No segundo quadrimestre deste ano, que compreende os meses de maio a agosto, a Prefeitura do Recife cumpriu as metas estabelecidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal, garantindo o equilíbrio das contas públicas no período. Por extensão, os dados apresentados também dizem respeito ao acumulado dos oito meses deste ano. Foi essa a conclusão do relatório que contém a avaliação dos números da execução orçamentária do município do Recife e que foi apresentado pela Secretaria Municipal de Finanças na audiência pública híbrida realizada pela Câmara Municipal do Recife, através da Comissão de Finanças e Orçamento, na tarde desta terça-feira (30).
A situação da rua Conselheiro Silveira de Souza, no bairro do Cordeiro, foi alvo de um discurso proferido pelo vereador Gilson Machado Filho (PL) nesta terça-feira (30). Durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta manhã, o parlamentar defendeu na tribuna a aprovação do requerimento nº 9.241/2025, de sua autoria. O texto, que foi aprovado pelo conjunto dos parlamentares, pede que a Autarquia de Urbanização do Recife (URB) adote providências para concretizar o alinhamento e requalificação das calçadas da via. De acordo com Machado Filho, a obra é uma promessa não cumprida pela Prefeitura. “Essa obra começou em maio de 2024 e era para ter terminado em outubro do mesmo ano”, disse. “Já passou o inverno do ano passado, o inverno deste ano, e a rua Conselheiro Silveira de Souza não ficou pronta”.
Celebrados anualmente em 1ª de outubro, os dias Nacional e Internacional das Pessoas Idosas foram lembrados pela Câmara do Recife durante a reunião plenária desta terça-feira (30). Na ocasião, as vereadores e os vereadores aprovaram o requerimento nº 9.591/2025, do vereador Tadeu Calheiros (MDB), para conceder voto de aplausos às pessoas idosas em alusão a essas datas. Antes da votação, o vereador Gilson Machado Filho (PL) ocupou a tribuna para cobrar melhorias nas calçadas da capital para facilitar a mobilidade dessa população.
O vereador Felipe Alecrim (Novo) se dirigiu à tribuna da Casa de José Mariano, na reunião plenária desta terça-feira (30), para tecer críticas à gestão municipal do Recife. O parlamentar elencou uma série de problemas em várias áreas, sobretudo na infraestrutura urbana e afirmou que recebe reclamações da população através de um trabalho do seu mandato, chamado "Gabinete nas Ruas". O vereador Gilson Machado Filho (PL) participou do debate.
Um levantamento elaborado pelo portal de notícias G1 sobre a quantidade de matérias legislativas apresentadas pelos parlamentares da Câmara do Recife foi tema de um discurso proferido pela vereadora Flávia de Nadegi (PV) nesta terça-feira (30). Durante a reunião plenária, ela repercutiu a sua boa colocação no ranking de parlamentares que apresentaram mais projetos de lei Ordinária. A vereadora ficou em segundo lugar na classificação, divulgada na segunda-feira (29). “Esse reconhecimento não é apenas um reconhecimento pessoal. Ele é um reflexo do trabalho, do compromisso firmado desde o primeiro dia do nosso mandato. Estar entre os parlamentares mais ativos é um incentivo, mas também é um lembrete de que ainda há muito a ser feito”.
A Câmara do Recife debateu, em reunião plenária realizada nesta terça-feira (30), requerimento nº 9.335/2025, de autoria do vereador Agora É Rubem (PSB). O pedido, que foi aprovado, é direcionado ao presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, com o objetivo de garantir mobilidade urbana adequada, acessibilidade e efetivação do direito social ao transporte público, o estudo da possibilidade de criação de uma nova linha de ônibus interligando o Terminal Integrado da Guabiraba ao bairro de Afogados, Zona Oeste da cidade. Além do autor do requerimento, o vereador Júnior de Cleto (PSB) destacou a importância do pleito para os moradores.
Um requerimento sobre a realização de uma reunião solene, na Câmara Municipal do Recife, em homenagem às Forças de Segurança Pública suscitou um debate a respeito do armamento da Guarda Municipal da cidade. A proposição é de autoria do vereador Fabiano Ferraz (MDB) e foi discutida no plenário da Casa pelos vereadores Eduardo Moura (novo), Felipe Alecrim (Novo) e Gilson Machado Filho (PL).
O vereador Eduardo Moura (Novo) ocupou a tribuna da Câmara Municipal do Recife, na reunião plenária realizada nesta terça-feira (30), para fazer críticas ao prefeito João Campos. Ele questionou a participação do prefeito na entrega do Título de Cidadão do Recife ao cantor de samba Thiaguinho e também contestou declarações sobre o Supremo Tribunal Federal (STF) e afirmações a respeito de bolsonaristas. Os vereadores Alef Collins (PP) e Gilson machado Filho (PL) participaram do debate.
Dois requerimentos de autoria do vereador Fred Ferreira (PL) foram debatidos e aprovados durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (30). O primeiro a ser defendido pelo autor, foi o nº 9.078/2025, que concede moção de repúdio à 24ª Parada da Diversidade de Pernambuco. Já a segunda proposição destacada, nº 9.077/2025, apresenta voto de aplauso ao evento realizado no dia 7 de setembro em Boa Viagem, que celebrou a independência do Brasil e promoveu a mobilização cívica da população. Em aparte, a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) criticou os pedidos e declarou voto contrário.
Casos de violência e necessidade de uma cultura paz dentro das escolas. Estes assuntos foram abordados pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos) durante a reunião plenária da Câmara do Recife, nesta terça-feira (30). Ela citou dois casos recentes de mortes de alunas em unidades de ensino do Estado e disse se tratar "de mais que um grito de socorro". "Toda a comunidade escolar do nosso Estado presenciou cenas que jamais podemos admitir como normais: uma aluna de 12 anos foi brutalmente agredida dentro de uma escola estadual e, poucos dias depois, no Sertão, uma meninas de apenas 11 anos, após ter sido espancada, perdeu a sua vida”, lamentou. "Elas foram vítimas da omissão, da falta de estrutura, da ausência de protocolos de proteção, de uma política, de uma cultura de paz dentro das unidades de ensino". A parlamentar disse, ainda, que é fundamental mais investimentos para a educação e um maior número de profissionais na área.