Notícias

O vereador Tadeu Calheiros (MDB) questionou, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (22), o edital para o curso de Medicina, em parceria com o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O edital, que se destina à turma de Medicina, no Centro Acadêmico do Agreste (CAA), tem como critério educadores e educadoras cadastrados em reforma agrária. "Que subjetividade! Quem são esses educadores? Não define o que é um educador para este programa. Parece estar selecionando pessoas para trazer seletivamente, sem estar pensando em outros segmentos da sociedade que poderiam estar dentro deste processo”, afirmou o vereador. Ele informou que vai dar entrada numa ação na Justiça Federal para que a UFPE reveja ou invalide o edital. Para o vereador, foi disponibilizado um prazo muito curto para que todos pudessem se inscrever. “O edital foi lançado em 9 de setembro e as inscrições foram até o dia 20. Haverá o processo seletivo e em outubro, com um mês, já sai o resultado final. É inadmissível”, criticou.

O vasto perfil biográfico do presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Aloysio Corrêa da Veiga, um magistrado cuja trajetória profissional é marcada por um espírito conciliador e de diálogo, ganhou mais um importante item. Ele recebeu o Título de Cidadão do Recife, concedido pela Câmara Municipal, a partir da iniciativa do vereador Romerinho Jatobá (PSB), também presidente da Casa de José Mariano. A cerimônia de entrega da comenda ocorreu em reunião solene realizada na manhã desta sexta-feira (19), presidida pelo vereador Zé Neto (PSB).

A Comissão Especial sobre o projeto de lei do Executivo nº 16/2025, que tem como objetivo disciplinar o parcelamento, uso e ocupação do solo no município do Recife, promoveu uma reunião na manhã desta sexta-feira (19), para discutir o parecer da relatoria sobre a matéria. Presidido pelo vereador Eduardo Mota (PSB), o grupo se posicionou favoravelmente ao relatório do vereador Carlos Muniz (PSB). Com isso, o projeto segue para o plenário com a aprovação de 63 das 127 emendas apresentadas pelo Executivo e pelos parlamentares, incluindo as 15 emendas do relator e sete emendas aprovadas por meio de subemendas da relatoria.

“A Cultura e a Economia do Recife: Isenções”. Foi esse o tema da audiência pública promovida pela Câmara do Recife na tarde desta quinta-feira (18), por iniciativa da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB). No evento, grupos e pessoas ligadas ao setor cultural discutiram formas de apoio à cultura, como isenções tributárias e a expansão do registro do Patrimônio Vivo da capital.

Em reconhecimento à trajetória política e aos serviços relevantes prestados ao Recife, ao estado de Pernambuco e ao Brasil, a Câmara do Recife concedeu a Medalha de Mérito José Mariano, ao ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, por iniciativa do vereador Hélio Guabiraba (PSB), em reunião solene realizada na noite desta quinta-feira (18). Trata-se da mais alta honraria do Recife, que é conferida a cidadãos recifenses ou não, que se destacaram ou que se consagraram em grandes realizações. A cerimônia de entrega foi comandada pelo vereador Romerinho Jatobá (PSB), também presidente da Casa de José Mariano.

A Comissão de Saúde da Câmara do Recife realizou a análise de 12 projetos de lei Ordinária durante reunião realizada nesta quinta-feira (18), sendo um PLO rejeitado e 11 aprovados. Também foi realizada a distribuição de outros 12 projetos. Entre as propostas aprovadas está o PLO nº 221/2025, da vereadora Liana Cirne (PT), que reconhece as mães atípicas como grupo social em situação de vulnerabilidade emocional e estabelece diretrizes para o apoio à sua saúde mental no âmbito do Município. Estiveram presentes na reunião o presidente Tadeu Calheiros (MDB), a vereadora Flávia de Nadegi (PV) e o vereador Zé Neto (PSB).

A defesa dos direitos das pessoas com deficiência e a existência de problemas nos processos de revisão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) foram alvos de uma audiência pública promovida pela Câmara do Recife nesta quarta-feira (17). O evento, realizado no plenarinho da Casa por iniciativa da vereadora Liana Cirne (PT), ouviu pessoas que relatam problemas como o corte do BPC quando se esgota o prazo da atualização cadastral – que, por lei, deve ser feita a cada 24 meses. A audiência contou com a participação do diretor do Departamento de Benefícios Assistenciais do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Amarildo Baesso.

Com o objetivo de prestar uma homenagem à Quadrilha Junina Origem Nordestina, que neste ano de 2025 completa 31 anos de existência, “dedicação e promoção da cultura popular do nosso Estado”, a Câmara Municipal do Recife realizou reunião solene na noite desta quarta-feira (17), numa iniciativa da vereadora Flávia de Nadegi (PV). “Fundada em 14 de setembro de 1994 no coração do Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife, por iniciativa de Suelanny Carvalho, a Origem Nordestina surgiu como um sonho juvenil que se transformou em uma das mais importantes expressões do ciclo junino de Pernambuco”, destacou a parlamentar.

Concedida a personalidades que tenham prestado relevantes serviços ao Recife, ou à sua gente, ou ainda aos que tenham se consagrado mundialmente por serviços à humanidade e à paz mundial, a mais alta comenda da Câmara Municipal, a Medalha de Mérito José Mariano, foi entregue ao médico, pesquisador, professor e diretor do Instituto de Imonupatologia Keizo Asami (Lika-UFPE), José Luiz de Lima Filho, na tarde desta quarta-feira (17). A iniciativa foi do vereador Alcides Teixeira Neto (Avante) e a solenidade de entrega foi presidida pelo vereador Júnior de Cleto (PSB).

Sob a presidência do vereador Eduardo Mota (PSB) e com a presença dos vereadores Eduardo Moura (Novo) e Rodrigo Coutinho (Republicanos), a Comissão de Planejamento Urbano e Obras da Câmara do Recife reuniu-se na manhã desta quarta-feira (17). O colegiado realizou a análise de três projetos de lei Ordinária, sendo dois pela aprovação e um pela rejeição, além da distribuição de outros três PLOs a serem analisados no próximo encontro. Entre os aprovados, está o PLO nº 193/2025, de autoria do vereador Alef Collins (PP), que dispõe sobre a divulgação da lista dos inscritos nos programas habitacionais do Município do Recife e dá outras providências.