Notícias

Na tarde desta segunda-feira (28), na Sala das Comissões da Câmara Municipal do Recife foi realizada a instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Primeira Infância. Tal colegiado será composto pela vereadora Flávia de Nadegi (PV), eleita a representante do grupo; além dos vereadores Ana Lúcia (Republicanos); Júnior de Cleto (PSB); Tadeu Calheiros (MDB) e Fred Ferreira (PL).

Promover a inclusão e a acessibilidade das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no futebol. Essa é a missão do projeto Autistas da Ilha, que foi homenageado na Câmara do Recife nesta segunda-feira (28), com a aprovação de um voto de aplausos formulado pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos). Na ocasião, a parlamentar discutiu a matéria para frisar sua importância.

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal do Recife reuniu-se, nesta segunda-feira (28), por videoconferência, para analisar nove projetos de lei de autoria de diversos parlamentares. Destes, cinco foram aprovados, dois foram rejeitados, um teve pedido de vista e uma proposição foi retirada de pauta. Uma das matérias aprovadas, projeto de lei número 23/2025, pretende implementar o “Programa Bolsa Azul”, de autoria do vereador Agora É Rubem (PSB), que visa conceder auxílio financeiro para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Localizado no terreno do antigo Aeroclube do Pina, na Zona Sul do Recife, o Parque Eduardo Campos deve receber mais recursos para a sua conclusão com o anúncio de uma nova licitação de execução de obras. O processo, anunciado pela Prefeitura do Recife no dia 17 de abril, vai agregar mais R$ 20,4 milhões ao projeto e despertou críticas de vereadores da Câmara Municipal nesta segunda-feira (28). Durante a reunião plenária, os vereadores Eduardo Moura (Novo) e Thiago Medina (PL) comentaram o tema.

Durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (28), o vereador Luiz Eustáquio (PSB) destacou o projeto de lei número 68/2025, de sua autoria, que institui no Calendário Oficial de Eventos do Recife o Dia Municipal em Memórias às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. “Esse projeto não traz uma comemoração, ele traz um indicativo para a nossa sociedade da quantidade de pessoas que são vitimizadas a cada ano, da quantidade de pessoas que sofrem com o acidente de trabalho e pessoas que ficam inutilizadas e outras que perdem a vida. Para vocês terem ideia, em 2022, 612.900 mil pessoas foram acidentadas. Dessas, 2.500 foram a óbito naquele ano e a gente fica preocupado”, afirmou. A proposição foi aprovada em primeira votação e volta ao plenário nesta terça-feira (29) para a segunda.

Ao pedir destaque de quatro leis municipais do Recife, num conjunto de 22, que estavam previstas para serem revogadas sob a alegação de que estão ociosas, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) impediu que elas fossem votadas em primeira discussão na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal, na manhã desta segunda-feira (28). A iniciativa do revogaço foi do vereador Paulo Muniz (PL), para quem muitas leis e decretos que estão em vigor não têm mais eficácia e que “o excesso de leis inúteis e obsoletas contribui para a burocracia, para o desincentivo ao empreendedorismo e para a corrupção”.

As negociações para o reajuste salarial dos professores da rede municipal de ensino do Recife, bem como dos servidores públicos municipais foram defendidas em discursos proferidos pelos vereadores Osmar Ricardo (PT) e Ana Lúcia (Republicanos), na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife realizada nesta segunda-feira (28).

Uma moção de apoio à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 8/2025, de iniciativa da deputada federal Erika Hilton (PSOL/SP), que dispõe sobre a redução da jornada de trabalho para quatro dias por semana no Brasil, foi debatida na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (28). A moção é o que propõe o requerimento de número 1462/2025, de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), que deu início aos debates, do qual fizeram parte a vereadora Jô Cavalcanti (PSOL) e os vereadores Gilson Machado Filho (PL) e Rinaldo Junior (PSB).

A falta d’água no bairro de Linha do Tiro, Zona Norte do Recife, foi criticada pelo vereador Júnior de Cleto (PSB), durante a reunião plenária da Câmara Municipal desta segunda-feira (28). Ele disse que os moradores realizaram um protesto para cobrar o abastecimento. “A comunidade fechou a principal rua, a Avenida Uriel de Holanda, porque não aguenta mais a falta d’água. A gente, como porta-voz do povo, vem aqui chamar a atenção do poder público, do Governo do Estado, para que olhe por quem precisa. As comunidades pedem socorro com a falta d’água no Recife. Tem rua em Linha do Tiro que está há 100 dias sem água. Tem rua que está há quatro meses. Compesa, coloque água na torneira do povo”, pediu.