Notícias

A campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio foi tema do discurso do vereador Professor Mirinho (Solidariedade), na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (6). O parlamentar destacou a importância de se colocar no lugar do outro para tentar ajudar algum amigo ou conhecido que esteja passando por problemas, evitando, assim, a possibilidade de alguma tentativa de suicídio.

Projetos de inovações urbanas, feitos a partir do envolvimento do poder público com os moradores dos bairros de Afogados (na Zona Oeste) e do Alto do Eucalipto (Zona Norte), foram temas de discurso do vereador Eriberto Rafael (PP), na reunião plenária híbrida, da Câmara do Recife, realizada na manhã desta terça-feira (6). “A partir de uma parceria da população com a Secretaria de Inovação Urbana, da Prefeitura Municipal, foi possível transformar pontos de descarte de lixo em áreas humanizadas, de convívio social”, elogiou.

Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (6), o vereador Ivan Moraes (PSOL) criticou a Prefeitura do Recife que não estaria atendendo a todas as pessoas que se cadastraram para receber o Auxílio Municipal Emergencial das chuvas. Algumas, segundo o parlamentar, estariam com dificuldades até de acessar o aplicativo do AME. “Este mandato tem insistido para que a Prefeitura do Recife cumpra o compromisso que realizou com as pessoas que perderam seus bens nas chuvas de maio. Foram cerca de 20 mil, que perderam todos os seus bens, de acordo com a própria Prefeitura. Mas já se passaram três meses do episódio de maio e até agora muita gente não recebeu o auxilio”, lamentou o vereador.

A mais alta comenda do Legislativo Municipal, a Medalha de Mérito José Mariano, foi concedida ao deputado estadual Rodrigo Cavalcanti Novaes, na noite desta segunda-feira (5), no plenário da Câmara do Recife. A iniciativa partiu do vereador Zé Neto (PROS) que justificou a honraria destacando ações do homenageado, tanto como político, como à frente da Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco. A solenidade foi conduzida pelo vereador Romerinho Jatobá (PSB), presidente da Casa de José Mariano, e teve à Mesa, o diretor-presidente da Empetur, Antônio Neves Batista.

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal do Recife reuniu-se por meio de videoconferência, na tarde desta segunda-feira (5), para debater o Relatório de Gestão em Saúde referente ao 1° Quadrimestre de 2022, através de uma audiência pública. A secretária de Saúde, Luciana Albuquerque, apresentou o documento juntamente com Yluska Reis, secretária executiva de Planejamento, Monitoramento e Articulação Distrital. O evento foi presidido pela vereadora Natália de Menudo (PSB) e contou com a participação do vereador Tadeu Calheiros (Podemos).

Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (5), o vereador Zé Neto (PROS) deu ênfase ao evento de sanção do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, realizado na última sexta-feira (2). Ele destacou que o Marco é um "divisor de águas" para o ecossistema e inovação da cidade, que tem a inovação e a cidade inteligente como marcas.

O vereador Samuel Salazar (MDB) ocupou a tribuna da Câmara Municipal do Recife para lamentar a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, que suspendeu o piso salarial nacional da enfermagem. Durante a reunião plenária desta segunda-feira (5), o parlamentar se solidarizou com a categoria e destacou a importância desses profissionais para a sociedade.

O vereador Rinaldo Junior (PSB) salientou a lei número 18.918/2021, de sua autoria, que institui 5 de setembro como o Dia Municipal de Combate à Fome, data escolhida por ser o dia de nascimento do escritor Josué de Castro. Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (5), o parlamentar explicou que a lei tem o objetivo de chamar atenção da sociedade para a necessidade de "ações de políticas públicas de enfrentamento à fome".

O vereador Osmar Ricardo (PT) repercutiu a audiência pública que a Câmara Municipal realizou, a partir de sua iniciativa, para debater o déficit habitacional e a moradia popular no centro do Recife. “Foi importante a presença dos representantes de todos os movimentos sociais que tratam desse problema, além de especialistas em arquitetura e urbanismo e de pessoas que trabalham nessa área na Prefeitura do Recife e da Ordem dos Advogados do Brasil”, disse, na reunião plenária híbrida, realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (5).

As campanhas de multivacinação para crianças menores de 3 anos, sobretudo contra a poliomielite, nos finais de semana, não estão atingindo os seus objetivos, pois a cobertura está aquém do esperado, segundo opinião da vereadora Ana Lúcia (Republicanos). Na reunião plenária híbrida, realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (5), ela disse que “é preciso que haja uma de força tarefa envolvendo as secretarias municipais de Saúde, Educação e de Assistência Social, inclusive utilizando as escolas da rede pública municipal, como postos de vacinação”, defendeu.