Notícias

A política de saúde mental no Recife foi tema da audiência pública promovida pela vereadora Aline Mariano (PP), na manhã desta sexta-feira (18), no plenarinho. Representantes de gestão municipal, federal, órgãos, especialistas e população em geral acompanharam as discussões. “Todos e todas têm direto a um acompanhamento devido de saúde”, afirmou a parlamentar.

A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife aprovou, em encontro realizado nesta sexta-feira (18), primeira reunião do semestre após a volta dos trabalhos legislativos, 18 proposições, sendo seis projetos de lei Ordinária (PLO) e 12 projetos de decreto legislativo (PDL). Sob a presidência do vereador Zé Neto (PROS), com a presença da vereadora Michele Collins (PP) e dos vereadores Rinaldo Junior (PSB) e Samuel Salazar (MDB), um dos PLOs aprovados foi o de número 102/2023, que dispõe sobre a identificação dos torcedores nos estádios de futebol do Recife.

Autora do projeto de lei que originou a Lei Municipal número 18.947/2022, que institui o Dia Municipal do Choro Luperce Miranda, a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) realizou reunião solene, nesta sexta-feira (18), na Câmara Municipal do Recife para festejar a data. Mais conhecido como Chorinho, é um estilo musical próprio da esfera urbana no Brasil e é considerado, também, uma manifestação da Cultura do Recife. Durante a solenidade, 54 músicos que tocam chorinho e se apresentam profissionalmente ou em momentos de lazer, além de nove grupos de choros e de espaços que acolhem “choristas, chorões e choronas”, receberam um certificado das mãos da parlamentar.

Uma reunião solene foi realizada na Câmara Municipal do Recife, na noite desta quinta-feira (17), por iniciativa do vereador Ivan Moraes (PSOL), para homenagear os afoxés, que este mês conquistaram novo status cultural oficial no Recife. Durante o evento, 31 grupos de afoxé e mais duas instituições, receberam um voto de aplauso das mãos do parlamentar, que é o autor do projeto de lei que originou a Lei Municipal 19.067/2023, tornando a manifestação como Patrimônio Cultural Imaterial do Recife.

O advogado, militante dos direitos humanos e diretor de Governança Ambiental e Social do Grupo Ser Educacional Sérgio Murilo Junior recebeu, na tarde desta quinta-feira (17), a Medalha de Mérito José Mariano. Considerada a mais alta comenda da Câmara Municipal, a homenagem foi concedida em uma reunião solene promovida no plenário da Casa, por iniciativa do vereador Paulo Muniz (SD). O primeiro-secretário do Poder Legislativo municipal, vereador Eriberto Rafael (PP), presidiu a cerimônia.

Na manhã desta quinta-feira (17), o assistente técnico da Seleção Brasileira Feminina de Voleibol, Paulo do Rego Barros Júnior, mais conhecido como Paulo Coco, recebeu o Título de Cidadão do Recife, numa iniciativa do presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Romerinho Jatobá (PSB). O plenário da Casa de José Mariano recebeu amigos, familiares e também contou com outras presenças especiais: as meninas do vôlei do Brasil e o técnico José Roberto Guimarães. O vereador Eriberto Rafael (PP) presidiu a solenidade.

Ele revela talentos, descobre valores, aproxima os excluídos. Praticado por atletas e clubes que não são profissionais, o futebol amador é motivo de alegria e muitas vezes funciona como a única fonte de lazer de várias comunidades recifenses. Por essas e outras razões, os times de várzea foram homenageados numa reunião solene realizada na tarde desta quarta-feira (17) pelo vereador Helio Guabiraba, que entregou certificados a 37 representantes de agremiações que causam orgulho, mexem com sentimentos e unem moradores de bairros, vilas e regiões da periferia.

A tentativa de definir uma regulamentação municipal do transporte de passageiros e de mercadorias por aplicativo em motocicletas foi tema de uma audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira (16), no plenarinho da Câmara do Recife. Por iniciativa do vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), o debate tratou sobre o crescimento da categoria após a pandemia da covid-19, a importância da regulamentação dos motociclistas que trabalham por aplicativo, assim como a atenção que os profissionais precisam ter no trânsito para evitar acidentes e tragédias.

Corridas e caminhadas, aulas de ginástica, jogos, dança, lutas, exercícios, orientação nutricional a hipertensos, diabéticos, obesos e cardiopatas. Essas são algumas das atividades desenvolvidas pelo programa Academia da Cidade, da Prefeitura do Recife, que foi tema de uma audiência pública promovida nesta terça-feira (15) pela Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Tadeu Calheiros (Podemos). Lotado, o plenarinho do Poder Legislativo sediou uma discussão sobre alguns dos problemas enfrentados pelos polos do programa.

Sob a presidência do vereador Almir Fernando (PCdoB), a Comissão de Segurança Cidadã da Câmara Municipal do Recife realizou reunião na tarde desta terça-feira (15) quando fez a distribuição de quatro projetos de lei Ordinária (PLO) para análise e emissão de pareceres. A secretária de Defesa Social, Carla Patrícia Cintra Barros da Cunha, que foi convidada para apresentar o modelo de segurança a ser adotado pela governadora Raquel Lyra, não compareceu.