Deputado Eriberto Medeiros e desembargador Paulo Augusto de Freitas Oliveira recebem Medalha do Mérito José Mariano
A mesa da solenidade foi composta pelo desembargador Ricardo Paes Barreto; o secretário de Justiça, Clóvis Benevides; o presidente da seccional pernambucana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PE), Fernando Ribeiro Lins, e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), desembargador André Guimarães.
Em nome da Comissão Executiva da Câmara, o vereador Eriberto Rafael (PP) disse que era com muita satisfação que a Casa realizava a entrega da Medalha do Mérito para duas personalidades expressivas da capital pernambucana. “A comenda tem por objetivo reconhecer o trabalho de pessoas que tenham alcançado destaque em suas ações em prol da cidade. E, em nome da população recifense, os homenageados dedicam com afinco os seus papeis. Hoje é um dia muito especial em minha caminhada como vereador do Recife. Esta honraria é inspirada no abolicionista José Mariano, um profundo defensor dos ideais libertários; recebê-la é carregar consigo esses ideais e ter sempre o ideal de um Brasil mais justo”.
Sobre o desembargador do Tribunal do Justiça, Eriberto Rafael enalteceu a trajetória do homenageado. “Paulo Augusto tem uma trajetória brilhante, com dedicação à Justiça e foi recentemente empossado como desembargador. É natural do Recife e graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco no ano de 2001. É especialista em Segurança Pública e Cidadania, pela Asces-Unita, em convênio com o Ministério da Justiça/SENASP, como também é especialista (MBA) em Gestão do Ministério Público pela Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP/UPE)”.
Paulo Augusto de Freitas Oliveira já atuou na Promotoria de Defesa da Cidadania de Caruaru, foi o idealizador do Projeto Pacto dos Municípios pela Segurança Pública e premiado pelo Conselho Nacional do Ministério Público. Teve atuação nas Promotorias de Buíque, Sanharó, Belo Jardim, Arcoverde, Cachoeirinha, Taquaritinga do Norte e Central de Inquéritos de Caruaru. "Parabéns pelas suas missões e pela Medalha do Mérito José Mariano”, finalizou o autor da homenagem.
Ao tecer palavras sobre o deputado Eriberto Medeiros, o vereador Eriberto Rafael confessou que estava muito emocionado ao falar do pai. “Um pai que inspira não apenas a mim, como a meus irmãos. Natural do Recife e com raízes no interior, Eriberto cresceu e viveu numa rua chamada rua da Lama, bairro do Prado. Lá, deu seus primeiros passos, fez amigos, que hoje estão aqui. Nos orgulha muito vê-los neste momento. Trabalhou como balconista de padaria, depois soldado do Exército, funcionário do IBGE, Banorte, entre outros, e graduou-se em Direito em 1995”.
O vereador recordou que foi a partir da convocação da comunidade na rua da Lama que o deputado iniciou sua vida política. “Ele achava que não levava jeito. Por pouco não conseguiu se eleger em sua primeira disputa. Mergulhou de fato na campanha e anos depois foi eleito vereador. Eleito deputado estadual, a partir de 2006, em 2018 foi escolhido para ser presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE). Nos últimos quatro anos, focou a gestão para que houvesse aproximação da Alepe com a sociedade. Foi eleito deputado federal na última eleição, e tenho certeza de que construirá muitas histórias. Muito obrigado pelo exemplo de dedicação. Os dois homenageados têm seriedade, dedicação e compromisso, bem como a luta pela busca de aproximação das instituições”.
Após concluir o discurso, o vereador Eriberto Rafael fez a entrega do diploma e da Medalha do Mérito José Mariano ao deputado estadual Eriberto Medeiros e ao desembargador do Tribunal do Justiça de Pernambuco, Paulo Augusto de Freitas Oliveira. Os artistas Ed Carlos, Beto Ortiz e a orquestra de frevo Clave fizeram diversas apresentações musicais durante o evento.
Em seu discurso no plenário, o desembargador Paulo Augusto de Freitas Oliveira disse que o Recife é uma cidade tomada por valores. “Gratidão a esta Casa, a casa do povo do recifense. Recife, com seus valores culturais, de tradição, tem algo que diferencia, que é amor do nosso povo, o calor da nossa gente. Hoje, é motivo de orgulho receber esta medalha e quero dizer que a melhor coisa para o ser humano é deixar amigos. Por onde passei, graças a Deus, desde meu início, sigo os valores da vida, proporcionando o bem e colhendo. Meu abraço e agradecimentos por esta comenda”.
Paulo Augusto fez questão de elogiar a atuação do deputado Eriberto Medeiros e agradeceu aos presentes no evento. “Divido esta homenagem com Eriberto Medeiros, que esteve à frente num dos momentos mais difíceis da história da humanidade, a pandemia [de covid-19]. Com muito equilíbrio e inteligência, preservou o interesse da sociedade e conseguiu proporcionar ao povo de Pernambuco uma sensação de um pouco menos de dor. Tenho a certeza de que a Câmara dos Deputados receberá um grande representante”.
O deputado Eriberto Medeiros disse que o momento do recebimento da Medalha do Mérito José Mariano era de muita satisfação. Ele detalhou momentos históricos do Legislativo e exaltou a história dos patronos da Câmara do Recife e da Assembleia de Pernambuco. “A fundação do Legislativo, ao longo da história, resgata o desejo do povo de ser representado pelos poderes constituídos. Em 1824, tivemos a primeira Constituição brasileira e o surgimento da divisão dos poderes do nosso país, onde apareceram, de forma clara, deputados e senadores. E essa noção foi amadurecendo ao longo do tempo, de tantas lutas libertárias", relatou. "José Mariano e Joaquim Nabuco, juntos, lutaram pela abolição da escravidão como parlamentares. Exerceram a política deixando uma bela mensagem da importância de garantir a dignidade humana, pela libertação dos oprimidos e por um país mais igual".
Eriberto Medeiros classificou o desembargador homenageado como um amigo. “Como desembargador, com certeza, passa a integrar o poder Judiciário, cuja missão é garantir direitos individuais, coletivos e sociais. Atuará com a mesma excelência e humanidade que caracteriza o seu perfil profissional. Um grande amigo que construí durante o período da pandemia com tantas reuniões e decisões que os Poderes tiveram com seus representantes. Temos a oportunidade de escolher os amigos e tenho orgulho de ser seu amigo", disse. "
No discurso, Medeiros ainda falou sobre sua trajetória pessoal e política. "Meus pais se sacrificaram, chegaram ao Recife, vindos de Bezerros, com os filhos. Com o passar dos anos, entrei na vida política, e no ano 2000 consegui o mandato de vereador. E, agora, estaremos na Câmara dos Deputados representando o povo pernambucano”.
O deputado recordou dos momentos com vereadores e elogiou os familiares. “Aqui, na Câmara Municipal do Recife, aprendemos a conviver com os colegas vereadores, os políticos mais próximos da população. E nunca perco esse vínculo com os mais carentes que precisam da atenção do serviço público. Meus agradecimentos à minha esposa Mariana, ao meu querido filho Eriberto Rafael. Você me orgulha. A todos os demais filhos, também meu muito obrigado, e aos irmãos. Quero dizer que Casas como esta, o Legislativo, transformam a vida das pessoas, por meio de leis e conquistas. Tenho orgulho de estar aqui. Tudo isso não teria acontecido sem a ajuda de todos e todas aqui, e de Deus. Meu muito obrigado”.
O presidente da Casa, vereador Romerinho Jatobá, ao concluir o evento, disse que ambos homenageados eram dignos da solenidade e que representavam o melhor para o Recife e Pernambuco. “Hoje, a Câmara faz um reconhecimento para Eriberto Medeiros, que se dedica muito à cidade. É uma homenagem de toda a Casa de José Mariano. O desembargador Paulo Augusto de Freitas Oliveira é defensor da ordem, da lei, vencedor da vida, com um perfil agregador. Que Deus o abençoe e o guie, e seja justo em todos os dias da sua vida. É sempre muito engrandecedor homenagear pessoas que tenham representatividade em nossa cidade e fazemos com alegria esta solenidade por ambos defenderem tão bem o Recife”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 14.12.2022