Os vereadores da Câmara Municipal do Recife debateram o requerimento nº 168/2025, de autoria do vereador Alef Collins (PP), dirigindo apelo ao Secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas do Estado de Pernambuco no sentido de implantar, pelo menos, um hub de cuidados em crack e outras drogas. A proposição teve pedido de vista da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) e não foi votada pelos parlamentares, durante a reunião plenária da Casa realizada nesta segunda-feira (24).
A falta de condições de infraestrutura do Hospital Getúlio Vargas e a defesa da gestão do prefeito João Campos foram os tópicos abordados pelo vereador Luiz Eustáquio (PSB), na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (24). “Sobre a fala de um dos vereadores que me antecedeu, eu gostaria de dizer que João Campos é o prefeito mais bem avaliado que essa cidade já teve. A quantidade de serviços que ele fez e tem feito aqui, nessa cidade, é muito grande. Estão reclamando do prazo das obras, mas vai precisar de mais tempo para finalizar porque são muitas as demandas", afirmou. "Sobre o Hospital Getúlio Vargas, o prédio está todo rachado com risco de cair em cima das pessoas. Duas mil pessoas vão àquela unidade todos os dias". O parlamentar pediu providências ao governo do Estado. "Muitos servidores trabalham ali naquela unidade de saúde e estão correndo risco todos os dias e a governadora tem que garantir a segurança da população”.
O aumento do número de efetivo para os cargos de Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente de Saúde Ambiental e Combate às Endemias (Asace), além de melhorias para o exercício profissional da categoria, foram debatidos na reunião plenária realizada pela Câmara do Recife, nesta segunda-feira (24). O tema veio a plenário a partir da discussão e votação do requerimento número 624/2025, de autoria do vereador Thiago Medina (PL), dirigindo indicação à Secretária Municipal de Saúde para que promova a nomeação dos próximos candidatos aprovados no concurso público nº 001/2024, da Prefeitura.
Durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (24), o vereador Osmar Ricardo (PT) afirmou que o diálogo dos servidores municipais com a Prefeitura, para tratar sobre a campanha salarial, foi marcado para março. “O governo resolveu marcar a data da primeira reunião que vai discutir o reajuste dos trabalhadores do Recife, que será no dia 18 de março. Nós, enquanto Sindicato dos Servidores Públicos do Recife (Sindsepre), entregamos as nossas pautas. Vai ser uma negociação dura. Esperamos que esse debate inicie para que a gente dê um fim rápido e possamos, de fato, corrigir os salários dos funcionários, dos servidores do Recife”, disse.
A 1ª Conexão Recentro, realizada no início de fevereiro pela Prefeitura do Recife, em parceria com a Sudene e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), foi repercutida pela vereadora Flávia de Nadegi (PV), durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal desta segunda-feira (24). O evento teve como objetivo reunir empresários e investidores interessados em imóveis multiusos no Centro do Recife. “São investimentos que serão dados à nossa população com o custo mais baixo, sempre com o objetivo de fazer com que o Centro do Recife volte a ter vida própria. É importante trazer essa informação aqui, na tribuna, para que a gente entenda que vários setores da sociedade estão preocupados em dar vida e voltar a fazer com que o Centro pulse os três turnos do dia, não só com moradias, mas com geração de emprego, economia”, destacou.
Durante a reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (24), a vereadora Kari Santos (PT) manifestou “voto de repúdio” ao ex-presidente Jair Bolsonaro que está em visita a Pernambuco. Segundo ela, trata-se “do maior negacionista da história” do País, e também o responsável pela compra tardia da vacina para combater o vírus da covid-19. “Ele tentou ainda dar um golpe de estado e fez planos para matar o presidente Lula, o seu vice (Geraldo Alckmin) e um ministro do STF (Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes)”.
O vereador Júnior de Cleto (PSB) se pronunciou nesta terça-feira (18), durante a reunião plenária da Câmara do Recife, para discutir dois requerimentos de sua autoria que se encontravam em votação. Na ocasião, a Casa aprovou ambos os pedidos do parlamentar. Nas matérias, ele solicita do poder público municipal a limpeza e a contenção de uma encosta no bairro de Dois Unidos, bem como o cálculo de um subsídio para atingir o equilíbrio econômico-financeiro das linhas interbairros do Serviço de Transporte Complementar de Passageiros do Recife (STCP). O vereador Agora é Rubem (PSB) defendeu a iniciativa.
A reunião de instalação da Comissão de Políticas Públicas da Juventude foi promovida na Câmara do Recife na tarde desta terça-feira (18), com a presença de todos os seus membros efetivos. Na ocasião, os parlamentares que compõem o colegiado elegeram o vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos) como presidente do grupo para o biênio 2025-2026. Já o vereador Felipe Francismar (PSB) ficou com a vice-presidência da Comissão.
A convocação de diversos secretários municipais à Câmara do Recife gerou debate entre parlamentares no plenário, durante a reunião Ordinária desta terça-feira (18). O assunto é tema do requerimento número 215/2025, de autoria do vereador Thiago Medina (PL), que defendeu a medida para esclarecer a recente reforma administrativa da Prefeitura, aprovada em janeiro na Casa de José Mariano e sancionada pelo Executivo. Além do autor, os vereadores Rinaldo Junior (PSB) e Eduardo Moura (Novo) também discutiram o assunto. Em votação nominal, o requerimento foi rejeitado, com 22 votos contrários, cinco votos favoráveis e duas abstenções.
Locais de atendimento para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e profissional de apoio para acompanhar essas crianças nas escolas. Estas são propostas feitas através de dois requerimentos do vereador Paulo Muniz (PL) aprovados pelos parlamentares na tarde desta terça-feira (18), na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife. O autor da proposta, além das vereadoras Liana Cirne (PT) e Ana Lúcia (Republicanos) debateram as matérias antes da votação.