Dois requerimentos de autoria da vereadora Michele Collins (PP) foram destacados por ela, durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife desta terça-feira (7). Uma proposição sugere a vinda à Casa da secretária de Direitos Humanos da Prefeitura com o objetivo de esclarecer ações do poder público à população afetada pelas chuvas no Recife. A segunda matéria refere-se ao auxílio emergencial direcionado à mesma população. Ainda durante a reunião, a parlamentar discutiu e pediu vistas do requerimento nº 6792/2022, de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB).
“Temos uma cidade muito solidária”. Com essa constatação, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) teceu, nesta terça-feira (7) um elogio aos servidores públicos que atuaram nas operações de resgate e mitigação de riscos que ocorreram após os temporais que caíram sobre o Recife nos últimos dias. Em seu discurso na tribuna da Câmara Municipal, proferido durante a reunião plenária, a parlamentar ainda tratou da necessidade de preparar o Recife para as novas crises ambientais.
A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) fez questão de discutir na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (7), três votos de aplauso, de sua autoria, direcionados aos trabalhos da Defesa Civil do Recife, Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) e Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco.
A situação da rua Alto do Guilhermino, localizada no bairro de Água Fria, foi tema de um discurso proferido pelo vereador Rinaldo Junior (PSB) na Câmara do Recife nesta terça-feira (7), durante a reunião plenária. Na tribuna da Casa, o parlamentar defendeu a inclusão, na pauta de votação da reunião plenária, de dois requerimentos de sua autoria que dirigem apelos à Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) em benefício da via. De acordo com o parlamentar, moradores sofrem com a falta de recapeamento e com a má conservação das canaletas da rua.
Durante a reunião plenária da Câmara Municipal, nesta terça-feira (7), o vereador Luiz Eustáquio (PSB) abordou o tema das chuvas na cidade e sugeriu o recebimento do auxílio-moradia e retirada dos moradores que residem sobre o Canal Santa Terezinha, localizado no bairro de Santo Amaro, área central do Recife.
A Comissão de Finanças e Orçamento, presidida pelo vereador Samuel Salazar (MDB), e de Legislação e Justiça, presidida pelo vereador Felipe Francismar (PSB), promoveram reuniões extraordinárias, na tarde desta segunda-feira (6), para analisar e conceder os pareceres a dois projetos de lei do Executivo que beneficiam famílias atingidas pelas recentes chuvas. O de número 18/2022, cria o Auxílio Municipal Emergencial (AME) e o de número 19/ 2022, disciplina o Auxílio-Moradia no âmbito do Recife. Ambas as propostas foram aprovadas no seio das Comissões e serão votadas no plenário nesta terça-feira (7).
Na tarde desta segunda-feira (6), a vereadora Michele Collins (PP) promoveu uma reunião solene para a entrega do Título de Cidadão do Recife ao ex-procurador-geral de justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Francisco Dirceu Barros. Familiares e amigos participaram da solenidade ocorrida no plenário da Casa de José Mariano. O presidente do Poder Legislativo, vereador Romerinho Jatobá (PSB), conduziu o evento.
O vereador Alcides Cardoso (PSDB) destacou o repasse de R$ 15 milhões que a Câmara do Recife fez à Prefeitura para auxiliar as vítimas das fortes chuvas que atingiram a capital. "Foi um movimento muito importante desta Casa em um momento que precisamos somar esforços", disse, na reunião Ordinária desta segunda-feira (6), no plenário.
A vereadora Aline Mariano (PP) está de volta ao legislativo municipal. A parlamentar tomou posse na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (6). Ela retorna à Casa de José Mariano ocupando o lugar da vereadora Andreza Romero (Podemos), que se afasta do cargo por licença médica.
A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) discutiu em bloco três requerimentos de sua autoria, que foram aprovados, na reunião plenária híbrida da Câmara Municipal do Recife, realizada nesta segunda-feira (6). Um deles é o de número 6523/2022, dirigindo apelo ao governador do Estado de Pernambuco, Paulo Câmara, para que seja criado um fórum metropolitano de emergência climática no Estado.