Luiz Eustáquio apoia requerimento contra a Marcha da Maconha do Recife
O requerimento de Fred Ferreira foi aprovado. O requerimento considera que a marcha “ignora os sérios problemas de saúde pública e sociais” associados ao consumo da maconha, disse o parlamentar. “Discutir este tema é muito sério e por isso, entendo que ele precisa ser discutido com a relevância que tem. No meu caso sou contra a maconha e contra a marcha, com a razão de que defendo a saúde e a vida. Mas há pessoas que defendem a marcha usando a justificativa de que a maconha é benéfica por causa do canabidiol. Eu também sou a favor do remédio. Acho que nenhum vereador é contra um remédio que salva vidas. Mas, a droga em si é contrária à vida”, acrescentou Luiz Eustáquio.
O parlamentar acrescentou que seu posicionamento contra o uso da maconha vem de sua experiência de vida. “Eu fui criança da favela de Santo Amaro. Lá, eu vi muitos amigos morrerem, um irmão de criação também morreu pela violência da droga. Logo, eu não trago a discussão somente porque é uma posição da sociedade. Meu posicionamento vem de coisa real”.
Luiz Eustáquio observou também que, antes de seu discurso, um outro parlamentar já teria usado o argumento de que a marcha é autorizada pela Justiça, pois se trata de um direito de expressão. “Mas, se a passeata é a favor de uma droga proibida por lei, tem algo de errado no Judiciário”. Ele disse que não se pode justificar o uso da maconha comparando os seus efeitos nocivos com os do álcool, que considera igualmente nocivo. “A maconha é ruim e faz mal, assim como também não se pode usar o álcool”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 26.06.2023.