Dia Municipal do Médico Veterinário é celebrado em solene

O Dia Municipal do Médico Veterinário (lei 18.041/2014) foi comemorado no último dia 9 e a Câmara Municipal do Recife celebrou a data, numa iniciativa do vereador Almir Fernando (PCdoB), na tarde desta segunda-feira (25). Há 90 anos, segundo o parlamentar, em 9 de setembro de 1933, o Decreto nº 23.133 efetivou a primeira regulamentação da medicina veterinária no Brasil. “Pela primeira vez, foram determinados os campos de atuação e as condições para o exercício da Medicina Veterinária. Por isso, a data de publicação do decreto marca o Dia do Médico Veterinário no Brasil”. A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) presidiu a solenidade.

O vereador Almir Fernando destacou o valor da profissão do médico veterinário para a sociedade e disse que era difícil as pessoas associarem a profissão com alguns locais de atuação da categoria, a exemplo das indústrias de produtos de origem animal.   “Quem se lembra do médico veterinário quando está saboreando uma refeição? E quem sabe que médicos veterinários são fundamentais para negócios como granjas, frigoríficos, entrepostos, queijarias e toda a indústria de produtos de origem animal? Poucas pessoas fazem essa associação e muitas relacionam esse profissional apenas ao cuidado com cães, gatos ou outros animais domésticos. Mas a medicina veterinária é muito mais que isso, ela é ciência, é medicina, é agro, é única e vai além”.

O parlamentar citou o quantitativo de profissionais atuantes no país e lembrou a campanha com o slogan “Médico Veterinário. Médico com V de Vida”. " A Campanha vem sendo trabalhada desde 2021 para reforçar o conceito de saúde única,  ou seja, uma conexão entre as saúdes ambiental, animal e humana. O Brasil conta com quase 240 mil médicos veterinários, dos quais 182,3 mil estão em atuação. Eles estão em mais de 80 áreas, como inspeção e fiscalização de produtos de origem animal, nas perícias médico-veterinárias, ensino e pesquisa em todo o país. Também cuidam da prevenção de zoonoses, doenças transmitidas de animais para seres humanos, produção de remédios, vacinas, entre tantas outras atividades. Finalizo citando uma frase de Karine Santiago: ser veterinário é entender o paciente sem ouvir nenhuma palavra, ter misericórdia e compaixão pelos indefesos. É enxergar a natureza com outros olhos, é ter um lindo propósito de vida!”.  Após o discurso de Almir Fernando, 13 profissionais receberam um certificado do parlamentar pelos relevantes serviços prestados à sociedade.

Representando os homenageados, a médica veterinária Uérica Lima agradeceu pelo reconhecimento e falou dos desafios e estímulos da profissão. “É uma prática que vai além do gostar ou amar, é para aqueles que conseguem suportar os desafios impostos a nós que, verdadeiramente amamos o que fazemos. Além de cuidar do bem-estar dos animais domésticos, silvestres e de grande e médio porte, a medicina veterinária também atua na prevenção, controle, erradicação e tratamento de doenças relacionadas à saúde dos animais que, muitas vezes, reflete na saúde humana”, afirmou. 

Uérica Lima apresentou dados do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e informou que as mulheres representam 49% da classe em atividade. “Somos as doutoras, mestras, gestoras de negócios, professoras, supervisoras, técnicas, mães, esposas, filhas e irmãs. Apesar das diferenças e diversidades cultural, estamos unidas em um só propósito: exercer a nossa profissão com toda a competência e responsabilidade a nós atribuída, nos opondo a qualquer discriminação que nos seja posta”, disse.

Por sua vez, o médico veterinário André Guimarães destacou a importância da medicina veterinária na sua trajetória de vida. “Sou uma pessoa humilde e que veio de uma família humilde. A minha mãe sempre prezou pelos estudos para que eu pudesse ser alguém na vida. A minha trajetória começou na Universidade Federal Rural de Pernambuco, em 2002. Eu me formei em 2007, iniciando a carreira profissional na clínica de pequenos animais. Eu sou muito grato e feliz por tudo o que me tornei e estar aqui hoje é uma vitória”, salientou.  

Ao final da solene, Ana Lúcia disse que a medicina veterinária avançou muito nos últimos tempos e parabenizou Almir Fernando pela iniciativa do evento na Casa. “A medicina veterinária evoluiu nessas quatro últimas décadas e a gente pode encontrar profissionais até nas comunidades mais populares. É um profissional importante para os nossos animais e eles orientam com relação à alimentação, cuidados médicos e até com a saúde bucal dos animais. De fato, Almir Fernando, você está de parabéns hoje porque a gente precisa reconhecer os veterinários que, ao longo dessas últimas décadas, cresceram muito e são muito valorosos”.  

  

Homenageados (as) Dia Municipal do Médico Veterinário (a):

 

1

 DRA. ALINNE REZENDE DE SOUZA

2

 DR. ANDRÉ GUIMARÃES

3

 DR. FRED AUGUSTO LEITE ZEFERINO

4

 DRA. IRIS KAROLINE SIMÕES DOS SANTOS

5

 DR. IZÁCIO CUNHA DE SÁ ALBUQUERQUE NETO

6

 DRA. KAREN MASCARO GONÇALVES DA SILVA

7

 DR. LEONARDO C. DE LIMA C. CALADO

8

 DRA. NADJA MARIA SILVA DE LIMA

9

 DRA. NATÁLIA CAVALCANTE CINTRA DE MACÊDO

10

 DRA. PATRÍCIA DELGADO FALCÃO

11

 DRA. REJANE NOGUEIRA DE AZEVEDO

12

 DRA. UERICA LIMA

13

 DR. USMAN ABDULHADI

 

Clique aqui e acompanhe a solenidade na íntegra.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 25.09.2023