O vereador Eduardo Moura (Novo) reclamou do atraso de uma obra no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, durante a reunião plenária realizada pela Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira (22). Segundo o parlamentar, o pontilhão para trânsito de pedestres, entre as ruas Cônego Romeu e Engenheiro Izael Diógenes, em Setúbal, deveria ter sido iniciado em março de 2024, e concluído em 8 de junho do ano passado, mas só começou na última quinta-feira (17). “A obra está orçada em R$ 3 milhões e 200 mil”, acrescentou. Ele afirmou que, além do atraso, “o início foi atrapalhado, com um engarrafamento”, pois uma escavadeira interditou as ruas Copacabana e Luiz Pimentel. “Eu fiquei num engarrafamento de quase uma hora e constatei que houve dois acidentes no local”, acrescentou.
A Caderneta da Criança do Recife, lançada pela Prefeitura na última quarta-feira (16), foi repercutida pela vereadora Flávia de Nadegi (PV), durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (22). A caderneta está disponível no Conecta Recife. “A gestão do Recife mais uma vez sai na vanguarda do cuidado pela Primeira Infância, sendo a primeira cidade a ter a Caderneta Digital da Primeira Infância. Nós sabemos da importância da conectividade na vida de todo mundo, sobretudo hoje, numa vida dinâmica e de muita praticidade, ter todas as informações da sua criança em apenas um clique. A caderneta faz uma interlocução entre os setores da Prefeitura, ela coloca uma interdisciplinaridade na interação entre dados da Secretaria de Saúde, Educação e, logo mais, na Assistência Social”, disse. A parlamentar aproveitou a ocasião para lamentar o falecimento do papa Francisco, na segunda-feira (21).
A Câmara Municipal do Recife aprovou, em duas votações, durante as reuniões Ordinária e Extraordinária, nesta terça-feira (22), o projeto de lei do Executivo (PLE) número 04/2025. A proposta institui a isenção do pagamento da retribuição pecuniária de uso aos permissionários do Mercado Público da Madalena durante o período em que ocorrerem os serviços de reforma para a recuperação do equipamento, em decorrência do incêndio ocorrido no último dia 12, e cria o Auxílio Emergencial aos permissionários impactados a cada fase da obra. O PLE foi destacado na tribuna da Casa pelos vereadores Felipe Alecrim (Novo), Jô Cavalcanti (PSOL), Eduardo Moura (Novo) e Ana Lúcia (Republicanos), e seguiu para sanção do prefeito da cidade.
A morte do primeiro papa latino-americano, o papa Francisco, nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, foi repercutida pelos vereadores do Recife durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal, nesta terça-feira (22). O plenário fez um minuto de silêncio e diversos parlamentares destacaram qualidades do pontífice, como o papel humanitário, defesa dos direitos humanos e justiça social, luta contra a desigualdade e pela fraternidade entre os povos. Na tribuna da Casa, os vereadores Chico Kiko (PSB), Samuel Salazar (MDB) e Carlos Muniz (PSB), além da vereadora Jô Cavalcanti se revezaram para prestar o reconhecimento.
A mais alta comenda do Poder Legislativo Municipal, a Medalha de Mérito José Mariano, foi entregue pela Câmara do Recife, na tarde desta quarta-feira (16), a um dos líderes da preservação cultural e da luta contra o racismo religioso no município, Júlio César Gomes da Silva, o babalorixá Júnior de Ajagunã, por iniciativa do vereador Osmar Ricardo (PT). O parlamentar justificou que o homenageado reúne todos os méritos para ser agraciado com a Medalha, “em razão de sua trajetória marcada pela dedicação à humanidade, pela luta incansável em defesa da paz social e pela promoção dos direitos humanos, consolidando-se como uma liderança comunitária e espiritual de relevância mundial”.
As comissões de Desenvolvimento Econômico, presidida pelo vereador Luiz Eustáquio (PSB), e de Legislação e Justiça, presidida pelo vereador Rinaldo Junior (PSB), da Câmara do Recife, fizeram a análise e aprovação de um projeto de lei do Executivo (PLE), durante reuniões realizadas nesta quarta-feira (16). O PLE em questão é o de nº 04/2025, que pede a isenção do pagamento da retribuição pecuniária de uso aos permissionários do Mercado Público da Madalena durante o período em que ocorrerem os serviços de reforma para a recuperação do equipamento, em decorrência do incêndio ocorrido em 12 de abril de 2025, e cria o Auxílio Emergencial aos permissionários impactados a cada fase da obra.
A Escola do Legislativo da Câmara Municipal do Recife promoveu, na manhã desta quarta-feira (16), um curso sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2025. O evento ocorreu no plenarinho e os servidores da Casa puderam tirar dúvidas sobre normas pertinentes à elaboração da LDO; diretrizes orçamentárias de política fiscal, como alinhar emendas parlamentares às diretrizes legais e dicas práticas para o gabinete atuar com eficiência, entre outras.
Responsáveis por garantir direitos previdenciários e assistenciais – como aposentadorias e pensões –, as advogadas e os advogados previdenciaristas foram homenageados pela Câmara do Recife na noite desta terça-feira (15), em reunião solene promovida no plenário da Casa de José Mariano. O evento, de iniciativa do vereador Felipe Francismar (PSB), marcou a celebração do Dia do Advogado Previdenciarista, comemorado anualmente em 10 de março. O vereador Samuel Salazar (MDB) conduziu a cerimônia.
Às vésperas da data oficial, celebrado em 19 de abril, a Câmara Municipal do Recife realizou uma reunião solene para homenagear o Dia do Exército Brasileiro, na tarde desta terça-feira (15), por iniciativa do vereador Tadeu Calheiros (MDB). O parlamentar registrou que o Exército tem sido testemunha e personagem da nossa História e está presente desde a defesa do Brasil Colônia. “Nessa homenagem à instituição, faz-se digno de nota registrar a trajetória de Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. Ao longo da vida militar, pautou sempre suas ações por uma conduta exemplar, coragem, dedicação e patriotismo”, disse, ao fazer a justificativa do evento. A solenidade, que lotou de militares o plenário e as galerias da Casa de José Mariano, foi presidida pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos).
Dois requerimentos apresentados pela vereadora Liana Cirne (PT) em benefício da categoria das professoras e professores da rede pública municipal de ensino foram aprovados nesta terça-feira (15) na Câmara do Recife. Durante a reunião plenária, a parlamentar ocupou a tribuna para discutir os requerimentos nº 2717/2025 e nº 2718/2025, que solicitam, respectivamente, mudanças nas tabelas de promoção por tempo de serviço – de 3,1% a 3,65% para 5% a cada interstício – e por titulação – de 11,75% para 15% no caso de especialização, de 8% para 20% no caso de mestrado e de 9% para 25% no caso de doutorado. “Nós precisamos ter atrativos para a carreira de professora e de professor maiores do que as que nós temos hoje. Sobretudo, na cidade do Recife. Recife é, hoje, o município da Região Metropolitana com o pior salário para as professoras e professores”, defendeu.