Almir Fernando defende manutenção de encostas

O tema manutenção das encostas do Recife foi motivo de debates na Câmara do Recife nesta segunda-feira (4). O vereador Almir Fernando (PCdoB) foi um dos parlamentares que subiram à tribuna para falar sobre o assunto. Em discussão, estava o requerimento número 9.699/2023, de autoria do vereador Ronaldo Lopes (PSC), que solicita à Prefeitura a manutenção de todas as encostas e muros de arrimo que foram ou serão executados pelo Poder Executivo. A matéria foi retirada de pauta a pedido do vereador Rinaldo Junior (PSB).

Em seu discurso, Almir Fernando disse que tem procurado tratar do problema por meio da apresentação de propostas legislativas e de conversas mantidas com o prefeito João Campos (PSB). É do parlamentar a autoria do projeto de lei número 283/2022, que tramita na Casa de José Mariano e busca autorizar a criação do “Programa Rapel nos Morros”, destinado à manutenção e à limpeza das encostas do município.

“A gente tem projeto de lei, que está circulando nas comissões, solicitando contratação de trabalhadores permanentes de rapel para fazer essa limpeza. A prefeitura constrói várias encostas, inclusive com muro de arrimo embaixo. O que tem necessidade é fazer a manutenção daquelas telas argamassadas para fazer com que a barreira continue”, argumentou. “Se não tiver a manutenção da tela argamassada, daqui a pouco vai estar tudo cheio de mato, capim, infiltrações, rachaduras”.

Em aparte, o vereador Victor André Gomes (UB) salientou que a temática precisa ser abordada tendo em vista questões específicas. “Acho [o requerimento de Lopes] importante, talvez o vereador Ronaldo Lopes tenha tido o melhor dos interesses para colocar isso em pauta, para a gente discutir aqui na nossa Casa, mas fica tão abrangente que a gente não consegue focar. Eu gostaria de colocar como ponto de foco principal a barreira do Alto do Cruzeiro, que há mais de 50 anos permanece da forma que se encontra. É uma barreira grave, que prejudica diretamente os moradores daquela região”.

Também em aparte, Ronaldo Lopes reforçou seu pedido pela aprovação do requerimento nº 9.699 e sugeriu a realização de uma audiência pública e de visitas aos locais de encostas. “Não basta simplesmente monitorar, mapear e fazer a contenção de encostas”, afirmou. “Também tem que ter uma equipe para fazer a manutenção dessas encostas. Temos equipes para fazer a manutenção de uma rua, de uma escadaria. Por que ainda não existe uma equipe nessas secretarias para fazer a manutenção das barreiras que foram construídas?”

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 04.09.2023