma obra da Prefeitura do Recife ou numa unidade de saúde. A quantidade de trabalhadores nomeados durante essa gestão é imensa, e isso mostra que o maior programa social que o nosso município pode ter é a geração de emprego", afirmou.

A Frente Parlamentar de Fiscalização de Obras da Câmara do Recife, representada pelo vereador Hélio Guabiraba (PSB), reuniu-se na tarde desta terça-feira (5) para dar posse a um novo membro do colegiado: O vereador Fabiano Ferraz (MDB) assumiu em lugar do vereador vereador Gilberto Alves (PRD), que solicitou a saída por incompatibilidade de agendas. O novo integrante do colegiado recebeu as boas vindas e disse ser "um momento de muita gratidão ter sido escolhido como membro desta tão importante Frente. O Recife vem tendo muitas obras que carecem de um acompanhamento deste Poder Legislativo". Também estiveram presentes na reunião os vereadores Rinaldo Junior (PSB), Eduardo Mota (PSB) e Chico Kiko (PSB).

Um extenso debate tomou conta do plenário da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (5), durante a votação do projeto de lei do Executivo (PLE) número 5/2025, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração e execução da Lei Orçamentária (LDO) de 2026. A proposição recebeu 22 emendas apresentadas pelos parlamentares, foi aprovada em duas votações - em reunião Ordinária e Extraordinária - e segue para a sanção do prefeito João Campos.

O vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos), durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife realizada nesta terça-feira (5), repercutiu encontro com o vice-prefeito do Recife, Victor Marques, em que tratou sobre a requalificação e reforma da orla de Boa Viagem, Zona Sul da cidade. O parlamentar elogiou o desenho do projeto que trará, segundo ele, melhorias ao turismo e maior frequência da área. “O projeto da nova orla de Boa Viagem vai ficar encantador e a gente vai conseguir atender efetivamente vários segmentos. E isso me deixa muito feliz, sobretudo porque eu pude participar da discussão de como poderia ampliar o leque de atendimento às atividades esportivas de uma maneira geral”.

O requerimento de nº 6.703/2025, que solicita ao prefeito da cidade para que proceda com a criação de um centro público integrado de acolhimento e internação 24h para pessoas em situação de rua, foi tema de debate durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (5). O requerimento é de autoria do vereador Felipe Alecrim (Novo), que pediu o apoio dos demais parlamentares para a aprovação e defendeu a medida. Ele foi aparteado pelo vereador Eduardo Moura (Novo), que fez as suas considerações acerca do tema.