O presidente da Câmara Municipal, vereador Romerinho Jatobá (PSB), recebeu nesta terça-feira (24) o cônsul-geral do Japão no Recife, Hiroaki Sano. Em visita de cortesia à Casa de José Mariano, Sano tratou dos laços entre o país asiático e o município, destacando eventos culturais que podem servir para aproximar a população nipônica local e os recifenses. Na ocasião, as autoridades trocaram presentes e votos de boas relações.
A realização da “1ª Jornada sobre o trabalho interno da Casa de José Mariano” marca o início das atividades da Escola do Legislativo da Câmara municipal do Recife. O evento, que começou nesta segunda (23) e segue até a quarta-feira (25), ocorre no plenarinho e é destinado a vereadores e funcionários da Câmara. O presidente da Escola do Legislativo, vereador Zé Neto (Pros), afirmou que a ideia principal é valorizar o serviço público, aprimorando as ações para melhor atender aos recifenses. "Quando o servidor é fortalecido, quem se fortalece é a Casa".
O bairro do Beberibe esteve entre as preocupações do vereador Hélio Guabiraba (PSB) em 2022. Ao longo do ano passado, o parlamentar apresentou uma série de requerimentos que buscam melhorias na comunidade, em especial para o mercado local e para a praça da Convenção, localizada na área. Os pedidos foram aprovados pelo plenário da Câmara Municipal e remetidos para a Prefeitura do Recife.
O Concurso “Comida di Buteco”, criado no ano 2000 para promover a culinária de botecos e pequenos restaurantes da cidade, acaba de tornar-se um evento oficial. A lei nº 19.019/2022, de autoria do vereador Almir Fernando (PCdoB), inclui o concurso no Calendário Oficial de Eventos do Recife, a ser celebrado anualmente no mês de abril.
A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) lança na próxima terça-feira (24) sua campanha de doação de sangue para o período do Carnaval. Até o dia 17 de fevereiro, o Hemope conta com a participação dos cidadãos do Recife para preparar os estoques da sangue da entidade para os festejos. Neste ano, a terça-feira de Carnaval está marcada para o dia 21 de fevereiro.
Criar, em cada escola do Recife, uma Comissões de Conscientização, Prevenção e Enfrentamento da Violência e Promoção dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes. É esse o intuito do projeto de lei nº 137/2022, proposto pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos). Caso seja aprovada e sancionada pela Prefeitura, a norma valerá tanto para as escolas privadas quanto para as unidades de ensino público localizadas na capital.
Com a presença de moradores e profissionais de saúde, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), juntamente com o presidente da Câmara Municipal, Romerinho Jatobá (PSB), no final da tarde desta quarta-feira (18), descerraram a placa que marca a entrega à população da Unidade de Saúde da Família (USF) José Severiano da Silva. O espaço, que fica em Campo Grande, na Zona Norte da cidade, foi totalmente reestruturado e ampliado.
Canal de interlocução da Casa de José Mariano com a sociedade, a Ouvidoria da Câmara do Recife promoveu nesta quarta-feira (18) um curso de capacitação para os seus servidores. Na ocasião, foi apresentada uma proposta para agilizar o processo de resposta do órgão às mensagens enviadas pelos cidadãos. O evento, que ocorreu no plenarinho da Casa, contou com a presença do ouvidor-geral do Poder Legislativo, o vereador Marco Aurélio Filho (PRTB).
Pessoas com deficiência ou idosas que sejam pais ou responsáveis de alunos ou alunas da rede pública municipal de ensino poderão ganhar o direito da garantia de vaga próxima a sua residência. É esse o objetivo do projeto de lei nº 87/2021, de autoria do vereador Eriberto Rafael (PP), que se encontra em tramitação na Câmara do Recife. Caso seja aprovada e sancionada, a medida terá validade apenas nas unidades de ensino com vagas disponíveis na série em que a matrícula será realizada.
O projeto de lei Ordinária nº 276/2022, de autoria do vereador Zé Neto (PROS), considera como prática abusiva os empréstimos bancários consignados concedidos sem a devida solicitação do consumidor residente no município do Recife. A proposta tem como objetivo determinar que a pessoa que recebeu os valores não requisitados fique desobrigada de fazer a devolução da quantia.