Luiz Eustáquio celebra Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas

Criado há exatos 36 anos pela Organização das Nações Unidas (ONU), o “Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas”, comemorado neste 26 de junho, foi celebrado pelo vereador Luiz Eustáquio (PSB), em reunião solene realizada na tarde desta segunda-feira, sob a presidência da vereadora Ana Lúcia (Republicanos). Ele entregou certificados a pessoas e instituições que fazem a luta contra o uso de drogas. “Para mim é motivo de muita alegria fazer essa importante homenagem a todas as pessoas e entidades que atuam no combate, prevenção e recuperação de pessoas que fazem uso abusivo das drogas. Essa luta não pode parar”, disse o vereador.

A mesa foi composta pelo vereador autor do requerimento; o pastor Valdson Marcos, representando a Associação Oásis da Liberdade; o prefeito de Olinda, professor Lupércio Carlos Gomes;  o coronel da Polícia Militar de Pernambuco, Luiz Juvêncio Junior; a secretária executiva de Política sobre Drogas do Recife, Edna Gomes; a secretária de Assistência Social de Tamandaré, Daniela Dark Alves de Souza; o delegado da Polícia Civil, representando o Departamento de Repreensão ao Tráfico (Dnart), José Franklin Ribeiro Floriano Junior; e a secretária de Assistência Social de Igarassu, Erika Luisa Pessoa de Santana. Após a execução do Hino Nacional, o vereador Luiz Eustáquio ocupou a tribuna e fez suas colocações.

Luiz Eustáquio disse que as instituições que atuam na repressão ao uso das drogas “fazem um árduo trabalho para evitar que mais drogas cheguem às ruas da nossa cidade, do nosso estado e do nosso país”. Em seu discurso, apresentou números. Ele disse que a apreensão de cocaína pela Polícia Federal no Brasil cresceu 131,5% em dez anos. Em 2013, a corporação recolheu 41 mil e 700 kg da droga e, em 2022, tirou de circulação 96 mil e 600 kg da substância. “Mas enquanto as polícias atuam fortemente, os traficantes também não desistem e descobrem novas formas de traficar. É uma guerra sem fim. Mas sabemos da importância das ações de repressões feitas pelas Polícias Militar, Civil e Federal”.

Para Luiz Eustáquio, igualmente importante é o trabalho de prevenção com campanhas de conscientização para alertar as pessoas de que a droga não vale a pena. “Nesse quesito há o papel das instituições que atuam nessa área, a exemplo da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, do Recife, e aqui temos também o exemplo da cidade de Igarassu”. O vereador salientou que a prevenção é um esforço de toda a sociedade, desde o papel da família, das escolas e do poder público. “Quando a prevenção e a repressão não conseguem evitar que a droga chegue aos usuários causando estrago no corpo e na mente dessas pessoas e de todos que estão no seu entorno, entram em cena as ações de recuperação”.

A recuperação é, para ele, o terceiro tripé no combate às drogas. “Por isso a importância dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs-AD) e das comunidades terapêuticas, que têm um papel fundamental na recuperação de pessoas e na restauração das famílias. Libertar as pessoas das drogas é praticamente um sacerdócio. É necessária uma entrega. Para mim, esse é um tema muito caro e faz parte da minha trajetória de vida.

Luiz Eustáquio ressaltou que há 29 anos fundou a Associação Oásis da Liberdade, junto com a esposa Adriana. “O que nos motivou a trabalhar nessa área foi encontrar nas ruas crianças e adolescentes cheirando cola. E a gente se perguntava o que poderíamos fazer para mudar a realidade daquelas pessoas. Então nesse sentido, nós iniciamos o trabalho de evangelizar e levar a Palavra de Deus para elas. Mas percebemos que era preciso uma estrutura para cuidar dessas pessoas. Nós sabemos que o uso abusivo de drogas é uma questão de saúde pública em escala internacional, com consequências que afetam a saúde física e psicossocial de indivíduos de todas as classes sociais, faixas etárias, gêneros e raças, segundo a Organização Mundial da Saúde”.

O vereador também falou do comércio de armas ilegais, que é financiado pelo tráfico de drogas. “O dinheiro do tráfico é reinvestido para compra de armas, corrupção de agentes públicos, tráfico de pessoas, contrabando de mercadorias e explosivos. Todas essas ocorrências giram em torno desta atividade ilícita. Cada ponto de venda de droga desabastecido, significa um foco a menos de violência. Por isso, mais do que nunca me sinto honrado em fazer a entrega dos certificados de honra ao mérito a todos vocês que abraçaram essa causa”.

Na sequência, foi feita a apresentação de um vídeo que falava da importância do Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas e do trabalho realizado pela Associação Oásis da Liberdade. O vereador Luiz Eustáquio fez a entrega de um certificado aos homenageados. O delegado da Polícia Civil, representando o Departamento de Repreensão ao Tráfico (Dnart), José Franklin Ribeiro Floriano Junior, falou, representando a Secretaria de Defesa Social. Ele parabenizou o vereador pela ação e disse que nada adianta à policia atuar na repressão se não houver o trabalho de prevenção. Ele fez os agradecimentos em nome das autoridades que formam a Secretaria de Defesa Social e prestou conta de que 1.6 toneladas de drogas foram incineradas hoje, além de realização de palestras, para comemorar o Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas.

A secretária executiva de Política sobre Drogas do Recife, Edna Gomes, fez suas considerações e disse que neste Dia Internacional contra Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas “é imprescindível o fortalecimento dos princípios do Sistema Nacional sobre Drogas, com observância dos direitos fundamentais das pessoas, especialmente quanto à sua autonomia e suas diversidade e especificidades populacionais”. O pastor Valdson Marcos também ocupou a tribuna e fez as suas colocações.

“Neste dia tão importante de combate às drogas, estamos aqui como atores dessa difícil tarefa. Hoje ganhamos espaço na Casa de José Mariano, mas o maior reconhecimento é quando vemos uma pessoa recuperada, dizendo que está livre da doença maldita que acabou com nossa vida”. O pastor Valdson Marcos disse que o vício da droga tem jeito enquanto houver atores que possam ajudar. “Nós acreditamos no ser humano. E todos nós que estamos aqui somos comprometidos com a vida. Esse reconhecimento não é para nós enquanto pessoa ou para nós enquanto instituição, mas para todas as pessoas que fazem o tratamento, as suas famílias e todas as instituições”

O prefeito de Olinda, Lupércio Carlos Gomes, também foi convidado a falar. Ele cumprimentou as diversas pessoas que estavam na solenidade e disse que “jamais poderia deixar de faltar a esta homenagem todas as casas de recuperação de pessoas usuárias”. O prefeito acrescentou que incorporava a palavra do pastor que o antecedeu na tribuna. “O pastor disse que droga é um problema de saúde pública e que é desafiador. Concordo com ele. Temos muitas instituições que recuperaram não só a vida das pessoas que eram usuárias, mas também todas as famílias que estão envolvidas com essa problemática”.

O pastor José Carlos da Silva fez a apresentação musical. E no final, a vereadora Ana Lúcia fez suas colocações finais e convida a todos os presentes para que, em posição de respeito, possam ouvir e acompanhar o Hino da Cidade do Recife.

 

Lista de homenageados

ASSOCIAÇÃO OÁSIS DA LIBERDADE

REPRESENTANTE PASTOR VALDSON MARCOS SOUZA DOS SANTOS

CASA DE REPUPERAÇÃO DEUS TRANSFORMA

PRESIDENTE DA ONG – LUKAS TANILLO VASCONCELOS DOS SANTOS

CASA DE RECUPERAÇÃO UMA NOVA HISTÓRIA

DIRETOR – PASTOR MARCOS ANTÔNIO DE ARAÚJO

CAPS AD PROFESSOR LUIZ CERQUEIRA

GERENTE GERAL – MARCIA DA SILVA MEYER

CAPS AD E CORDEIRO DE RECUPERAÇÃO HUMANA

CENTRO DE REABILITAÇÃO SARA NORDESTE

ASSISTENTE SOCIAL – SILVANA MARTINS DE OLIVEIRA

CENTRO DE PREVENÇÃO TRATAMENTO E REABILITAÇÃO DE ALCOOLISMO (CPTRA)

CENTRO POP NEUZA GOMES (RPAs 2, 3, 4 E 5)

CENTRO DE JUSTIÇA TERAPÊUTICO DE PERNAMBUCO

CENTRO POP GLÓRIA (RPAs 1 E 6)

CENTRO DE ACOLHIMENTO E APOIO RECIFE (ATITUDE)

COMUNIDADE TERAPÊUTICA CATMAS

PRESIDENTE – JOÃO GENIVALDO FERREIRA

COMUNIDADE TERAPÊUTICA SARAVIDA / UNIDADE FEMININA

COORDENADORA GERAL – NADJA O. BARROS

COMUNIDADE TERAPÊUTICA SARAVIDA / UNIDADE MASCULINA PSICÓLOGiCA

Dr. CRISTIANE RICARDO DE MOURA

COMUNIDADE TERAPÊUTICA LIBERTOS POR CRISTO

PASTOR THIAGO ALEXANDRE BEZERRA

COMUNIDADE TERAPÊUTICA ACOLHER PSICÓLOGO

MAURO BARROS CORREIA NETO

COMUNIDADE TERAPÊUTICA CRISTO LIBERTA

PROFESSOR LUPÉRCIO

COMUNIDADE TERAPÊUTICA TEMPO DE RECOMEÇAR

COORDENADOR – PASTOR HENRIQUE SEVERINO ROGUES DA SILVA

COMUNIDADE TERAPÊUTICA CRISTOLÂNDIA

COODENADOR DO PROJETO – PASTOR GILDO GOMES DE FREITAS

DENARC DEPARTAMENTO DE REPREENSÃO AO TRÁFICO

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DELEGADO CLAUDIO JOSE PEREIRA DE LIMA CASTRO

FAZENDA ESPERANÇA RESPONSÁVEL

EDILSON RAUL DA SILVA JÚNIOR

FEDERAÇÃO DAS COMUNIDADES TERAPÊUTICAS

PRESIDENTE – EMANOELE ALBUQUERQUE

IGREJA BATISTA DO COQUEIRAL

PASTOR JOSÉ MARCOS DA SILVA

POLÍCIA CIVIL DE PERNAMBUCO

DELEGADO JOSÉ FRANKLIN RIBEIRO SORIANO JÚNIOR

PROJETO LIBERDADE

DIRETOR PRESIDENTE – PASTOR MARCIO LUIZ DO NASCIMENTO

POLÍCIA MILITAR DE PERNAMBUCO

CORONEL PM LUIZ JUVÊNCIO PEREIRA JÚNIOR - DIRETOR DE APOIO LOGÍSTICO

PROJETO COMPAIXÃO

RESPONSÁVEL TÉCNICO E EDUCADOR – PASTOR ADRIANO SILVA

PROJETO DESAFIO JOVEM DO RECIFE

PASTOR JOEL DE OLIVEIRA BEZERRA

PROJETO MILAGRE

DIRETOR – PASTOR IVO ALVES PINHEIRO

PROJETO PURIM

LÍDER E IDEALIZADOR PASTOR ESDRAS NOBERTO DA SILVA

SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, DIREITOS HUMANOS, JUVENTUDE E POLÍTICAS SOBRE DROGAS

SECRETÁRIA ANA RITA SUASSUNA

SECRETARIA EXECUTIVA DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS DO RECIFE

SECRETÁRIA EXECUTIVA EDNA GOMES

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE IGARASSU

SECRETÁRIA ÉRIKA LUÍSA PESSOA DE SANTANA

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE TAMANDARÉ

SECRETÁRIA DANIELA DARK ALVES DE SOUZA

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DA POLÍCIA FEDERAL

REPRESENTANTE - DELEGADO EXECUTIVO DA POLÍCIA FEDERAL DANIEL SILVESTRE DE LIMA

 

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 26.06.2023.