Notícias

O vereador Luiz Eustáquio (PSB) repercutiu na tribuna da Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira (14), a visita que fez junto com outros parlamentares às palafitas sobre o canal de Santa Terezinha, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife. Ele ainda reforçou o compromisso com aquela comunidade e afirmou que vai lutar para retirar as pessoas do local.

A vereadora Liana Cirne (PT) debateu o requerimento número 6965/2022, de autoria do vereador Ivan Moraes (PSOL), dirigindo indicação à Secretaria de Política Urbana e de Licenciamento para que seja realizada uma vistoria na obra realizada pela Construtora Moura Dubeux, na Estrada do Arraial, ao lado do imóvel de número 4644, no bairro de Casa Amarela. Na discussão, ela sugeriu, no plenário da Câmara Municipal do Recife, que seja encaminhada uma ação coletiva de vereadores para embargar a obra que, em seu entendimento, causa risco à vida de muitos recifenses.

O vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) debateu o requerimento de número 7117/2022, com voto de aplausos e congratulações, para os funcionários e titulares da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento da Prefeitura do Recife, na reunião plenária híbrida, da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta terça-feira (14). “O que me traz a esta tribuna é o desejo de parabenizar todos que fazem parte dessa pasta, em relação à tragédia que acometeu a cidade do Recife, com as fortes chuvas. Muitos servidores foram deslocados de suas áreas para acudir as famílias e minimizar os impactos que os recifenses mais pobres sofreram”.

A Câmara Municipal vai instalar uma Comissão Suprapartidária para o Acompanhamento dos Efeitos da Chuva no Recife, tendo em vista o desastre causado na capital pelo fenômeno ondas de leste, no fim do mês passado. Proposta pela vereadora Aline Mariano (PP) por meio de uma emenda de plenário aprovada nesta terça-feira (14), a comissão contará com sete integrantes, todos membros do Poder Legislativo, e prazo de funcionamento de 180 dias.

Na tarde desta segunda-feira (13), a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara do Recife promoveu uma reunião, no plenarinho, onde representantes dos moradores das palafitas localizadas no bairro do Pina, incendiadas no dia 6 de maio, foram recebidos pelos parlamentares. Outra pauta do encontro foi receber o Movimento Resiste Santo Amaro que debateu problemas na comunidade. A vereadora Michele Collins (PP), presidente do colegiado, Ivan Moraes (PSOL) e Joselito Ferreira (PSB) conduziram os trabalhos. Luiz Eustáquio (PT), Alcides Teixeira Neto (PSB) e Osmar Ricardo (PT) também participaram dos debates.

A insegurança nos arredores da Lagoa do Araçá, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul da capital pernambucana foi alvo de críticas do vereador Professor Mirinho (SDD). Durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, o parlamentar relatou que moradores, pedestres e pessoas que fazem exercícios físicos na área vem sendo frequentemente vítimas de criminosos.

Temas como educação, orçamento público, desmatamento, inflação e fome foram trazidos à tribuna do plenário da Câmara do Recife pela vereadora Dani Portela (PSOL), durante a reunião Ordinária desta segunda-feira (13). A parlamentar fez várias críticas ao Governo Federal e apresentou reportagens que, segundo ela, são uma fotografia do que o Brasil se tornou.

A Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira (13) quatro requerimentos de autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos) que solicitam iniciativas de apoio às pessoas afetadas pelos temporais que afetaram a Região Metropolitana no fim do mês de maio. Durante a discussão das matérias, a parlamentar subiu à tribuna para frisar a importância das ações, que vão do suporte para a retirada de documentos à isenção de IPTU. Outro tema abordado por Ana Lúcia na reunião plenária foi a rejeição de uma série de emendas de sua autoria à Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2023.

Na tribuna da Câmara Municipal do Recife, durante a reunião Ordinária desta segunda-feira (13), o vereador Doduel Varela (PP) teceu críticas contundentes às chamadas fake news. Ele reclamou que tem sido vítima de notícias falsas e que está acionando judicialmente os administradores da página no Facebook “Mustardinha Mustardinha Mustardinha”.

Com a rejeição de quatro emendas de sua autoria ao projeto de lei do Executivo (PLE) número 13/2022, o vereador Osmar Ricardo (PT) debateu suas propostas e disse que não houve uma justa explicação para o fato de elas não terem sido incluídas no relatório final. “Eu apresentei seis emendas e quatro foram rejeitadas. Todas as justificativas do relator se repetem, com a mesma argumentação, praticamente com o mesmo texto. O que me causou espanto é que eram emendas que apenas acrescentavam uma palavra ou duas aos artigos originais”, disse.