Notícias

A Câmara do Recife discutiu nesta terça-feira (17) dois requerimentos de autoria da vereadora Liana Cirne (PT) que tratam da priorização da população LGBTQIA+ em dois programas da Prefeitura. Na ocasião, a vereadora Michele Collins (PP) subiu à tribuna para se posicionar contrariamente a ambas as propostas. Os requerimentos tiveram a sua votação prejudicada pela falta de quórum.

Com 21 anos de história, o Grupo de Teatro João Teimoso foi homenageado na reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (17). Na ocasião, o Poder Legislativo aprovou um requerimento de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) para conceder um voto de aplauso à companhia. Durante a discussão da matéria, a parlamentar subiu à tribuna para ressaltar a importância cultural e política do grupo.

Ao debater o projeto de lei Ordinária (PLO) número 381/2021, de autoria da vereadora Dani Portela (PSOL), o vereador Renato Antunes (PL) pediu para que o texto fosse retirado da Ordem do Dia e voltasse às comissões. “Precisamos discuti-lo melhor e aperfeiçoá-lo”, argumentou. A proposta dispõe sobre a proibição de homenagens a violadores de direitos humanos no município do Recife e os nomes deles não poderiam batizar logradouros, prédios, monumentos, bustos, estátuas e tótens públicos. No final do debate, a votação do projeto de lei foi adiada.

O Recife é uma cidade que vem oferecendo oportunidades de trabalho e geração de renda, dentro do atual momento de crise. Esse foi o tema do discurso do vereador Rinaldo Junior (PSB), na reunião plenária híbrida, da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta terça-feira (17). “Eu acompanhei a fala do líder da Oposição, aqui na tribuna, há poucos instantes. E ele afirmou que há um programa de geração de empregos por parte do Governo federal, mas falou baseado em matérias de jornais. Só que nesse momento, milhares de pessoas, pais e mães, estão morrendo de fome, por falta de oportunidade de trabalho”, afirmou.

A situação dos mercados públicos do Recife é “de calamidade”. O diagnóstico foi apresentado pelo vereador Osmar Ricardo (PT), membro da Comissão Especial para Acompanhamento da Situação dos Mercados Públicos do Recife, durante a reunião plenária híbrida da Câmara Municipal, realizada na manhã desta terça-feira (17). “Não quero culpar somente a gestão do prefeito João Campos pelo estado em que eles se encontram. Mas, vamos cobrar dele a resolução dos problemas, pois Geraldo Julio, que o antecedeu, foi relapso e deixou os mercados em total abandono”, afirmou.

O vereador Renato Antunes (PL) subiu à tribuna da Câmara Municipal do Recife nesta terça-feira (17) para tecer duas críticas ao Governo do Estado e ao governador Paulo Câmara (PSB). Durante a reunião plenária, ele repercutiu dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na semana passada e que revelam que Pernambuco ocupa a segunda pior posição no ranking do desemprego no País. No mesmo discurso, o parlamentar fez questionamentos sobre a legalidade de notícias publicadas no Diário Oficial de Pernambuco que promoveriam o nome do governador.

Estabelecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura (Unesco), o Dia Internacional da Reciclagem é comemorado nesta terça-feira (17). A data foi tema de um discurso proferido pelo vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) durante a reunião plenária desta manhã, na tribuna da Câmara do Recife. Na ocasião, o parlamentar salientou a necessidade de incorporar o processo no cotidiano.

"Até quando vamos tratar o espectro autista como se fosse uma doença?", questionou a vereadora Ana Lúcia (Republicanos), na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (17), ao repudiar o pedido de uma escola particular, de classe média alta da cidade, para transferir um aluno adolescente com autismo. Ela se dirigiu sobretudo a professores, educadores, donos de escolas e pessoas que trabalham com educação, destacando que o papel de cada um é vencer o desafio da inclusão dos alunos. A parlamentar disse que trazia a denúncia à tribuna da Casa por ter sido procurada por "uma família que está desesperada".

O vereador Felipe Alecrim (PSC) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (17), durante a reunião plenária, e teceu críticas às políticas públicas implementadas pela gestão municipal para a população em situação de rua. De acordo com o parlamentar, no ano de 2019, cerca de 1600 pessoas viviam em situação de rua na capital pernambucana. Ele disse considerar que este é um dos mais sérios problemas da cidade.

“Feche os olhos e imagine uma cidade sem garis. É impossível”. Com frases como estas o vereador Rinaldo Junior (PSB) destacou a importância do trabalho de homens e mulheres que atuam na limpeza urbana do Recife. Ele foi o autor da proposição que promoveu, na Câmara Municipal, uma reunião solene para homenagear a categoria pela passagem do Dia do Gari, celebrado nesta segunda-feira (16). O plenário ficou repleto de profissionais e 17 receberam certificados.