Notícias

O vereador Felipe Alecrim (PSC) dirigiu-se à tribuna, nesta segunda-feira (12), na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, para comentar o projeto de lei de sua autoria (234/2022), que trata de afixação de placas informativas sobre a Entrega Legal nas Unidades públicas e privadas de saúde situadas no Recife. A matéria encontra-se em tramitação nas Comissões.

Uma audiência pública promovida na Câmara do Recife nesta quarta-feira (7) discutiu temas que estão na ordem do dia sobre o futuro da atenção básica à saúde no município, como a necessidade de expansão da cobertura e a regulamentação local do modelo de financiamento instituído pelo Governo Federal. O evento, que contou com a participação de setores sociais ligados à saúde, foi requerido pela bancada do PSOL no Poder Legislativo, formada pela vereadora Dani Portela (PSOL) e pelo vereador Ivan Moraes (PSOL). O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) também integrou o debate.

Presidida pelo vereador Felipe Francismar (PSB), a Comissão de Legislação e Justiça realizou reunião na tarde desta quarta-feira (7), quando analisou 21 matérias legislativas e, dessas, aprovou 17. Entre as proposições aprovadas, três são de autoria do Poder Executivo (PLE), outras 12 são de autoria dos vereadores (projetos de lei Ordinária) e dois projetos de resolução (PRES). Os outros quatro projetos de lei, todos eles PLOs, foram rejeitados. Também participaram da reunião os vereadores Samuel Salazar (MDB) e Rinaldo Junior (PSB).

Eles trabalham por um mundo mais inclusivo, justo, equitativo e estão sempre empenhados em realizar as necessidades dos mais vulneráveis. Por isso, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o 5 de dezembro como o Dia Internacional do Voluntariado. Através do mandato do vereador Tadeu Calheiros (Podemos), a Câmara Municipal do Recife realizou uma reunião solene na tarde desta quarta-feira (7) para homenageá-los, destacando as ações feitas por 20 organizações filantrópicas que trabalham no município, entre elas a Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer de Pernambuco, o Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NACC-Recife), o Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer e o Samaritanos e Peregrinos.

Para analisar dois projetos de lei do Poder Executivo (PLE número 46/2022 e PLE número 58/2022), a Comissão de Finanças e Orçamento realizou reunião na tarde desta quarta-feira (7), quando aprovou as duas propostas que agora ficam dependendo apenas do julgamento de mais um colegiado, o de Legislação e Justiça, para ir a plenário. A reunião foi presidida pelo vereador Samuel Salazar (MDB) e contou com as presenças dos vereadores Osmar Ricardo (PT), Almir Fernando (PCdoB) e Marco Aurélio Filho (PRTB).

Sob a presidência do vereador Zé Neto (PROS), a Comissão de Planejamento Urbano e Obras realizou reunião na tarde desta quarta-feira (7), quando analisou e aprovou três projetos de lei. Dois foram oriundos do Poder Executivo (PLE), que agora ficam dependendo de pareceres de outras comissões para serem analisados a plenário; e o outro, projeto de lei Ordinária (PLO) número 296/2022, de autoria da vereadora Michele Collins (PP). Além do presidente, participaram da reunião os vereadores Wilton Brito (PSB), vice-presidente do colegiado; e Chico Kiko (PP).

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara do Recife promoveu o último encontro do ano nesta quarta-feira (7), de forma remota, e fez um balanço das atividades realizadas no período. Além disso, o colegiado recebeu um grupo de moradores da comunidade de Coqueiral, Zona Oeste do Recife, para tratar sobre problemáticas na qualidade de moradia e segurança da localidade. O encontro, que contou com a presença da presidente, vereadora Michele Collins (PP), dos vereadores Ivan Moraes (PSOL) e Joselito Ferreira (PSB), também teve em pauta dois projetos de lei Ordinária (PLO) e a distribuição de outros cinco.

Na Câmara Municipal do Recife, o vereador Felipe Alecrim (PSC) promoveu uma reunião solene para homenagear os 73 anos de fundação da Rádio Olinda, na manhã desta quarta-feira (7). A emissora, fundada em 8 de dezembro de 1949, alguns anos depois foi adquirida pela Arquidiocese de Olinda e Recife para ampliar a sua ação evangelizadora. Muitos ouvintes fizeram questão de prestigiar a reunião solene no plenário, conduzida pelo vereador Paulo Muniz (SD), com a participação do padre Damião Silva, comunicador e diretor Executivo da emissora, e do padre Marcelo Silva, da Igreja Nossa Senhora dos Remédios.

A Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara do Recife reuniu-se, nesta quarta-feira (7), de forma remota, para discutir o projeto de lei do Executivo de número 58/2022, que altera a Lei Municipal nº 16.065/95 que estabelece normas para a urbanização de logradouro, por iniciativa da comunidade. O vereador Júnior Tércio (PP) conduziu a reunião que contou com a participação dos vereadores Paulo Muniz (Solidariedade), Tadeu Calheiros (Podemos) e Luiz Eustáquio (PSB).

A Abolição da Escravatura ocorrera havia 34 anos. O fim da 1ª Guerra Mundial, quatro anos. Naquele 1922, oficialmente, foi criado o bairro de Jardim São Paulo. A comemoração dos 100 de existência dessa comunidade é o reconhecimento de que ela faz parte da história da cidade, do Estado, do País. Foi por isso que a Câmara Municipal do Recife, através do mandato do vereador Zé Neto (PROS), homenageou o bairro, em reunião solene, realizada na noite desta terça-feira (6). Cinquenta e um cidadãos honorários de Jardim São Paulo receberam certificados das mãos do parlamentar durante a solenidade.