Doduel Varela repercute visita ao Hospital de Câncer de Pernambuco
Ele apresentou dados do Instituto Nacional do Câncer dando conta de que, na última década, houve um aumento de 20% na incidência da doença. “Espera-se que, até 2030, ocorram mais de 25 milhões de casos novos no planeta. No Brasil, são esperados 704 mil casos novos de câncer por ano, entre 2023 e 2025. É muita coisa, e nesse contexto tão difícil, muitas famílias vivem uma situação ainda mais difícil, que é ter que tratar do câncer na rede pública de saúde, muitas vezes vindas do interior, sem ter onde ficar, com poucos recursos”.
Doduel Varela reconheceu a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) no tratamento das pessoas com câncer no Brasil. “Mas todos sabemos também que a quantidade de gente que acessa a rede pública de saúde com este objetivo é imensa. É natural que haja uma demanda maior que a disponibilidade imediata dos hospitais e médicos. E é trabalho dos políticos, tanto do Executivo como do Legislativo, agir para enfrentar esse problema, amenizando o sofrimento das pessoas”, acrescentou.
Nesse sentido, o vereador destacou “o trabalho que vem sendo feito pelo deputado Eduardo da Fonte para consolidar o Hospital de Câncer de Pernambuco como instituição referência em tratamento oncológico no estado”. Segundo Doduel Varela, o parlamentar já destinou cerca R$ 18 milhões de reais em emendas parlamentares indicadas ao HCP. “Os recursos foram usados na aquisição de medicamentos e insumos, assim como na renovação do parque tecnológico médico, promovendo a reestruturação de setores como o centro cirúrgico, UTIs, enfermarias, radioterapia, centro de diagnóstico e imagem”.
Ainda de acordo com Doduel Varela, as emendas do deputado federal também viabilizaram “uma conquista histórica” para Hospital de Câncer, que foi o acelerador linear, equipamento de radioterapia, que deve compor o parque de equipamentos médicos do HCP em 2023. O vereador afirmou que o equipamento ampliará a capacidade instalada do hospital e auxiliará o sistema público de saúde de Pernambuco, desafogando a radioterapia do estado. “Neste ano, Eduardo da Fonte ainda vem sendo o principal interlocutor na interiorização dos serviços oncológicos para o Sertão do Araripe, principalmente de radioterapia”.
Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.
Em 26.06.2023.