Crianças do Instituto Solidare visitam a Câmara do Recife

Como parte de um projeto pedagógico e de assistência social, que busca contribuir para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, enquanto cidadãos, crianças que participam do Instituto Solidare, uma ONG do bairro de Coqueiral, Zona Oeste, visitaram a Câmara Municipal do Recife na manhã desta terça-feira (28). A visita funcionou como um passeio onde os cerca de 30 meninas e meninos de 6 a 8 anos tiveram a oportunidade de conhecer as instalações do prédio onde funciona o Poder Legislativo. Eles também assistiram à reunião ordinária da Câmara e ficaram sabendo como trabalham as vereadoras e vereadores.

As crianças chegaram à Câmara Municipal do Recife às 9h30 e foram recebidos pelo diretor do Departamento Legislativo, Paulo Rogério Nascimento; a diretora do Departamento de Comunicação Social, Éden Pereira; e pela assessora especial de Relações Públicas, Ana Torti. Os gestores conversaram com os alunos no plenário, local onde os parlamentares se reúnem para debates, além das votações de legislações. A visita foi uma ação do Projeto Meu Plano para o Amanhã, desenvolvido pelo Instituto Solidare, realizado em parceria com o Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica-Recife) e com a Gerdau Açonorte.

“O Instituto é uma ONG que trabalha com crianças e jovens de baixa renda e faz um trabalho de assistência social. Realizamos vários projetos. O Projeto Meu Plano para o Amanhã se propõe e levar as crianças e jovens a conhecer os espaços públicos que trabalham para garantir os direitos de cidadania. Nosso objetivo é mostrar como a Câmara impacta na vida de todos nós”, afirmou a coordenadora Erivaneide Santos. O passeio na Câmara Municipal do Recife teve a finalidade prevista no projeto como fomento ao protagonismo infanto-juvenil desenvolvendo a autonomia e o estímulo a uma consciência cidadã.

A aluna Wellen Zenaide, 7 anos, disse que já tinha visto o prédio da Câmara do Recife “pela televisão” e desde que começaram a falar da importância do Poder Legislativo, no Instituto Solidare (preparativos para a visita), “eu fiquei com muita vontade de vir conhecer”. Arthur Gabriel, também de 7 anos, disse que “não sabia que as leis eram feitas pelos vereadores”, mas “agora estou sabendo”. Ele afirmou, ainda, que estava “gostando de tudo” e que “o prédio da Câmara é feito aqueles que a gente vê em filmes, muito bonito”.

Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.


Em 28.02.2023.