Na manhã desta terça-feira (16), a Câmara do Recife recebeu a visita de alunos do Colégio Anglo Líder, unidade do Cordeiro. Acompanhados por professores, os estudantes vieram conhecer o funcionamento do Legislativo Municipal e foram recebidos pelo vereador Aderaldo Pinto (PSB).
“Ser mãe é uma missão nobre e desafiadora, que exige muita dedicação, amor, paciência e coragem”. Essas palavras foram ditas pelo vereador Víctor André Gomes (União Brasil) durante reunião solene, na Câmara Municipal do Recife, em homenagem às “Mães, protagonistas que fazem acontecer”. O evento foi presidido pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), na tarde desta segunda-feira (15). O plenário ficou repleto de mães e filhos, moradores de vários bairros da cidade, e sete mulheres foram homenageadas com a entrega de um certificado.
Na tarde desta segunda-feira (15), uma audiência pública foi realizada no plenarinho, tendo como tema: “O papel do Metrô na Mobilidade Urbana”. A iniciativa partiu da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB). Desde março de 1985, o metrô do Recife opera como um meio de transporte para a cidade e região metropolitana. São 37 estações, sendo considerado o terceiro maior metrô do Brasil, tanto em número de passageiros quanto em número de estações. Representantes de órgãos, sociedade civil e população em geral participaram do debate.
A morte da gestante Raquel Pedro da Silva, que faleceu na última quarta-feira (10) após ter sofrido uma queda na Policlínica e Maternidade Professor Barros Lima, no Recife, motivou um discurso proferido pelo vereador Tadeu Calheiros (Podemos) nesta segunda-feira (15). Presidente recém-empossado da Comissão de Saúde da Casa, o parlamentar lamentou o caso, fez uma defesa dos profissionais de saúde da capital e refletiu sobre problemas estruturais das maternidades do Recife, principalmente a falta de servidores. Na tribuna, ele sugeriu a criação de um grupo de trabalho para investigar as condições em que essas unidades se encontram.
A vereadora Liana Cirne (PT) ocupou a tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (15) para tratar de duas sugestões de seu mandato ao aplicativo Conecta Recife, da Prefeitura. As propostas, apresentadas por meio de requerimentos, solicitam que a plataforma incorpore ferramentas de alerta para mulheres ameaçadas pela violência de gênero e para a denúncia de casos de exploração sexual de crianças e adolescentes. Durante a reunião plenária desta amanhã, o Poder Legislativo aprovou o primeiro desses requerimentos, de nº 5073/2023, que trata da criação do “botão do pânico virtual” no Conecta Recife.
A situação da rua Engenheiro Arnulfo Falcão, no bairro de Passarinho, na Zona Norte do Recife, foi alvo de um requerimento apresentado pelo vereador Ronaldo Lopes (PSC) e aprovado pela Câmara Municipal nesta segunda-feira (15). A proposta indica à Autarquia de Urbanização do Recife (URB) a realização do serviço de pavimentação com paralelos e a drenagem da via. Durante a reunião plenária em que a matéria foi discutida, nesta manhã, o parlamentar subiu à tribuna para frisar o pedido.
O vereador Chico Kiko (PP) repercutiu a morte de Raquel Pedro da Silva, 30 anos, que foi vítima de traumatismo craniano ao levar uma queda na Maternidade Barros Lima, em Casa Amarela, na semana passada. A sua bebê recém-nascida também não resistiu e veio a falecer. “Esse caso, que está sendo debatido por diversos vereadores, realmente configura um caso de negligência ocorrido naquela maternidade”, disse, na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta segunda-feira (15).
Durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira (15), a vereadora Liana Cirne (PT) citou nota pública dos representantes da sociedade civil no Conselho Estadual de Política Cultural de Pernambuco. “Eles denunciam o fato de que uma portaria determinou a abertura de inscrições para vagas na composição desse conselho. A portaria foi publicada sem ter sido deliberada com o colegiado do mandato atual”.
O vereador Ivan Moraes (PSOL) fez destaque do requerimento nº 5016/2023, de sua autoria, dirigindo indicação à Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Política sobre Drogas para que sejam adotadas providências visando à melhoria das condições de trabalho e funcionamento do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), no bairro do Ibura. A proposição foi aprovada.
O vereador Rinaldo Junior (PSB) considerou que foi “mais um gol de placa do prefeito João Campos” a criação do projeto de lei do Executivo (PLE) número 15/2023, que institui o Programa Valorização de Iniciativas Juvenis - Vai Jovem - no âmbito da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas. Analisado em primeira discussão, na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta segunda-feira (15), a proposta foi aprovada por maioria absoluta, bem como a emenda modificativa da relatoria da Comissão de Legislação e Justiça e a emenda aditiva da relatoria da Comissão de Políticas Públicas da Juventude.