Alcides Cardoso quer Semana de Incentivo ao Empreendedorismo na Terceira Idade no calendário oficial de eventos
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de pessoas com idade superior a 60 anos chegará a 2 bilhões até 2050, o que representará um quinto da população mundial. Além disso, um estudo realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a partir dos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), demonstrou que os empreendedores brasileiros com 65 anos ou mais são os que mais empregam no país. Mesmo correspondendo a apenas 7,3% do total de donos de negócios de pequeno porte, constituem o grupo que proporcionalmente mais gera emprego entre os pequenos negócios.
Com base nessas informações, o vereador defende a criação de novas oportunidades para quem deseja empreender após a aposentadoria. “Nota-se que o empreendedorismo é uma alternativa para ter uma vida mais ativa, mesmo após a aposentadoria, razão pela qual muitos brasileiros têm escolhido esse caminho. Mas para construir um negócio bem-sucedido, é necessário elaborar um bom planejamento, estudar o mercado e buscar capacitação. Esta semana é uma chance de oferecer esse conhecimento”, afirmou Alcides Cardoso.
A Semana Municipal de Incentivo ao Empreendedorismo na Terceira Idade terá um caráter educativo, com o objetivo de estimular os idosos a adquirir conhecimentos sobre empreendedorismo, por meio da promoção de ações, campanhas, palestras, debates, cursos, entre outras atividades. “Esta seria uma iniciativa de grande importância para estimular os idosos a desenvolver seus próprios negócios, conferindo autonomia a essa parte da população, de forma a promover a inclusão social, além de oportunizar a geração de empregos e renda”, justificou o autor do projeto.
Em 12.07.2023