Professor Mirinho faz alerta sobre o desaparecimento de crianças
O vereador Professor Mirinho disse ter ficado consternado após assistir o filme que retrata o desaparecimento de crianças latino-americanas. “Esse filme apresenta fatos reais que acontecem a todo instante no mundo todo, inclusive no Brasil, que é sobre o desaparecimento de crianças. Os parlamentares, deputados estaduais e deputados federais, deveriam criar leis mais rígidas sobre o tema”, afirmou. Segundo o parlamentar, o sequestro de crianças é motivado pelo tráfico ilegal para adoção ilegal, tráfico de órgãos e fins sexuais. “Isso não pode acontecer, mas está acontecendo e estamos calados, na inércia, enquanto crianças estão desaparecidas”, alertou.
Projeto Juventude Presente - Ainda durante a reunião plenária, Professor Mirinho lamentou o término do Programa Juventude Presente, criado pelo ex-governador Paulo Câmara. O Programa é uma estratégia de prevenção social, que contribui para a desconstrução dos valores historicamente indutores da violência e da criminalidade, com a oferta de Oficinas de Conexão Sociocultural, de diversas temáticas de interesse da juventude, nos 44 territórios prioritários, estimulando o protagonismo juvenil e a Cultura de Paz.
“Um programa que conta com diversas oficinas, prática de capoeira, grafitagem, futebol e engloba cerca de 2.100 crianças e jovens. Esses jovens, além de estarem ligados ao esporte e à cultura, escutam temas transversais como drogas, prostituição e alcoolismo. É um Programa que está no fim e sem colocar um outro programa no lugar. Esses jovens vão para onde, sem escutar um direcionamento? Vão cair no mundo das drogas e aí sofrem as famílias e amigos. Um programa como esse como não pode deixar de existir”, disse.
O vereador acrescentou ainda que o governo estadual atual também não está conduzindo a segurança púbica como deveria. “A governadora Raquel Lyra tira esse programa de pauta e vai sobrecarregar a segurança pública. Segurança essa que já está deficitária. Hoje, teríamos que ter, no mínimo, 27 mil policiais militares atuando, e só temos 16 mil. É um déficit de quase 11 mil policiais militares que estão fora das ruas".
Professor Mirinho lembrou que foi lançado um edital para a segurança pública, através do qual serão contratados 250 policiais civis, 2.400 policiais militares e 45 delegados. "Acredito que continuará faltando a segurança pública no nosso estado e na Região Metropolitana do Recife. Está na hora de rever os conceitos da governadora que está perdida. Não temos segurança e não temos projetos. Tomara que a governadora tenha na pauta um projeto para colocar no lugar do Juventude Presente que vai fazer muita falta para os nossos jovens”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife da fala sobre o desaparecimento de crianças.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife sobre o Programa Juventude Presente.
Em 25.09.2023